Minilua

Como seria o mundo se tivéssemos apenas um continente?

Estamos acostumados a viver em um mundo dividido por grandes oceanos, com cada continente bem definido por isso. Mas como seria se todos eles estivessem juntos?

Pangeia

Nosso planeta possui um sistema bem interessante, onde gigantescas placas tectônicas se movimentam no subterrâneo. Ao total nós temos sete placas principais e muitos subdivisões. Sendo assim as porções de Terra onde vivemos, que ficam em cima de tais coisas, acabam se movendo com elas.

Quando nosso planeta começou a se formar, ele tinha um enorme continente chamado Pangeia. Esse aglomerado possuía quase a mesma forma dos continentes atuais, mas claro que não era exatamente igual, pois durante milhões de anos muitas coisas acabam mudando. Então, sem levar os detalhes em consideração, podemos dizer que o Pangeia era tudo que temos hoje acima do nível do mar, só que colados.

Deriva continental

Lá pelos idos de 1912, as primeiras teorias sobre a deriva continental surgiram, pois como podemos observar no mapa, o Brasil parece se encaixar perfeitamente na África. Isso despertou o interesse de cientistas que começaram a estudar isso para ver se fazia sentido.

Com o tempo foram descobertas as placas tectônicas e que elas se moviam, logo os continentes acabavam se movendo junto. Isso levou até a conclusão de que no passado existiu um supercontinente, que recebeu o nome de Pangeia. Segundo os cálculos feitos, esse superaglomerado de terra existiu entre 500 e 200 milhões de anos.

O mundo de um continente

Sabendo de tudo isso, os cientistas pensaram: “Como seria o mundo atualmente se os continentes ainda estivessem unidos?”

Seria mais ou menos como nessa imagem abaixo:

Certamente seria muito mais prático viver em um mundo assim.

Curiosidades continentais

– A palavra Pangeia vem do grego e seu significado é: Todas terras;

– Quando os continentes eram todos unidos, também só havia um oceano e seu nome era pantalassa e assim como pangeia, seu significado é: Todos os mares;

– Se tudo continuar como está, com os continentes andando em média 10 centímetros por ano, daqui a 250 milhões a nossa Terra terá uma nova Pangeia.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/