Minilua

Desenhos que marcaram época: Avatar a lenda de Aang #52

Pois é, e a cada semana, você confere os mais diferentes desenhos. Ou melhor, do Cartoon, da Nick, da Fox Kids. Com vocês, um dos que mais marcaram época. Mais do que isso, um dos mais interessantes também. Veja só:

Item 1- Como tudo começou

E sim, pensando bem, parece que foi ontem, não é mesmo? Estão lembrados, 2005, 2006… Pois é, quem não se lembra do desenho? Eu, por exemplo, não perdia um episódio se quer. Ou melhor, de manhã, de tarde, a noite. E um detalhe: com os mais diferentes personagens. Do lendário Avatar, passando por Katara e Sokka. Não obstante, é claro, aquela que seria conhecida como uma das mais doces princesas: Claro, a princesa Azula.

Na época, é bom que se diga, o desenho rapidamente conquistaria a todos. Pra se ter uma ideia do fenômeno, ele não apenas conquistara os jovens, como também, uma série de fãs pelo mundo. De crianças e adultos, passando pelos mais diferentes públicos. E o mais importante: tornando-se a época, uma das maiores audiências do período.

É bom que se diga, que nem sempre o desenho obteve tantos êxitos. Nos primórdios, por exemplo, rivalizada com uma série de atrações da Nick, e não só isso, do Cartoon também.
Na Nick, por sua vez, seria exibido nos mais diferentes horários. Não menos importante, em uma das faixas mais relevantes da Rede Globo: Sim, a TV Globinho.

Bastante conhecido, o desenho ainda contava com uma série de elementos interessantes. Em sua base, no caso, dois mundos principais: o mundo material, e o mundo espiritual. O segundo, aliás, uma espécie de refúgio para o personagem. Soma-se a isso, quatro “nações diferentes”. São elas: a da água, da terra, do fogo, e do ar. Uma delas, aliás, nomeada de “Nação do Fogo”.

Além destas, há também uma quinta nação específica: a chamada Ordem da Lótus Branca”. Esta, no caso, formada por velhos e antigos “dobradores”.

É bom que se diga, que cada personagem pode controlar os mais diferentes elementos. Talvez daí, o termo dobradores.

Item 2- O sucesso obtido

É, e como visto, o desenho realmente conquistara a todos. Não obstante, seria tema nos mais diferentes produtos: De bonecos e camisetas, passando por fichários e cadernos. Não menos importante, os vários jogos realizados. Entre os quais: “Avatar: The Last Airbender”. “Avatar: The Burning Heart” e “Avatar: Into the Inferno”.

Cada qual, é claro, em vários consoles diferentes: de Playstation e Nintendo, ao lendário Game Cube.
Com o sucesso obtido, a atração ganharia uma série de prémios ao longo dos anos. Na Nick, por exemplo, seria indicada em duas oportunidades: 2007- 2008, como “Desenho Favorito”. Ainda em 2008, ganharia o chamado “Kids Choice Awards em 2008”. Neste último, a sua escolha como “desenho favorito”.

É importante frisar, que a atração contaria com três temporadas específicas. A primeira, e mais importante, iniciada há 10 anos atrás. Já a última, bem… finalizada em 2008. Ao todo, foram mais de 60 episódios realizados. Cada qual, com mais de 20 minutos de duração.

Atualmente, o desenho pode ser visto nos mais diferentes meios. De canais on-demand, passando por vários vídeos no Youtube. Seus fãs, é claro, reunidos nas mais diferentes páginas.

E você, gostava dele? Não se esqueça de participar!