Crise anime no Japão: animações de qualidade podem estar com os dias contados

anime

Não é de hoje que o mercado de animações vem enfrentando dificuldades no Japão, segundo uma nota divulgada no The Los Angeles Times os animadores não estão sendo valorizados, trabalhando muito e recebendo pouco, um exemplo é Aya Yokura, animador conhecido por seu trabalho em Naruto e Bleach, que deixou o emprego na Tokyo Disneyland, o qual fornecia ótimos benefícios, para correr atrás do sonho de trabalhar no meio anime, mesmo tendo seu salário reduzido e sua carga horária elevada.

8cd61fc38c3fc0_fullContudo, os problemas não param por aí, visando minimizar custos as empresas responsáveis pela produção de animes não priorizam a contratação de um produtor conceituado e que possui qualidade em seus projetos, mas sim, alguém que tenha um custo de contrato baixo, neste caso, geralmente as empresas selecionam artistas de outros países, como Coréia do Sul, Índia e Vietnã.

Como se não bastasse, ainda temos mais dois agravantes que são, a concorrência a qual está surgindo com a China, que está investindo no setor, produzindo seus próprios filmes e animes e a “pirataria”, pois o contrabando de produtos piratas e as disponibilização de conteúdos na rede infringem os direitos autorais, uma das consequências gerada por estes inúmeros problemas, é a diminuição da produção de animações, o que pode ser facilmente notado desde 2007, quando comparado há anos anteriores.

DeathNote_Anime_Cast_500

O fato é que com o “andar da carruagem” o Japão corre o risco de perder seu ícone cultural pois segundo dados, o número de artistas experientes em animações está encolhendo, o que comprova a situação é o relato de Hiroyuki Yamashita, que também trabalha na produção de Naruto, segundo ele, o trabalho está cada vez mais estressante, e diz que já houve casos de colegas que desenvolveram lesões corporais, devido a longas horas debruçados sobre as mesas de produção. Sem falar que os empregados não tem direito ao seguro-saúde, tudo para reter custos à empresa.

Tristes estatísticas tem comprovado que de cada 10 animadores, somente um estabiliza-se na profissão por mais de 3 anos, esperançosamente, os artistas japoneses esperam mais ajuda do governo para a formação de uma proteção e preservação ao anime, o que inclusive finalmente parece estar acontecendo.

Dessa forma, a esperança também toma conta de fãs da arte do mundo inteiro, que esperam poder ver ainda mais animes de qualidade, feitos com amor à arte, e não com dinheiro.

hentai

  1. Ivan Augusto Felix

    19 de abril de 2015 em 11:45

    Cara não gostei muito dessa notícia!(há,há,há).Me entristece muito saber que isso acontece em um lugar onde existem,centenas(america do norte,asia. . .) fãs.Onde podem,ter tanto os mangás,quanto seus animes no mesmo dia de seu lançamento e etc. . .Enquanto á mim,tenho que esperar meses para poder assistir á um ova, etc.

  2. Plinio Fabrycio Chrono

    24 de abril de 2014 em 16:22

    Não deixa não T.*
    [img]http://file:///C:/Users/briggida/Pictures/Nova%20pasta/alcione.jpg[/img]

  3. Myllena Lara

    5 de março de 2014 em 00:00

    não gosto mais, só falam sobre Japão, gatos e meninas jovens de peitões mesmo.

  4. Ismaeljr Siqueira

    6 de dezembro de 2013 em 23:05

    bons tempos em que animes como CDZ, DBZ, e outros antigos eram feitos por amor ao anime ou respeito aos fans, hoje em dia só pensa no dinheiro, as empresas querem ganhar mais, os editores só desenham pra ganhar mais, ai fica ruim…

  5. Eduardo Repecki

    4 de maio de 2013 em 21:12

    não creio que as animações em si dão grandes lucros mas sim as vendas de produtos relacionados com a animação,a vários exemplos de animações que fizeram muito sucesso e foram bem divulgados pela mida,ganhando espaço para fins melhores como criações de novos jogos ou vender artigos de uso geral.um bom exemplo é o ultimo filme do Dragon Ball Z que arrecadou mais de 7 milhões só na estreia.seria nessa parte onde realmente entraria a pirataria,porque se realmente animes pirateados dessem prejuízo não teríamos tantos animes anualmente.

