Minilua

Criminosos e as penas mais longas da história

Já dizia o ditado: “O crime não compensa.” Essa é uma grande verdade, afinal, na grande maioria dos casos, quem comete crimes acaba se ferrando, exceto se for um político brasileiro, mas isso não vem ao caso.

Em países sérios, as pessoas temem a justiça, pois além de proteger os cidadãos de bem, ela se faz presente na vida dos criminosos, implementando penas realmente pesadas para os crimes e fazendo com que eles se arrependam do que fizeram, além de dar suporte para uma possível reabilitação.

Um dos pontos mais importantes para que a justiça seja temida e respeitada são as penas que ela impõe aos condenados. No Brasil, uma pessoa pode receber uma enorme pena por vários crimes, mas só pode cumprir, no máximo, 30 anos, além disso, existem diversas regalias para que o preso saia mais cedo.

Em outros países, as penas são pesadas no papel e na vida real. A coisa é levada tão a sério, que existe um registro das maiores penas já dadas a pessoas por seus crimes e o recordista mundial tem uma história surpreendente.

Gabriel Granados era um carteiro espanhol, até que descobriram que ele não entregava diversas cartas, causando enormes prejuízos aos destinatários. Por essa falta de responsabilidade, ele foi condenado a prisão, mas como não havia entregue mais de 47 mil cartas no seu trabalho, sua pena foi de 384 mil anos (8 por carta)! Isso mesmo, ele deveria ficar mais de 300 mil anos atrás das grades apenas por não entregar as cartas!

Outro recordista no ramo de penas longas foi Chamoy Thipyaso, que enganou 16 mil pessoas em um esquema de pirâmide, faturando milhões de dólares. Todo esse lucro cobrou seu preço, pois ele acabou sendo condenado a mais de 147 mil anos de prisão na Tailândia!

Fechando o grupo de presos “ilustres”, temos um criminoso violento, chamado Charles Scott Robinson, que estuprou seis crianças, recebendo uma pena de 5 mil anos para cada vítima. Sendo assim, ele é o dono da terceira pena mais longa da história e detentor do título de pena mais longa por um único crime.

E você achando que uma perpétua era ruim demais…