Minilua

Costumes de uma época #1

1- Flertar: Entre nossos avós, um dos costumes recorrentes era o de flertar. Para tal, locais como praças e parques eram escolhidos.

2- Andar de bonde: Pode até parecer antiquado, mas os bondes, até meados dos anos 60, ainda representavam o principal meio de locomoção dos brasileiros. Na cidade de São Paulo, por exemplo, sua disseminação acontecia na região central.

3- Comprar LPs: Sem dúvida, um hábito bastante difundido entre os jovens dos anos 70, 80 e 90. Seu atrativo, para os mais nostálgicos, estava na possibilidade de acompanhar os encartes elaborados, com as respectivas letras das músicas.

4- Comprar algodão doce: Em diversos bairros, espalhados pelo Brasil, o costume se perpetuava. A iguaria, ainda podia ser apreciada nos circos, antes, durante ou após as sessões.

5- Enviar cartas: Até a metade dos anos 90, o procedimento era bastante comum. De modo geral, diversas foram as famílias que se utilizaram desse expediente.

6- Cartões natalinos: Juntamente com as cartas, no período natalino, eram enviados cartões com motivos diversos. Entre os principais, destaque para os modelos com imagens de papais noéis.

7- PABX: Na metade dos anos 90, os chamados PABXs, ainda dominavam a telefonia brasileira. Até diante do custo de uma linha fixa, era usual encontrar bairros inteiros cabeados neste sistema.