Consumo inteligente: como poupar energia elétrica?

Porque minha conta vem tão alta? Quais objetos consomem mais energia elétrica? Devo tirar todos meus eletroeletrônicos do modo stand-by? Confira abaixo, algumas dicas importantes para diminuir o consumo na sua casa. Boa leitura!

Horário de pico: Entre 18h00 e 21h00, o consumo de energia elétrica tende a ser maior. Nesse horário, é bom que se diga, um maior número de serviços entra em funcionamento, em especial, a iluminação das principais ruas de uma cidade, fábricas, etc.

passar

Ferro elétrico: Uma dica importante: Procure ligar o ferro apenas quando você já tiver separado todas as peças de roupa. Em um primeiro momento, dê preferência aos tecidos mais leves, que consomem menos energia. Sempre que for necessário interromper o serviço, procure desligar o ferro.

Consumo: De 05 a 07% do valor total de sua conta.




Televisão

Como é bom chegar em casa, e depois de um dia de trabalho, ligar a TV e assistir um bom programa, não é mesmo? Por outro lado, lembre-se: Procure agir com responsabilidade. Evite deixar o aparelho ligado sem necessidade, ou ainda, enquanto você dorme.

Consumo: De 10 a 15% do valor da sua conta.




Geladeira

No caso da geladeira, opte por um local ventilado, distante de possíveis fontes de calor, como por exemplo, estufas. Abra o recipiente apenas uma vez, pegando o alimento de sua predileção. Evite abrir sua geladeira de modo contínuo. Outra dica: Evite secar suas roupas na parte traseira do eletrodoméstico.

Consumo: De 25 a 30% do valor da sua conta.




Lâmpada

Evite o desperdício. Apague as lâmpadas caso você não esteja no ambiente. No caso dos banheiros, garagem, cozinha e lavanderia, procure optar por lâmpadas fluorescentes. Ainda sobre as lâmpadas, verifique sempre sua voltagem, utilizando os modelos de 127 a 220 volts.

Consumo: De 15 a 25% do valor da conta.




Ar - condicionado

Procure instalar o ar-condicionado em um local com boa circulação de ar. Além disso, procure sempre limpar o equipamento. Lembre-se: A sujeira impede uma melhor circulação de ar, e dessa forma, o aparelho tende a trabalhar mais, consumindo mais energia elétrica.

Consumo: De 02 a 05% do valor da sua conta de luz.

Chuveiro elétrico: Nos dias de calor intenso, experimente deixar o chuveiro na posição verão. Com este procedimento, o consumo final cairá 30% se comparado ao mesmo período no inverno. Não deixe o chuveiro ligado em demasia. Use apenas o necessário para a sua higiene.

Consumo: De 25% a 35% do valor da sua conta

Modo stand-by: Muitas pessoas optam em deixar seus aparelhos no modo stand-by, isso acaba consumindo energia. Opte por desligar os aparelhos quando você não estiver utilizando.

  1. Priscila Sant'Anna

    31 de dezembro de 2015 em 21:37

    É bom ficar-mos a tentos sobre essas coisas.
    ——————————————————————————————–
    Olá pessoal, descobri uma forma muito interessante de Ganhar Dinheiro na Internet postando anúncios no seu Facebook! Para maiores detalhes acesse: http://www.webgd.net/6788

  2. Luiza Alves Moreira

    15 de maio de 2012 em 15:02

    materia lida! mt boa, aliás. estamos precisando relembrar essas dicas

  3. Hario

    19 de fevereiro de 2012 em 16:32

    nuss quase nenhum comentário aki… tomara q pelo menos tenham lido a matéria…

  4. Joel Alvarenga

    4 de dezembro de 2010 em 23:34

    Desculpe pela minha ignorância mas o que é modo stand-by.

    • Jeff Dantas

      5 de dezembro de 2010 em 00:03

      Olá Joel, tudo bem? Respondendo a sua pergunta, trata-se do chamado “consumo de energia no modo de espera”. Ou seja, é quando o aparelho permanece ligado na tomada, mas sem ser utilizado pelo consumidor final. Espero ter ajudado.

      • Joel Alvarenga

        13 de dezembro de 2010 em 00:06

        ata igual quando a TV está desligada mas está com a luz vermelha acesa.

6 Comentários
mais Posts
Topo