Minilua

Costumes de uma época #109

E abaixo, como sempre, você confere mais alguns interessantes costumes. A todos, é claro, uma excelente diversão!

1154: Colocar box no banheiro: Pois é, e antes que perguntem, não! Este não é costume recente. Pra se ter uma ideia, há muitos anos que ele existe. Ou melhor, desde 1996.

1155: Prestar juramento à bandeira: E bom, não sei vocês, mas eu nunca gostei de fazer isso. Uma coisa, claro, é cantar o hino, ou visitar museus. Já outra, pagar esse mico, não é mesmo?

1156: Usar meias enquanto dorme: E realmente, parece que não, mas muita gente ainda faz isso. Eu, por exemplo, não dispenso minhas meias. Sabe como é: no inverno, outono, primaveira…O costume, por sua vez, um dos mais antigos em vigência. Datado possivelmente, dos anos 20 ou 30.

1157: Fazer a primeira comunhão: É, e até hoje, eu me pergunto: qual a necessidade desta? Detalhe: aí de você se não fizesse, em especial, nos anos 60 e 70.

1158: Comprar terno e gravata: E não, nem sempre foi assim. Houve épocas, aliás, em que se pouco se usava gravatas. Quando muito, camisa social, ou calça jeans.

1159: Desenhar corações no caderno: E olha, há quem fizesse em várias e várias páginas. As últimas então, algumas das mais utilizadas.

1160: Fazer uma redação a lápis: E cá entre nós, quem já não passou por isso? Imagina só: escrever a lápis, a caneta, usar corretivo…

1161: Ganhar uma bicicleta de natal: É, e este é talvez, um dos costumes mais antigos em nosso país. Há quem, por exemplo, ganhasse nos anos 70 ou 80. E o mais interessante: como se fosse o melhor presente do mundo.

1162: Escrever cartinhas para o Papai Noel: E bem, polêmicas a parte, muitas crianças faziam isso. Em alguns casos, pasme, ganhando vários presentes relevantes. Sabe como é: patins, skates, videogames… O costume, aliás, presente desde os anos 30.

1163: Comprar produtos de R$ 1,99: E acredite, houve um tempo, que não se falava outra coisa. Os pais é claro, com suas lendárias pochetes na barriga.

1164: Almoçar em família: E não, ninguém sentava na sala. Quando muito, no quintal ou na varanda!

1165: Tomar uma Tubaína: E esta foi, durante anos, uma das mais bebidas mais consumidas em nosso país. O sabor então, extremamente delicioso!

1166: Pichar o muro dos vizinhos: E olha, que não apenas isso. Em alguns casos, a pessoa pixava das mais variadas cores: azul, vermelho, roxo… Não satisfeita, ainda urinava nas paredes…

1167: Rezar antes de dormir: E pelo menos na infância, todo dia era a mesma coisa: Pai Nosso que estais no céu, santificado seja vosso nome…

1168: Esquentar a pizza no microondas: E sim, por mais estranho que seja, isso acontece há muitos e muitos anos. Pra se ter uma ideia, desde 97/98.

1169: Se aventurar no fogão pela primeira vez: É, e toda primeira vez, é complicada, não é mesmo? No meu caso, pasme, eu quase explodi a casa. (risos)