Corrente elétrica aplicada no cérebro melhora o raciocínio matemático

0,,43766404,00

Pode parecer loucura ou até coisa de filme de ficção científica, contudo, estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Oxford, apontam que o uso de pequenas correntes elétricas no cérebro pode melhorar a habilidade de uma pessoa com a matemática, a descoberta pode beneficiar muitos que possuem deficiências numéricas, como a discalculia (uma das mais graves), deficiências decorrentes de um derrame ou doenças degenerativas.

teste-inteligencia-onlineÉ claro que as pessoas não devem sair aplicando choques umas nas outras (ou em si mesmas), segundo Roi Cohen Kadosh, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de Oxford isso está fora de questão, porém ele se mostra bastante animado, já que a aplicação de uma corrente elétrica no cérebro pode melhorar o raciocínio matemático de uma pessoa por até seis meses sem influenciar suas outras funções cognitivas.

"O estímulo elétrico não transformará ninguém em Albert Einstein, mas pode ser capaz de ajudar algumas pessoas a lidar melhor com a matemática", disse Roi.

O estudo se deu da seguinte forma, durante o processo foi utilizada uma técnica chamada de estímulo transcraniano por corrente contínua (ETCC), em indivíduos com competências matemáticas consideravelmente comuns, neles foram aplicados impulsos elétricos na região do lobo parietal, responsáveis pela compreensão numérica, ao mesmo tempo que visualizavam uma série de números e símbolos desconhecidos até então.

images

Logo em seguida, foi posto a prova a habilidade que cada um dos voluntários possuíam para processar automaticamente a relação entre esses números artificiais para o outro e mapeá-los corretamente no espaço usando métodos padrão de teste para a competência numérica.

Os resultados dos testes comprovam que o estímulo aplicado ao cérebro melhorou o desempenho dos participantes do estudo para compreender e interpretar os novos números, agora os pesquisadores planejam testar a sua utilização em pacientes com severa deficiência numérica, e se tudo der certo o estudo pode vir a ajudar aquelas pessoas que não conseguem realizar tarefas básicas como, entender os rótulos dos alimentos ou o cálculo do troco em uma compra.

  1. Osyas Darkness

    8 de novembro de 2011 em 01:18

    me chamem de super choque einstein lol

  2. Danilo

    21 de outubro de 2011 em 23:06

    preciso de colocar os 20 dedos lá dentro da tomada kkkk

  3. Raimundo Reis

    26 de julho de 2011 em 21:11

    caraca vou bater minha cabeça numa cacha eletricaaaa! kkkk

  4. Lows Patrícia

    7 de junho de 2011 em 22:22

    HAHA’ to precisando!!

  5. Laerte FA

    9 de novembro de 2010 em 15:56

    Tratamento de choque nao curto nao, prefiro redbul com um pacotao de rufles, melhor tratamento que existe…

  6. charles lindberg

    9 de novembro de 2010 em 14:55

    eu tambem tenho esse problema ate em contas bem simples eu demoro a responder. eu tenho muito dificuldade de fazer calculos na mente so sei no papel mesmo. preciso de uns choquisinhos desses hehe.

  7. Dionatan Tomasini

    9 de novembro de 2010 em 13:08

    Então…dedo na tomada….kkkkkk

  8. Aida Saadeh

    9 de novembro de 2010 em 09:28

    Muito interessante! Poderiam adotar tais medidas na escola! rsrsrs

  9. BRUNO LIMA

    9 de novembro de 2010 em 03:23

    CARAMBA, EU AMEI ISSO AÍ! EU ME CONSIDERO UM DEFICIENTE NUMÉRICO E NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER ISSO A NINGUÉM! ÀS VEZES, DEPENDENTE DO TROCO DADO A MIM, EU NEM CONFIRO, JUSTAMENTE POR ME CONFUNDIR FACILMENTE. EU ATÉ DESISTI DE CURSAR ARQUITETURA, APENAS POR SABER QUE A MATEMÁTICA MONOPOLIZA BOA PARTE DA PROFISSÃO!EU SOU MUITO FRACO COM A MATEMÁTICA. DEMAIS! O MEU PROBLEMA É QUE, MUITÍSSIMAS VEZES, EU A APRENDO TAL DIA E A ESQUEÇO NOUTRO. (:(

    PS: MAS PARA RECOMPENSAR EU SOU ÓTIMO EM PORTUGUÊS (GRAMÁTICA/REDAÇÃO)! 
    GRAÇAS A DEUS!  RSRSRSRS

  10. Agelus Leite

    8 de novembro de 2010 em 22:39

    Ok, podem me eletrocutar. 

    • Lenon Cristian

      9 de novembro de 2010 em 18:19

      peguem a cadeira eletrica!!!

      • Agelus Leite

        9 de novembro de 2010 em 21:18

        ^^Já pensou, tu chega na escola e no primeiro dia de aula o professor diz que antes de começar todos tem que ir pra sala da cadeira elétrica =P.

  11. Nivaldo Jr

    8 de novembro de 2010 em 22:28

    Hum… bom saber!

14 Comentários
mais Posts
Topo