Como são produzidos os violões?

Que o violão é um dos instrumentos mais conhecidos da atualidade nós já sabemos, mas, você sabe como eles surgiram, e como são produzidos?




Um pouco de história

Os primeiros “violões” surgiram a mais ou menos em 2.000 A.C (dois mil antes de cristo), onde foram encontradas evidências e figuras de pessoas tocando instrumentos muito semelhantes ao violão.
Já com relação ao modelo atual, existem teorias a respeito, uma delas é que o instrumento que conhecemos hoje, se derivou do alaúde árabe, e ainda existe a teoria que o instrumento passou por uma evolução, vindo diretamente da cítara romana (que é o mais aceito, visto que a cítara é muito mais parecida com o violão atual, já contendo as “casas” no cabo do instrumento).

Alaúde Árabe

alaúde árabe

Cítara Romana

INSTRUMENTO_citara-romana




O instrumento

Para saber como são feitas, é preciso saber primeiro as partes desse instrumento e seus variados tipos.

partes_violao

Visto isso, podemos observar que o violão nada mais é do que uma caixa de forma arrendondada e com um buraco no centro. Mas não é tão simples assim, existem certos “requisitos” por assim dizer. O corpo do violão geralmente leva madeiras resistentes que possam aguentar a tensão que as cordas fazem, mas que ao mesmo tempo seja leve, sendo que quanto mais largo for o corpo do violão, maior será sua acústica.
A chamada boca do violão, é o que faz o som sair, quando menor a boca do violão, mais grave será o som, e quanto maior, mais agudo.




Produção

O violão é produzido por um Luthier (que é um especialista em manutenção e fabricação de instrumentos como guitarra, violão, ukelele entre outros). Geralmente violões feitos a “mão” e não em grande escala, se tornam mais caros.
Primeiramente, o violão conta com uma estrutura, o que seria seu “esqueleto”. O tampo, é a parte da frente do violão, onde é encaixada essa estrutura, para que possa ser colocada as laterais do instrumento, que por conter uma curvatura, a madeira passa por um processo em uma prensa térmica para que ela possa “entortar”, logo em seguida é colocada a parte traseira do violão. Depois disso feito, o instrumento passa por um processo de lixamento, seguido da medição de ângulos do braço, para que possa sair o som corretamente.

luthier







20120202_11




violão




violao-artesanal




22 DE ABRIL 2014. Cantor Tiago Iorc. base 17,12 al 11,41 - ZOEIRA - 25zo0504 - DIVULGACAO

E aí? o que achou? E se você tiver curiosidade de saber como é feito outros instrumentos, comente!

Click to comment
mais Posts
Topo