Minilua

Cuidados na hora de se fazer uma tattoo

Você, caro internauta, decidiu fazer sua primeira tatuagem, certo? Diante disso, sabendo a importância deste momento, separamos algumas dicas básicas de como agir nesta situação, seja antes, durante ou após o processo. Boa leitura!

Antes

1- Escolha um profissional de confiança. Procure se informar a respeito dos trabalhos por ele realizados.

2- Visite o estúdio com antecedência.

3- Verifique as condições de higiene em suas instalações.

4- Não escolha um tatuador pelo preço cobrado, e sim, pela forma com que ele desenvolve seu trabalho.

5- No caso de manchas ou cicatrizes de pele, procure conversar com seu dermatologista.

Durante

1- Evite se mexer demais. Lembre-se: O trabalho envolve precisão, e um descuido básico pode colocar tudo a perder.

2- Em relação a dor, isso varia de pessoa para a pessoa. Evite utilizar drogas ou medicamentos específicos durante a ação.

3- Vontade de espirrar? Avise o tatuador para que ele possa parar o procedimento.

4- Excesso de companhia deve ser evitado. Leve apenas um amigo (a) para assistir a criação e desenvolvimento da sua tatuagem.

5- Procure se manter calmo. O nervosismo, em alguns casos, pode acarretar até mesmo um desmaio.

Após

1- Após o processo, evite tomar banhos quentes, ou ainda, frequentar ambientes como saunas e piscinas.

2- Não se esqueça da pomada. Ela deverá ser utilizada três vezes ao dia. (normalmente ela é fornecida pelo tatuador após a conclusão da tatuagem).

3- Não utilize roupas muito apertadas, suas fibras podem grudar na chamada “casquinha” que irá se formar ao redor de sua tattoo,

4- Na hora de dormir, procure cobrir sua tatuagem com papel filme.

5- Com a tatuagem cicatrizada, opte por um protetor solar, especialmente quando necessário sair em ambientes com forte incidência de sol.

Curiosidades

– Considerado o pai da palavra “tatoo”, James Cook, atribuiria este nome ao som emitido durante o processo de tatuagem. Na origem, eram utilizados ossos finos como agulhas, além de um martelinho responsável por introduzir a tinta na pela da pessoa.

– Na Inglaterra do século XVIII, a tatuagem era utilizada na identificação de criminosos. Foi, aliás, nesse período, que esta ganharia uma conotação “fora-da-lei”.

– Durante a Segunda Guerra Mundial, tanto soldados como marinheiros, tatuavam o nome de suas namoradas ou esposas em seus corpos. Esta, aliás, era uma forma de manter viva a presença da pessoa amada.

– No Brasil, a tatuagem foi introduzida na década de 60, através do dinamarquês Knud Harld Likke Gregersen, conhecido “Lucky Tattoo”.

– Atualmente, os estúdios de tatuagem se perpetuam pelo Brasil. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os principais estão localizados nas regiões centrais.