Minilua

O computador de 25 dólares

Pode parecer mentira, mas um desenvolvedor de games acabou de criar um PC que tem um custo de apenas 25 dólares.

David Braben, o criador dessa máquina, estava tentando desenvolver um sistema que fosse altamente acessível, que pudesse ser comprado por praticamente qualquer pessoa, até mesmo as mais pobres. Além disso o computador precisaria ter uma configuração capaz de fazer o básico, como navegar na internet, usar editores de textos e outros programas leves.

Mesmo com esse grande desafio, David conseguiu atingir sua meta e assim nasceu o Raspberry Pi, que possui um processador ARM 11 de 700 MHz, 128 MB de memória RAM, um HD que é um cartão de memória MicroSD, uma entrada USB e uma HDMI. Ainda é possível conectar uma câmera a ele ou mesmo um módulo WiFi. Mesmo com essa configuração ultrapassada para os dias de hoje, o pequeno PC consegue mandar imagens em 1080p (Full HD) de resolução.

Obviamente esse PC não roda games, nem sistema operacionais mais pesados, mas é uma ótima opção para quem precisa fazer coisas básicas, afinal ele é muito (muito) mais barato que os mais modestos PC’s atuais, além de ser extremamente portátil, tendo o tamanho de um Pen Drive.

Esse computador ainda não está a venda, mas dentro de um ano sua produção deve ser iniciada. Tendo como grande público alvo escolas públicas, que dessa maneira poderão montar um laboratório de informática com pouquíssimos recursos.