Minilua

Como surgiu o email e o arroba?

A primeira curiosidade sobre o email é que ele surgiu antes da internet. Isso mesmo, a primeira mensagem digital enviada de um computador para outro, data o ano de 1965, quando a SDC e o MIT trocaram o primeiro email entre seus computadores.

Como toda boa idéia, o sistema, mesmo naquela época, teve uma ótima aceitação e começou a crescer. Um dos maiores responsáveis por seu desenvolvimento foi a rede Arpanet (a mãe da internet).

Conta-se que no ano de 69, logo após o surgimento da Arpanet, foi enviado o primeiro email a longa distância. O problema é que o sistema caiu no meio do processo. O remetente tinha enviado a palavra “Login”, mas só chegou “Lo” no destino final.

Depois desse início modesto, o email foi crescendo e hoje é uma das mais importantes ferramentas de comunicação do mundo.

E de onde surgiu o @?

Isso é bem interessante. Nos primórdios do correio eletrônico, quando você queria mandar uma mensagem, era necessário escrever um destino, exatamente como se faz hoje, mas antigamente o endereço era escrito todo junto. Quem quisesse mandar o email tinha que escrever o nome da pessoa e o nome do computador, por exemplo: diegomartinsminiluaservidor.

Isso era um incômodo, então resolveram separar o nome de usuário do computador. Na época, o teclado disponível era um ASR 33 Teletype (imagem abaixo). Tomlinson, que era o responsável por escrever o código do programa de email, olhou para seu teclado e pensou: “Qual desses símbolos ninguém vai usar em seu nome de usuário?”

A resposta vocês já conhecem, porém mal sabia ele que estava criando um dos maiores símbolos que o mundo já viu e marcando seu nome na história da internet.