Minilua

Curiosidades sobre “Game of Thrones”

 

Para entrar no clima ouça:

Game of Thrones Theme 

Repleta de violência, sexo, guerras, conspirações, traições e jogos de poder, a série de livros As crônicas de Gelo e fogo, do autor George R R Martin, começou a ser escrita ainda na década de 90.

O primeiro livro intitulado como Game of Thrones (que deu nome a série) foi publicado em 1996 e teve mais tarde os direitos comprados pela HBO em 2007, o que gerou uma série de TV, contando com duas temporadas exibidas até o momento.

E é sobre fatos curiosos desta incrível obra de fantasia épica que o Minilua vai falar hoje!

Inspirando-se em escritores como: Isaac Asimov, H.P. Lovercraft, Tad Williams e J. R. R. Tolkien (notou a semelhança?), o autor George R R Martin hoje é uma referência entre escritores do gênero.

George R. R. Martin, ao contrário do que muitos acreditam teve uma infância difícil, como o seu pai nunca tinha emprego fixo, o jovem confeccionava gibis e os vendia para seus vizinhos.

Aos 21 anos ele se formou em jornalismo e mais tarde começou a escrever romances, contudo o seu 4º livro (Armageddon Rog) quase o fez desistir da carreira de escritor devido ao grande fracasso de vendas.

A carreira de George deslanchou mesmo quando ele foi para Hollywood trabalhar como roteirista e produtor de seriados.

No início dos anos 90 na condição de best-seller o autor deu início a sua mais expressiva obra, As Crônicas de Gelo e Fogo, que no ano de 2011 com o lançamento da série pela HBO levariam George a ser reconhecido mundialmente como um dos maiores romancistas de todos os tempos.

As Crônicas de Gelo e Fogo não se limitam a simples conflitos por um trono, o autor idealizou um mundo muito semelhante à Idade Media, porém recheado de personagens misteriosos, criaturas mágicas e mitológicas. onde muita coisa acontece ao mesmo tempo.

Para se ter uma ideia, passaram-se apenas dois anos entre os fatos narrados no primeiro livro (Guerra dos Tronos) e o quinto (A Dança dos Dragões).

Os livros já lançados até o momento foram: Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. Além destes ainda sairam mais dois que devem se chamar: Os Ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera.

Cada temporada da série de TV criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO corresponde a um livro, sendo que a segunda temporada teve adicionado alguns elementos do terceiro livro.

Falando em livros, sabia que a edição brasileira somando os 5 livros lançados dão um total 3640 páginas, 344 capítulos, 5,5 Kg. Se todos os livros já vendidos fossem enfileirados, formariam uma linha reta que vai do Brasil até a Mauritânia, no norte da África. Totalizando 3,6 mil quilômetros

1528 é o número de assassinatos nos 5 livros lançados, se dividíssemos o total de personagens mortos violentamente daria cerca um assassinato a cada 2,3 páginas.

Os cenários criados pelo autor são descritos nos livros com um grau impressionante de minúcia e realismo formado por 3 continentes principais: Westeros, onde ocorre a maior parte da história constante batalha pelo trono de ferro. Essos, que é separado de Westeros pelo Mar Estreito, é o maior dos 3 continentes. Sothoryos, que é o mais misterioso dos 3, sabe-se pouco sobre a respeito.

Além de forjar o novo mundo, George criou os mais diversos povos, raças, crenças bem como períodos estações climáticas bem definidas, com verões que duram anos e invernos que duram vidas. “The Winter is coming.”

Os sete reinos de Westeros vivem em um emaranhado de constantes traições, intrigas, alianças e conspirações envolvendo os 9 principais clãs do continente:

 

GreyJoy – Saqueadores por Natureza

 

Stark – Mestres da Região Norte

 

Lannister – Os Mais Ricos de Westeros

 

Targaryen – Domadores de Dragões

 

Baratheon: Sangue Valiriano nas Veias

 

Martell – Herdeiros da Cultura Roinar

 

Tully – A Casa das Terras Fluviais

 

Arryn: Descendentes Diretos dos Ândalos

 

Tyrrel – Senhores das Planícies Férteis

 

Outras Curiosidades

 

Tyron Lannister

O carismático e irônico anão Tyron Lannister conquistou o mundo, a ponto de seu ator Peter Dinklage (de 42 anos e 1,35 m de altura) ter levado pra casa o Emmy e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pela atuação. O mais engraçado é que na primeira temporada o nome de Peter mal aparecia nos créditos, agora é o primeiro a aparecer. O que um Emmy não faz, não é verdade?

Fim da série

Como Martin já está em idade adiantada, os leitores se questionavam se ele sobreviveria para escrever os 2 livros restantes e se a série da HBO não seria afetada. Mas Martin já contou aos produtores o desfecho dos personagens principais, caso ele não complete sua obra.

10 milhões foi quanto custou, em dólares, o primeiro episódio da série. É grana que não acaba mais. Daria para produzir 50 capítulos de uma novela como Avenida Brasil, por exemplo. Uma temporada inteira de Game of Thrones não sai por menos de 60 milhões.

62 400 É o preço (em reais) que você precisa pagar se quiser ter um Trono de Ferro de verdade na sua casa. Na loja da HBO, uma réplica da cadeira mais cobiçada de Westeros está a venda por 30 mil dólares. O trono tem mais de 2 metros de altura e pesa 158 quilos – e é perfeito para você assistir aos episódios da série de TV like a boss king. Só não garantimos que a cadeira seja muito confortável.

A maior parte da filmagens foram realizadas na Irlanda do norte, também em Malta, Croácia e Islândia.

Ao todo já foram comercializados mais de 15 milhões de exemplares no mundo todo, no brasil marca é de mais de um milhão.

O especialista em linguística Davi Peterson criou a linguagem Dothraki para a série, que agora consiste de mais de 3 mil palavras.

Sean Bean chocou os espectadores da série (que não tinham lido os livros, obviamente) com sua inesperada morte, no fim da primeira temporada. Curiosamente, isso também aconteceu em O Senhor dos Anéis, já que seu personagem, Boromir, também morre no início da saga, em A Sociedade do Anel. Pobre Sean Bean, sempre acaba morrendo!

A história de Martin é tão complexa que na versão impressa são 31 personagens principais e cerca de 1000 coadjuvantes.

12500 anos é o tempo passado desde a chegada dos primeiros homens a Westeros até o inicio do conto no primeiro livro e inicio da serie. Naquela época, não haviam castelos, nem estradas e muito menos os tais tronos que provocam tanta guerra… Mas isso, isso é assunto pra outro post!

E nessa vibe de terceira temporada, aproveite e faça o teste da Superinteressante para saber a qual casa você pertence! Clique aqui para fazê-lo e depois volte ao Minilua e compartilhe com a gente!