Minilua

Como se tornar um Jedi? #2

Os Cavaleiros Jedi são uma ordem de indivíduos que possuíam a habilidade de trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico e por mais de mil gerações foram os guardiões da paz e da justiça na Velha República. Tornar-se um Jedi requer uma mente astuta e o mais profundo comprometimento, pois a vida de um Jedi é feita de muitos sacrifícios.

Essa ordem fictícia criada por George Lucas para a saga Star Wars mexe com o imaginário de muitas pessoas, afinal, quem não gostaria de se tornar um glorioso Jedi e lutar com um sabre de luz contra o lado negro da força? Você pode não ser capaz de viajar ao redor do Universo combatendo o mal ou mesmo ter um sabre de luz, mas existem partes de ser um Jedi que você pode adotar. Aqui estão alguns passos que, dentro da realidade, vão aprimorar outras características que poderão torná-lo o mais perto possível de um Jedi. Vamos dividir esses ensinamos em 3 etapas: Como se vestir como um Jedi, Agindo e pensando como um Jedi e Vivendo como um Jedi. Vamos a segunda etapa.

Agindo e pensando como um Jedi

Os ensinamentos Jedis são tão amplos, bonitos e nobres que eles podem ser praticados por qualquer indivíduo que queira levar uma vida de tranquilidade e serenidade, interagindo em harmônia com o mundo e ficando em paz com si próprio. A maneira como os Jedis agem e pensam são ótimos preceitos que não apenas os Padawan (aprendizes de Jedi) deveriam seguir, mas todas as criaturas de bem poderiam aplicar em suas vidas para se tornarem seres melhores para o Universo.

#1 Memorize o código Jedi

O código Jedi é uma espécie de mantra que irá guia-lo em sua caminhada para tornar-se um membro da Ordem. Ele irá orientar a maneira como você deve interagir com o mundo e consigo. Lembrar-se do código Jedi no percurso de seu aprendizado é uma forma de manter-se seguro e sereno em seus objetivos. Tente se lembrar do código sempre que você ficar frustrado, numa situação de crise, ou sempre que estiver trabalhando.

#2 Seja corajoso e nobre

O medo é o caminho para o lado negro, sendo assim, você deve tentar evitar que o medo te consuma. Se você estiver com medo, seja nobre em admitir e compartilhar com alguém este sentimento. Expor os sentimentos que se tem é a melhor e mais corajosa forma de se proteger dos mesmos, pois é melhor estar consciente de que se está com medo (ou qualquer outra coisa) do que guardar esse sofrimento para si mesmo. Se você der as costas para seus sentimentos, eles irão crescer sem que você perceba e ficarão bem mais fortes, prontos para lhe aniquilar no seu primeiro momento de fraqueza.

#3 Mantenha a calma interior

Para aprimorar suas habilidades como um Jedi, você deve estar moral, ética e mentalmente estável. A paciência é uma parte importante na personalidade de um Jedi. Você deve procurar não se irritar com facilidade ou estar constantemente preocupado. Tenha fé em suas habilidades para lidar com situações extremas e confie em si mesmo.

Comece aprendendo a aceitar que algumas coisas estão além de seu controle, e que não vale a pena se preocupar com coisas que não estão ao seu alcance. Você pode escolher ser feliz e calmo. Pratique isso! Com a prática essa escolha se tornará parte de quem você é.

Lembre-se sempre que um Jedi não apenas luta pela a paz por toda a galáxia, mas também procura serenidade dentro de si. Para isso, é importante que se mantenha a calma, assim você terá a capacidade de pensar logicamente para enxergar soluções para problemas onde outros só vêem fracasso.

#4 Siga o caminho Jedi

Os três pilares do Caminho Jedi são a auto-disciplina, o conhecimento, e a Força.

Uma grande parte do conjunto de habilidades de um Jedi é possuir um vasto conhecimento de, bem, praticamente tudo. Busque sempre conhecimento e treine a sua mente. O pilar do conhecimento significa que você deve se dedicar aos seus estudos e aprender o máximo que puder sobre o mundo e as criaturas que vivem nele.

A chave para ganhar todo esse conhecimento é possuir uma grande auto-disciplina. Além de não descuidar de seus estudos, tenha também auto-disciplina com seu corpo e sua mente. Exercite-se com frequência e busque uma alimentação saudável. Não viva uma vida de excessos.

E lembre-se sempre, “a Força é o que dá a um Jedi o seu poder. É um campo de energia criado por todas as coisas vivas. Ela nos rodeia e penetra em nós. Ela liga a galáxia a todos nós.” Um Jedi possui uma profunda compreensão e conexão com a Força. Possuir a Força não significa necessariamente mover objetos com a mente. A Força também está muito presente na capacidade de convencer as pessoas a fazer a coisa certa e não desistir, sendo perceptivo, e compreendendo a verdade nas coisas. No entanto, ninguém pode ensiná-lo a usar a força. Isso é algo que você deve procurar por si mesmo.

Use sempre a Força para o bem e tenha sempre ações que estejam de acordo com os três pilares. Só assim você poderá tornar-se um verdadeiro membro da Ordem Jedi.