Cuidados na hora da enchente

santa-catarina-enchentes




Durante uma enchente

1 - Nunca é demais lembrar, sempre que possível, evite permanecer próximo de córregos, rios ou canais. A recomendação é válida, sobretudo, durante as fortes chuvas de janeiro.

2 - Não coloque sua vida em risco: Após uma enchente, procure permanecer em casa, aguardando o escoamento da água.

3 - Cuidado com a leptospirose: Caso seja necessário entrar em contato com a água das enchentes, o faça devidamente protegido, com calçados ou botas.

1289439857098_f

4 - Áreas de risco: Caso você more próximo de áreas de risco, ao menor sinal de perigo, deixe o local. Acredite, é melhor perder determinado bem de consumo, do que, por exemplo, a vida.

enchente-carros

5 - Caso você esteja dirigindo, evite trafegar em ruas alagadas. Dependendo da enxurrada, o veículo poderá ser carregado pelas águas.




Após uma enchente

tudo_virou_lixo_nessa_rua_do_bairro_sant_4d22533f25afe-389769-4d22533f27846

6 - Lixo nas ruas: De fato, este é um problema recorrente. Não que o poder público não tenha sua responsabilidade, tem claro. Por outro lado, se todos tivessem um pouquinho mais de consciência ambiental…

0,,20404350,00

7 - Procure desinfetar tudo que foi molhado pela enchente. Se possível, jogue fora tudo aquilo que não possa ser limpo.

Chuva de sábado - poste caindo em Vera Cruz

8 - Evite permanecer próximo de linhas elétricas caídas.

Brasil, São Paulo, SP. 08/02/2010. Desde o dia 21 de Janeiro quando um deslizamento de terra interditou a rua Ministro Godói esquina com a Avenida Sumaré, a terra continua lá, com apenas uma das pistas liberadas, o que obriga os motoristas que saem da Sumare entrar pela contramão.
Foto: Jacques Lepine

9 - Em caso de deslizamentos de terra, entre em contato com as autoridades competentes.

0,,18378519-FMM,00

10- E por fim, não deixe de cobrar da subprefeitura do seu bairro, a criação de medidas para evitar novos alagamentos. Exerça sua cidadania, seja cidadão!

  1. Bardock

    24 de dezembro de 2012 em 16:55

    Na minha cidade não tem enchetes, mas é sempre bom aprender medidas de segurança.

  2. TKD kyosanim

    14 de janeiro de 2011 em 07:54

    Eh muito triste vc ver a grande quantidade de pessoas morrendo por causa das chuvas … algumas sendo enterradas na madrugada no Rio de Janeiro pelo grande caos, se cada um fizesse sua parte independente de classe social, talvez poderia ter evitado uma parte desta tragedia … gostaria de ajudar mas infelizmente moro muito longe … fico feliz pela solidariedade do povo do Rio de Janeiro com doacoes de roupas e mantimentos, inclusive recorde em doacao de sangue … nesta hora nao existe rico,pobre … apenas a vontade de ajudar ao proximo.

  3. Icaro

    13 de janeiro de 2011 em 12:35

    A dica 6 vc deu um tapa na cara do povo com a frase”Por outro lado, se todos tivessem um pouquinho mais de consciência ambiental…”
    Curti mto!

    • Jeff Dantas

      13 de janeiro de 2011 em 21:21

      Pois é, Icaro. Entendo que falta justamente isso, conscientização. Isso, aliás, independe da classe econômica da pessoa.

      • Icaro

        14 de janeiro de 2011 em 02:26

        É cara, tinha um cara que ficava no centro da cidade (eu morava perto e minha cidade n é grande) ele era tp “mendigo”, tp, ele tinha casa e talz, mas acho q n era mto bem de vida e tava sempre numa praça do cemitério observando o tráfego etc… um dia foi na banca comprar figurinha (bons tempos xD)e na volta, n lembro direito pq, ele me chamou atenção. Tenho certeza que ele não era viciado nem nada, nem outras coisas más. Nossa, perdi a noção do tempo conversando com ele, ele tinha tanto a ensinar, principalmente sobre moral (coisa que idosos tem prática geralmente) entre outros. Conversava mto com ele, nunca me arrependi e ele nunca me ofendeu. Ele tinha até um rosto que exala sabedoria, igual do Sr. Miyaki (Karate Kid antigão) xD, só que ele n era oriental kk

        • Icaro

          14 de janeiro de 2011 em 02:31

          Eu fui na banca, xD, só pra deixar claro ^_^

    • Iron Man

      13 de janeiro de 2011 em 14:02

      eh Icaro Ignorãncia mata!!!!!

7 Comentários
Topo