Minilua

Como nós vemos as cores?

O mundo a nossa volta é um local colorido e cheio de variações que atraem nossos olhos. Mas como e por que nós enxergamos todas essas cores?

O surgimento

As cores são dependentes da luz, sem ela não há cor, sobrando apenas o vazio, representado pelo preto que, apesar de ser uma cor, é a “ausência” de luz.

A luz que vem do Sol até aqui é chamada de “luz branca”, pois, ao contrário do preto, ela contém todas as cores dentro de si. É por esse motivo que colocar um prisma a receber a luz do Sol faz com que ele mostre diversas cores do outro lado, isso é apenas a luz branca sendo dividida em todos seus pedaços:

Esse mesmo fenômeno da separação das cores ocorre com o arco-íris, que nada mais é que um prisma natural formado pelas gotas de água da chuva.

O que é uma cor?

Se a luz fosse uma coisa única, só de uma cor, nós teríamos um mundo monocromático, porém ela é formada por diversos pedaços diferentes e cada um deles é uma das cores que amamos.

O que difere uma cor da outra é um simples fenômeno físico: O comprimento de onda. As cores são ondas do espectro eletromagnético vibrando em velocidades diferentes. Quando mais rápida é uma onda, mais azulada ela fica, já quando está mais lenta, mostra o vermelho:

Para nosso azar, o olho humano só enxerga um pequeno pedaço do espectro de ondas, por isso que nós ouvimos falar da radiação ultravioleta (que possui ondas muito rápidas para que nossos olhos consigam captar) e também ouvimos falar do infravermelho (que é uma espécie de luz com onda tão lenta que nossos olhos não enxergam). Felizmente, hoje em dia, nós temos equipamentos capazes de “enxergar” essas cores que nossos olhos são incapazes de ver:

Luz infravermelha 

Luz ultravioleta 

Vendo a cor

O processo de ver a cor de um objeto vem da interação dele com a luz que chega. Quando a luz branca bate em alguma coisa, como uma maçã, boa parte da luz acaba sendo absorvida e vira calor que esquenta a fruta, já o resto que sobra da luz branca é refletida. No caso da maçã, a parte mais vermelha do espectro é refletida, o que faz nós enxergarmos ela com a cor vermelho.

O mesmo ocorre com objetos azuis, que refletem as luzes com comprimento de onda mais curtos. Já no caso do preto, todos os comprimentos de luz são absorvidos pelo objeto, dando a impressão de que ele não tem cor alguma. O fato do preto absorver a luz de todo o espectro visível faz com que ele seja a cor mais quente para roupas.