Minilua

Curiosidades no mundo da música #4

Não são apenas os animes, séries e filmes que possuem “curiosidades curiosas” que podem ser contadas. Um dos assuntos que praticamente agrada a todos, também as tem: a música.

Em seu mundo, já nos deparamos com diversos fatos que vão desde o surpreendente e impressionante até o bizarro e engraçado. E que tal conhecer alguns desses fatos? E se já os conhece, não custa nada relembrá-los.

TOP Funerais:My Way” (Frank Sinatra)

Você não leu errado. Todos os anos na Inglaterra são realizadas pesquisas com a finalidade de verificar qual música é a mais tocada nos funerais britânicos. “My Way” tem a preferência de 15% das escolhas e está no topo desde 2006. Completando o TOP 3, estão “Time to Say Goodbye” (Sarah Brightman/ Andrea Bocelli) e “Wind Beneath My Wings” (Bette Midler). Nas funerárias ainda existe censura para as escolhas das músicas como, por exemplo, “Imagine”de John Lennon.

Acabando com a Carreira: “Rock Me Tonite” (Billy Squier)

Sendo apontado como o pior videoclipe da história em uma pesquisa com 400 produtoras musicais, “Rock Me Tonite” acabou com o sucesso de Billy Squier. O clipe seria para definir como o cantor sentia-se que, segundo suas palavras, era a de um garoto sexy. Porém a mensagem passada acabou sendo outra. Saiu com a aparência de um homossexual e não demorou muito para que acabasse sendo chamado de gay nas ruas. Seus shows não enchiam mais estádios como antigamente. O diretor da produtora em que o vídeo foi gravado disse que o clipe era “uma grande merda”. Até então, aquele videoclipe era o mais caro da produtora.

Vivendo Menos: Rockstars

Segundo uma pesquisa elaborada no Reino Unido, na “Universidade John Moores”, os rockstars realmente vivem menos. O estudo abrangeu artistas dos 1000 principais álbuns de rock e música pop, sendo que após 03 a 25 anos de fama estão 1,7 vezes mais propensos à morte do que “pessoas comuns”. A maioria das mortes foi causada por problemas relacionados às drogas e ao álcool (30%)

Lendas no Mundo da Música: Elvis não morreu!

As “lendas” aqui referidas não estão relacionadas às pessoas de sucessos na carreira musical, mas sim a boatos que rondam seu mundo. Muitas teorias dizem que Elvis estaria cansado do assédio da imprensa, então forjar a sua morte resolveria isso. A conspiração ainda relata que foi morar na Argentina para viver tranquilamente. Também surgiu o boato que um boneco de cera foi encontrado em seu caixão.

Outras Lendas

Não é somente o Elvis que as lendas rondam, mas também Gene Simmons (integrante da banda Kiss). Dizem que através de uma cirurgia, uma língua bovina foi implantada em Gene. Seria apenas um boato? Paul McCartney também não ficou de fora. Muitos dizem que o cantor já está morto! Ele teria morrido em um acidente de moto em 1966 e como a banda estava em seu auge, o “substituíram” por um sósia. E não pára por aí. Também existe envolvimento de Pink Floyd com o Mágico de Oz, Xuxa e o ocultismo, Mozart e “seu” gnomo, assim como uma das mais conhecidas lendas: O Clube dos 27.

Polêmica e Controversa: “Smack My Bitch Up” (The Prodigy)

Uma lista elaborada pela empresa PRS For Music através do voto popular tem como a primeira posição a canção do grupo The Prodigy, sendo escolhida como a canção mais polêmica de todos os tempos. O segundo lugar ficou com “God Save The Queen” (The Sex Pistols) e a terceira colocação foi para “Relax” (Frankie Goes To Hollywood). Marilyn Manson, Ozzy Osbourne e Eminem também aparecem no TOP 10.

Recomendando uma Música: “Requiem” (Mozart)

Um jovem que havia nascido “profundamente surdo” passou a escutar graças a um implante. Sabendo que poderia ouvir pela primeira vez, em uma rede social perguntou qual música que deveria escutar. Inúmeras sugestões foram dadas, mas a escolhida foi “Requiem”

“Quando o Requiem de Mozart começou a tocar, fiquei impressionado por sua beleza. Em um ponto da canção, soou-me como se os anjos cantassem e subitamente me dei conta de que esta era realmente a primeira vez que podia apreciar a música. As lágrimas correram por minha cara e tentei escondê-las. Mas quando olhei ao redor vi que não tinha um só olho seco dentro do carro. Finalmente entendi o poder da música.”

Conta, após sua experiência de ter escutado tal canção.

E você leitor, que música recomendaria para quem fosse escutar alguma pela primeira vez na vida?

Me adicione no Facebook: Nandy Martins