  6. Zetsu

    22 de abril de 2012 em 00:55

    pirataria e um serio problema não so no anime mais sim no mundo todo e de qualquer genero de filme.

  7. Zeus

    10 de novembro de 2011 em 20:55

    As animações no Japão estão em crise por causa da pirataria na internet, um episódio de um anime popular por exemplo, ao ser lançado no Japão, em menos de 6 horas ja está disponível na internet legendado em vários idiomas.

    Mais quem é o culpado pela crise são os próprios Japoneses que privam seus animês e mangás e vendem pra empresas podres como 4KIDS, para que a mesma destrua o anime com censuras bizarras e ainda por cima revenda pra países como Brasil com dublagens vagabundas e traduções ridiculas.

    Eles poderiam pegar essas pessoas que legendam anime na net, e emprega-los nas legendas dos animes, para que se possa vender DVDs Originais com áudio japonês, sem censura para o mundo todo, todo mundo ganharia com isso.

  8. Sakata Gintoki

    14 de agosto de 2011 em 18:27

    dpois vao começa a desenhar no paint

  9. Antonio Rossi

    12 de julho de 2011 em 19:32

    Quase fritei o post

  10. ***Clara ***Carvalho Salazar***

    12 de julho de 2011 em 19:21

    Bom sobre o assunto…eu fico muito desanimada em saber sobre oq esta acontecendo no japão…sempre gostei de desenhar e principalmente desenhos mangás, por isso que todos que me conhecem adooooram os meus desenhos….gostaria de mostrar alguns para os apreciadores, pois eu e minhas amigas estamos combinando em fazer um mangá nosso, se eu contar a minha idade é bem provavel que muitos ñ acreditem nas minhas palavras, mais bem eu tenho 12 anos… bom sou uma grande apreciadora de mangá e sou uma grande fã das obras de Masashi Kishimoto, principalmente “Naruto Shippuden”…ele me traz uma grande inspiração… copio muito bem os desenhos dele e agora eu tbm invento, tenho uma pasta só de desenhos inventados…bom se for para ficar escrevendo ficaria horas e horas então esse foi meu resumo…bjs aos apreciadores de mangá…

    • Victor Manoel

      28 de julho de 2015 em 22:35

      Meu nome é Victor e eu também gosto de inventar desenhos já até inventei um mangá e seu nome é mundo da guerra todos na escola me elogiam por causa dos desenhos á mão e eu, no momento tenho 13 anos mas desenhos desde os 11 já sei até fazer desenhos com sombra e com outros efeitos. Percebo que agora você deve ter 16 anos eu gostaria de saber se você já terminou seu mangá e já lançou ele pois eu não sei como lança-lo. Ah e por favor poderia me passar seu facebook caso você tenha.

    • ***Clara ***Carvalho Salazar***

      12 de julho de 2011 em 19:28

      bom o comentário ai de cima é uma garota só para deixar avisado que animes ñ é coisa só de garota e para provar isso tbm se vcs repararem eu sou fanzona de Naruto…por isso respondi meu próprio comentário 😀

      • ***Clara ***Carvalho Salazar***

        12 de julho de 2011 em 19:30

        pera ai o segundo “garota” ñ era para ser garota mas sim “garoto” desculpa é que eu estou com uma empolgacão…kkk

  11. Guilherme Trindade

    20 de junho de 2011 em 12:40

    Graças a deus,não aguento mais Naruto nem Bleach…

    • Noob Saibot

      27 de julho de 2011 em 12:18

      nem eu, anime é só emo/kawaii/viado puta merda que coisa escrota

  12. magdiane

    24 de agosto de 2010 em 22:02

    japão ñ faça isso,
    pois é nesse dia q eu morro….!!

