Minilua

Conheça a Ecocapsula, a casa do futuro

Em cidades grandes, onde o aluguel pode ser extremamente alto com pouco espaço, podemos nos sentir aprisionados.

Pensando nisto, uma empresa de arquitetura da Eslovênia chamada Nice Architects, criou a “Ecocapsula”, a primeira casa compacta e independente do mundo.

Ela pode acomodar até 2 pessoas e se manter utilizando somente a energia do sol, além da grande vantagem de poder ser instalada em qualquer lugar.

Como funciona

A cápsula compacta funciona através da utilização de células solares e de uma turbina eólica de 750 watts para aproveitar a energia para uso a longo prazo, uma vez que a bateria de 9.744 watt-hora esteja totalmente descarregada.

Um coletor de água filtra a água da chuva e a reutiliza na cozinha, no banheiro e no chuveiro podendo até mesmo dispensar o uso de encanamento no local.

Interior

A casa inteira mede 4,5 metros de comprimento por 2,4 metros de largura e é composta por um quarto, uma área de trabalho, uma cozinha e um banheiro situado atrás da cabeceira da cama.

De acordo com a empresa, a Ecocapsula pode acomodar confortavelmente até duas pessoas, embora realmente dependa do tipo de casal.

Vantagens a longo prazo

Por ser alimentada pela energia solar, a cápsula pode ser instalada em qualquer lugar da Terra, sendo uma excelente opção para acampamentos e para pessoas que gostam de mudar constantemente de região.

Vantagens a curto prazo

Além das vantagens descritas acima, as Ecocapsulas podem servir como abrigos temporários em áreas de desastres e como pequenas habitações para os cientistas perto de estações de pesquisa remotas.

Preço

Se a ideia de viver em um espaço confinado parece irresistível para você, prepare-se para gastar um pouco mais com a sua mudança. Seu valor varia entre US$ 2.383,00, além de outras taxas referentes a envio e transporte para qualquer outro lugar do mundo. Interessante não acha?