Minilua

Desenhos que marcaram época: Popeye #37

Sim, queridos leitores, chegou à hora de falarmos do marinheiro Popeye. Confira abaixo, um pouquinho de sua história. Uma boa leitura!

1) Como e quando ele surgiu?

R: O personagem em si, é uma criação de Elzie Segar. Amplamente conhecido, ele é difundido desde 1929. Seu país de origem, é claro, os Estados Unidos da América.

2) Na imprensa americana, qual a sua origem?

R: Na mídia americana, a estreia feita no New York Journal. Bem sucedida, ela agradaria a todos, das crianças aos mais velhos. O sucesso, aliás, não parava por aí, culminando, todavia, em sua expansão para a televisão.

3) Qual a origem do seu nome?

R: Em uma tradução livre, os seguintes significados: “olho estourado ou olho arrebentado”. Tais títulos, por sinal, relacionados à sua condição de marinheiro e de caolho.

4) Na televisão, como ele seria difundido?

R: Basicamente, da mesma forma que nas tirinhas. Sua distribuição, por meio dos irmãos Dave e Max Fleischer. Ainda na TV, o seu aparecimento em 1933.

5) E por falar na TV, quantas temporadas já foram produzidas?

R: O número, na realidade, é bastante incerto. Sabe-se apenas, que ele ultrapassa a marca dos 220 episódios. Em outra vertente, os diversos estúdios produtores, entre eles: Fleischer Studios (1933-1942), Famous Studios (1942- 1957), King Feature Syndicate (1960-1962) e Hanna- Barbera (1978-1988).

6) Entre os personagens do desenho, quais os principais?

R: Olivia Palito, Brutus, Dudu e Bruxa do Mar. Não menos importante, o inveterado Dudu, e o seu fascínio por hambúrgueres.

7) Quais os bordões mais conhecidos?

R: Ao longo da animação, diferentes bordões seriam adotados. Entre os mais conhecidos, destaque para: “Macacos me mordam” e “Popeye, socorro, Popeye”.

8) No Brasil, como aconteceria a sua exibição?

R: Por aqui, o desenho tem sido apresentado desde os anos 60. Entre as emissoras abertas, a Excelsior (extinta), Bandeirantes, SBT, Globo e Record. Já na TV a cabo, a sua disseminação por meio do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast. Ainda no Brasil, a dublagem feita por um dos mais respeitados profissionais: Orlando Drummond Cardoso.

9) Mas afinal, porque o espinafre do Popeye é sempre enlatado?

R: Diferente do que muitos imaginam, a iguaria é bastante comum nos Estados Unidos. Sua comercialização, através de latas semi lacradas. Um dado interessante: Nos anos 30, o produto sofreria um acréscimo de 30% nas vendas. Seu maior atrativo, entre as crianças e os adolescentes.

10) Para a sua comercialização, quais são as plataformas utilizadas?

R: Atualmente, inúmeros são os produtos comercializados. De Jogos e DVDs a camisetas e HQs.