    • ***Clara ***Carvalho Salazar***

      12 de julho de 2011 em 19:43

      Eu tbm… E acho que dai que o Japão iria se arruinar por completo, pois para mim anime e mangá é tudo na cultura japonesa!

  13. Débora mota

    23 de agosto de 2010 em 17:32

    Japão não faça isso comigo, estou contando com você.

  14. Carlos Felipe

    23 de agosto de 2010 em 09:52

    Não é o fim ainda, temos que acreditar nisso. Agora entendi porque alguns episódios de Bleach e Naruto ficam tão feios.

    Mas vamos ter esperança, pessoal. (yn)

    • ***Clara ***Carvalho Salazar***

      12 de julho de 2011 em 19:33

      Se vc já assistiu o ep 206 do Naruto Shippuden vc deve ter notado que o Kakashi apareçe com os traços de desenho que haviam feito no rosto dele…kkk…eu até comentei isso com alguns amigos…k!

  15. Othon Francisco

    22 de agosto de 2010 em 15:27

    Crise desenho no TV Pagas: animações de qualidade podem estar com os dias contados

    Os desenhos animados estão perdendo espaço!

    Tá tudo chato na TV, mas há esperança!

    Os desenhos animados estão perdendo espaço!

    Tá tudo chato na TV, mas há esperança!

    Não curto fazer textos apocalípticos (apesar de abusar deles), mas, infelizmente, terei que fazer mais um. Pessoal, é com imenso pesar que digo: os desenhos estão perdendo espaço!

    Em 2000, estreava no mundo o canal Boomerang, que tinha a ideia original de exibir apenas clássicos, como Pica-Pau, Looney Tunes, clássicos da Hanna-Barbera, entre outras animações. No auge da brincadeira, tínhamos Cartoon Network, Nickelodeon, Fox Kids, Boomerang e Disney Channel. Todos com a programação voltada, em sua maioria, para exibição de desenhos animados, dos quais Cartoon e Boomerang, exibiam apenas desenhos.

    Enfim, eis que estamos em 2010 e os animados estão perdendo cada vez mais espaço na grade de programação destes canais. Fox Kids virou Jetix que depois virou Disney XD, Boomerang sofreu uma profunda reformulação e de clássicos, começou a exibir novelinhas adolescentes que já passaram na BANDEIRANTES e SBT e exibe alguns filmes que subestimam a inteligência infantil, ou melhor, humana. E o Disney Channel, bem, é Disney, não evolui faz tempo e depois que deu um golpe de sorte com High Scholl Musical, só sabe fazer séries idiotas com música, com destaque para a chatíssima Hanna Montana.

    Agora as duas que já falei várias vezes aqui e, por sinal, sempre conseguem me surpreender. A Nicke até que mantém o mesmo nível, já que ainda tem os desenhos como maioria em sua programação e com bons títulos, como Bob Esponja, Pinguins de Madagascar, Padrinhos Mágicos e o Nickenite (que está exibindo atualmente Ren & Stimpy, Dogcat, O Mundo de Rocco, entre outros). Mas deu uma aumentada no espaço para as fucking novelinhas, como Isa TKM, ICarly, Drake & Josh, entre outras do nível das exibidas no Boomerang. Por sorte, os principais desenhos passam no horário nobre do canal.

    Já, o Cartoon, acho que está esperando a pá de cal. Recentemente resolveu diminuir o espaço dos desenhos e exibir filmes. Já perdi a conta de quantas vezes que Máskara e Esqueceram de Mim foram exibidos. Apenas Luzes, Drama e Ação (que é praticamente uma continuação de Ilha dos Desafios), Flapjack e Chowder tiram algumas risadas e possuem algumas boas sacadas. Para quem já teve Adult Swim, Cartoon Cartoons, Toon Live e Big Bag, é uma tremenda decepção. Parece que o fosso que a galera do CN entrou a partir de 2005 nem tão fundo.

    Esperança

    A esperança está no Tooncast, um canal da Turner, (mesmo grupo do Cartoon e do Boomerang ou seja PERIGO), que tem a mesma proposta do início do Boomerang: exibir clássicos!

