Minilua

Desenhos que marcaram época: Garfield #8

O personagem, bastante conhecido por todos, é uma criação do cartunista Jim Davis. Seu nome, uma clara referência a James Garfield Davies, avô de Jim.

– Em sua primeira tirinha, o gato seria apresentado de uma forma bem diferente. Naquela oportunidade, junho de 1978, com traços disformes e olhos pequenos.

– Na televisão, seu aparecimento aconteceria ainda na década de 80, mas especificamente em 1982. Com o sucesso obtido, uma nova atração é criada, nascendo a partir de então, a série animada “Garfield e seus Amigos”.

– Por aqui, o desenho seria apresentado a partir dos anos 90. Em uma primeira etapa, através da Rede Globo de televisão. Em meados da década, seus direitos são também adquiridos pelo Cartoon Network.

– A respeito de sua dublagem, ela seria feita por Carlos Marques. Veterano na área, ele é ainda responsável por inúmeros trabalhos, entre os quais: Super Mouse em “As Novas Aventuras do Super Mouse” e Gaguinho (Turma do Pernalonga).

– No ano de 1999, as tirinhas do personagem passam a ser coloridas. Na década seguinte, o primeiro longa-metragem é lançado: “Garfield, The Movie”.

– 4 anos mais tarde, em 2008, uma nova sequência: “Garfield Fun Fest”. Em alta, uma terceira animação seria feita, “Garfield Pet Force” (2009).

– Na fase atual, suas histórias são reproduzidas em mais de 2500 jornais. Na televisão, o gato é ainda um dos “carros chefes” do canal Tooncast.

Personagens

Garfield

Odie

John Arbuckle

Nermal

Arlene