Minilua

Costumes de uma época #118

E abaixo, como sempre, você confere mais alguns interessantes. A todos, é claro, uma excelente diversão!

1278: Comer um pão de milho: E este sim, um dos alimentos mais consumidos no Brasil. Melhor dizendo, em fazendas, em sítios, em chácaras. Sua origem, no caso, há mais de 50 anos em todo o país.

1279: Gravar uma fita demo: Pois é, e nem sempre foi tão fácil assim. Há quem diga, aliás, que era bastante dificultoso. E não só isso, extremamente concorrido.

1280: Doar objetos antigos: É, e olha, que as pessoas doam de tudo: de cadeiras e pianos, passando por móveis e geladeiras. Eu mesmo, se pudesse, doava a estante e o armário!

1281: Enviar um telegrama: E hoje nem tanto, mas no passado, não se tinha escolha. Ou se mandava cartas ou então telegramas. E um detalhe: com o mínimo de palavras possível.

1282: Ir pra roça, às 04h00 da manhã: E sim, essa realidade ainda se faz bastante presente. Em alguns casos, a pessoa almoça, janta, e até dorme na roça.

1283: Tirar a casca da maçã: E eu mesmo, nunca deixei de fazer isso. Claro, reconheço que é mais saudável, nutritivo…No entanto, bem mais estranho, não?

1284: Comprar roupas no camelô: E o mais interessante, é que se encontra de tudo nos camelôs: calças, camisas, camisetas…Em alguns casos, pasme, até blusas de lã!

1285: Comer bolo de cenoura: É, e parece que não, mas tudo começou há muitos e muitos anos. Pra se ter uma ideia, há quem o faça desde os anos 70. Já outros, a partir de meados dos anos 80.

1286: Assistir a um jogo no estádio: E não, não se recomenda mais isso. Uma coisa, claro, era nos anos 50,60, 70… Já hoje, apenas violência e confusão!

1287: Soprar a resposta da prova: E para isso, acredite, se valia de tudo na escola. O melhor de tudo, os bilhetinhos com resposta.

1288: Se jogar na linha do trem: E até hoje, eu me pergunto: O que leva uma pessoa a fazer isso? E um detalhe: isso há acontece há pelo menos duas décadas no país!

1289: Usar preto como sinal de luto: E este também, um dos costumes mais antigos em vigência. Superado talvez, por levar flores e velas ao cemitério.

1290: Se queimar no fogão: É, e antes de tudo, muita calma nessa hora. Se possível, coloque uma luva, ou algo parecido.

1291: Usar o banheiro da rodoviária: E sabe como é né? O número 1, ainda vai.. Agora, o número 2, bem…Simplesmente impossível!! (risos)