    Problema que poucas operadoras de TV assinatura o disponibilizam em suas grades, ou então só é disponível nos pacotes mais caros. A razão é simples, as operadoras têm medo que o canal tenha o mesmo destino do Boomerang e, no final, tenham vários canais exibindo a mesma coisa. Espero que não, curti o Tooncast porque além dos clássicos da Hanna-Barbera, Warner Bros, MGM, Filmation, Universal, entre outros, ele também exibe os clássicos do Cartoon Network, como Coragem, Johnny Bravo, Laboratório de Dexter, A Vaca e o Frango, Meninas Super Poderosas, entre outros Cartoon Cartoons que fizeram do Cartoon Network o canal referência entre os desenhos, coisa que não temos hoje em dia.

    Vou ficar na torcida (e encher o saco da minha operadora) para ver se a Net traz o Tooncast para a grade de programação.

    O restante que se lixe!

    E vocês? Concordam, descordam, preferem Isa TKM? O espaço aí de baixo é para isso.

    fonte:

    http://baconfrito.com/os-desenhos-animados-estao-perdendo-espaco.html

    séra eéo fim do mundos desenhos ????????

  16. Lenon Cristian

    22 de agosto de 2010 em 15:05

    No Brasil é muito pouco valorizado, oq eh musicista cara?

    • Adriano Saadeh

      22 de agosto de 2010 em 15:10

      rsrsrsrsr… músico em geral!

  17. Lenon Cristian

    22 de agosto de 2010 em 13:21

    o meu irmão desenha muito, ele tem o dom mesmo, mas ele nao exerce desse dom um trabalho, oq será que ele poderia fazer para ganhar dinheiro desenhando?

    • Laerte FA

      31 de agosto de 2010 em 16:38

      Fazer um montao de desenhos e falar para alguem expor em algum lugar cultural que tenha acesso ao publico, aqui tem o centro municipal da cultura, talvez ai tenha, eu acho mto massa quem desenha so que pra levar a vida nao da grana, pouco valorizado, melhor levar como hobby a nao ser que receba uma boa proposta pra seguir carreira, vai saber ne, mas o caminho e mostrar, quem sabe alguem não tem outras ideias que venham a precisar do seu irmão…

    • RaphaeL

      22 de agosto de 2010 em 16:19

      o seu irmão pode fazer um faculdade de designer,e depois q terminasse podia especialisar-se em animações,ou podia fazer arquitectura… sinceramente hoje oq da mais dinheiro são as areas de ciência e humanas,a arte hoje em dia não e valorizada,é dificil vc ver uma mãe ou pai q quer q o filho seja musico ou desenhista,os pais so querem q os filhos sejam medicos,engenheiros ou advogados,eu tenho certeza q daqui uns anos vai haver uma desvalorização de cursos,pq todo mundo so que o msm curso e esquecem das artes PQP’

      • Laerte FA

        31 de agosto de 2010 em 16:46

        Bom, meu filho me perguntou sobre profissoes ele gostaria de trabalhar com informatica e o que eu disse?
        Meu querido filho, seja médico, dentista ou engenheiro 🙂 ou em ultimo caso seja professor.
        Voce tera grana pra ter quantas lojas de informatica voce quizer
        e ajudar pessoas dando empregos a elas, e ainda podera acompanhar a tecnologia
        tendo sempre o melhor equipamento porque tera dinheiro para comprar…
        Mas vai de cada um eu so disse o que eu faria se pudesse viver novamente.

        • Adriano Saadeh

          31 de agosto de 2010 em 16:47

          Trabalha com o que?

          • Laerte FA

            31 de agosto de 2010 em 16:50

            Tenho uma Pousada…

    • Adriano Saadeh

      22 de agosto de 2010 em 13:24

      Esse é lado ruim para os artistas, meu irmão também desenha e eu sou musicista, e em ambas áreas é muito difícil de se sobreviver…

30 Comentários
mais Posts
Topo