Conheça os 7 maiores equívocos que aprendemos na escola

Quando crianças, a gente acaba aprendendo muita coisa que nem sempre é verdade, ou talvez, na época realmente não faça sentido explicar a uma criança. O problema é quando as pessoas crescem e continuam tendo esses conceitos como verdade absoluta… Vamos a alguns deles:




1) Einstein era um gênio, mas tirava notas ruins na escola.

Einstein

Gerações de crianças têm sido encorajados pela ideia de que este Nobel se saiu mal na escola, mas estão redondamente enganados.. Na verdade, ele se saiu muito bem na escola, especialmente na ciência e na matemática (sem surpresa). A confusão existe porque Einstein na Alemanha só tirava notas Ds, um “D” é a máxima qualificação nesse país, enquanto que nos EUA, a máxima é a nota “A”. Se Einstein tivesse estudado ali, certamente, só teria conseguido ‘As’.




2) Os ratos gostam de queijo

010040

O queijo é um produto processado, não se encontra na natureza. Assim, como poderiam eles se encantarem com algo que nunca conheceram? Ratos gostam de comida rica em açúcar, bem como a manteiga de amendoim e cereais. Assim, uma barra de chocolate Snickers cairia muito melhor do que um pedaço de cheddar.




3) Napoleão era baixinho.

napoleao

Napoleão media 1,70m. Não parece suficientemente alto? Mas na verdade essa era a média dos franceses daquela época. A confusão provém de que as medidas britânicas e as francesas não eram as mesmas, as quais convertidas faziam crer que ele media 1,60m. Os britânicos não tiveram nenhum problema em difundir essa falsidade.




4) Thomas Edison inventou a lâmpada.

259lampada_velha

Edison inventou um monte de coisas – na verdade ele é um dos inventores mais famoso de todos os tempos -, mas a lâmpada não foi um deles.O que ele fez foi desenvolver uma lâmpada, ao mesmo tempo que o britânico Joseph Swan, que veio com ela originalmente.E por que é atribuída a Edson? Talvez porque a lâmpada original durava 150 horas e a de Edison 1200.




5) Os seres humanos evoluíram dos macacos

macacos dancando

Darwin não chegou a dizer isso, mas ele tem sido deturpada desde então.O que ele fez foi dizer que nós, os macacos e os chimpanzés tivemos um ancestral em comum, muito muito tempo atrás. A ideia é de que há muito tempo existiu um pré-humano do qual alguns descendentes se converteram em macacos e outros em humanos através de milhões de anos. Em última instância se poderia dizer que somos primos evoluídos, embora distantes.




6) A Lua só sai à noite.

lua

Na realidade, a Lua não sai de nenhum lugar; o que se passa é que, de noite, se pode aprecia-lá melhor já que o sol não está presente. Recordemos que a Lua não têm luz própria. Só reflete a luz do sol, como um grande espelho. Inclusive, em ocasiões a Lua é perfeitamente visível de dia quando está em posição adequada.




7) As diferentes partes da língua podem detectar diferentes gostos

lingua

Você tem as papilas gustativas diferentes em sua língua e algumas regiões são mais sensíveis do que outras. Mas elas não são divididas em seções perfeitas, para doce, azedo,etc. e fáceis de ensinar como nos disseram.

Fonte: Smile panic

  1. Liliane Stamm

    27 de abril de 2013 em 09:46

    rs…interessante! antes do advento da internet, se dizia: viver e aprendendo…e hoje tá mais prá: navegando pela web e descobrindo…

  2. Jonathan Duarte

    27 de abril de 2013 em 03:12

    as primeiras 4 eu nao sabia oO

  3. Wagner Bermoch

    26 de abril de 2013 em 18:30

    Eu vim de Deus, do barro, pq a Bíblia nos diz q viemos do pó e ao pó voltaremos, sem essa de macaco.

  4. Henrique Braga

    7 de setembro de 2012 em 15:11

    *Nikola Tesla

  5. Henrique Braga

    7 de setembro de 2012 em 15:09

    Na verdade quem inventou a lampada foi nokola Tesla.

  6. Maloqueiro popai

    15 de julho de 2012 em 15:57

    E sobre o Einstein ter sido reprovado serar que e verdade então?^^^^

  7. Enejonas Machado

    2 de abril de 2012 em 19:07

    SE EU NAO ACREDITAR NO QUE  MEUS PROFESSORES DIZEM ,ENTAO PORQUE EU DEVO ACREDITAR NO QUE VOCES ESCREVEM,HEIN?

  8. Gleriston Oliveira

    10 de fevereiro de 2011 em 10:48

    Erro, sei que o post é antigo, mas sou obrigado a comentar, Einsten não tinha notas ruins no colégio, isso é fato, mas ele foi REPROVADO em matemática na 7ª série do fundamental alemão.

    • Luis Lima

      20 de abril de 2011 em 20:55

      Cara, isso tbm é falso. Einstein dominava o cálculo diferencial e integral antes dos 15 anos. Essa lenda é descrita no ótimo livro de Paais sobre Einstein (não me lembro do nome do livro agora) .

  9. Joel Alvarenga

    7 de setembro de 2010 em 13:51

    Dróga ce Einsten nao tirava nota ruims agora acabo con o mel sonho de ser um inteligenti nu futuru.
    Pelu menus eu sô bao di purtugueis.

    • Nyka Kaminsky

      8 de abril de 2012 em 20:50

      kkkkkkkkkkkkkkkk XD

  10. Julia Gonçalves

    7 de setembro de 2010 em 02:25

    Interessante esse post!

  11. Jean César

    6 de setembro de 2010 em 20:34

    HEHEHehehehehe.Eu acreditava na maioria dessas coisas!!!!!!

  12. Lucas Oliveira

    6 de setembro de 2010 em 18:09

    nossa, e eu ficava motivo se o Einsten era ruim na escola significa que eu posso ser uma pessoa inteligente também… huahauhuahau’
    boa matéria ^^

    • Wesley Felipe

      14 de fevereiro de 2011 em 12:58

      as pessoas quem se dão muito ruim na escola são ‘espertos’

      mais não é a maioria kk

15 Comentários
mais Posts
Topo