Minilua

Curiosas criaturas lendárias #3

O que você diria se um amigo seu jurasse de pé junto que viu um chupa-cabra ou um yeti? Diria que ele está maluco e que esses bichos não existem, não é mesmo? Eu já diria que ele poderia contribuir com a criptozoologia, um ramo da ciência responsável por estudar animais lendários, míticos ou que podem ter sido vistos por alguém, além de animais que podem estar extintos. Por incrível que pareça, há uma enorme lista deles e, mais surpreendente ainda é que vários animais já saíram dela por terem sido realmente descobertos– como o dragão-de-komodo e a lula-colossal.

Que tal conhecer algumas dessas criaturas lendárias?

Besta de Bladenboro

Pode ser visto como um antecessor do chupacabra, enquanto este ainda nem era ao menos conhecido, a besta de Bladenboro aterrorizou boa parte do estado da Carolina do Norte.

Tudo começou em 1954, quando três cães foram encontrados mortos com os maxilares quebrados e as cabeças amassadas depois de terem sido mastigadas, e não pense que o ataque brutal ficou restrito somente aos cães, cabras, porcos e até mesmo vacas foram alvos do mesmo ataque feito pelo animal que ficou conhecido como Besta de Bladenboro.

Os ataques fizeram com que o chefe de polícia fosse tentar rastrear o animal com a ajuda de cães, mas o impressionante é que os cachorros não quiserem seguir o rastro que levaria à besta.

Isso tudo fez com que a população ficasse maluca, todos que possuíam uma arma andavam colados a ela e, além disso, qualquer coisa estranha que acontecesse era atribuída ao monstro. Em uma noite, um cidadão ouviu seus cachorros latirem e viu uma sombra, depois, pegou sua espingarda e saiu à caça, lá fora, ele viu algo estranho e não pensou duas vezes antes de atirar. Quando foi ver, tinha acabado de atirar em uma bicicleta que era de sua filha.

Por causa da loucura que se instaurou sobre a população, os relatos diferem bastante: a besta poderia pesar de 90 a 150 kg e sua cor era tida como escura – já que muitos disseram ser negra, marrom ou cinza – mas uma coisa todos tinham certeza: do som. O som que o animal emitia era algo que gelava até mesmo os ossos, parecia o de uma mulher ou de um bebê chorando, mas muito mais alto e forte.

Por causa da repercussão que teve em jornais e rádios da época, a cidade chegou a hospedar cerca de 1000 caçadores, muitos dos quais, profissionais. Ainda bem, porque, em uma das noites, uma senhora viu o bicho a apenas vinte metros de distância, depois, correu para a casa para avisar seu marido, mas quando ele saiu com a espingarda em punhos, só encontrou pegadas. A besta havia se interessado por humanos.

No mesmo dia, seis cães foram mortos, foi então que o chefe de polícia considerou usar alguns cães como isca, mas o prefeito negou o pedido. Por segurança, o prefeito também fechou a caçada à besta, já que algum caçador poderia ser morto por engano ao se camuflar.

Alguns dias depois, um lince foi capturado e morto na região, mas isso não bastou para convencer os habitantes de que aquele animal era a tão falada besta, ainda mais quando novos ataques foram descobertos…

Gato de chifre

Os relatos partem da Indonésia, onde habitantes dizem ter visto um animal muito parecido com um gato, mas que possui chifres na cabeça. Em algumas culturas – como a céltica, a nórdica e a egípcia – é comum a reverência a gatos e até mesmo a crença de que os deuses tomavam a forma de felinos quando desciam ao plano mortal.

Nem sempre os gatos foram vistos com bons olhares. Na Idade Média, eles foram perseguidos até mesmo pela Igreja, pois a mesma acreditava que eles encarnavam o demônio e, por isso, eles eram queimados juntamente das bruxas.

As teorias para a aparição do suposto felino chifrudo são várias, entre elas, há a de que o que foi visto foi um hibrido entre duas raças que tem as orelhas pontudas e levantadas para cima – fato que poderia ter confundido os olhos de vários. Outra teoria é a de que ainda existem várias espécies que não foram descobertas nas mais de 17.000 mil ilhas do arquipélago.

Não existem registros oficiais, o que se tem são apenas relatos dos nativos. Já imaginou ver um gato de chifres andando em cima do muro? Acho que alguém iria dizer que ele realmente está possuído pelo demônio, antes de mais nada…

Achou interessante? Que tal conhecer outros animais estranhos? Confira a seguir:

O que achou das criaturas? Será que existem mesmo?

Acompanhe a série e conheça outras curiosas criaturas lendárias.

 

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/