Desenhos que marcaram época: Turma da Mônica #53

Pois é, e antes de tudo, não! Eu não bati a cabeça. Aliás, como não gostar dos personagens? Da Mônica, Cebolinha, Cascão…Com vocês, um pouquinho mais sobre o desenho. Sua história, personagens, cenários…Sim, vale a pena conferir:




Item 1 - Como tudo começou

2237ae68f2acfeff40e8dec2d921c8c2.jpg

E sim, pensando bem, nem parece que tantos anos se passaram. Pra se ter uma ideia, o desenho é sim, um dos mais antigos em nossa TV. Mais do que isso, um dos mais queridos também.

Em sua base, como se sabe, uma série de personagens queridos. Entre os quais: a Mônica, o Cebolinha, o Cascão… O Cascão então, um dos mais amados até hoje. Não obstante, as amizades com Franjinha e Cebolinha.

Bastante conhecida, a atração faria sua estreia há mais de 20 anos. Mas especificamente, no longiquo 1976. Somava-se a isso, uma das figuras mais icônicas de todos os tempos: o cartunista Maurício de Sousa.

Simpático e divertido, ele conquistaria não apenas jovens e adultos, mas sim, uma legião de fãs pelo mundo. Tanto é verdade, que não apenas os gibis seriam traduzidos, como também mais de 200 episódios até hoje.

Na TV, por exemplo, o desenho seria exibido nos mais diferentes horários. Entre os mais conhecidos, o período da manhã e da tarde. Não obstante, é claro, a sua exibição em um dos canais mais celebrados: o Cartoon Network.

Atualmente, já são mais de 309 episódios. Já os dubladores, bem, alguns dos mais conhecidos por todos.




2 - O sucesso obtido

E sim, como visto, não é apenas no gibi, que a atração conquista adeptos. Pra se ter uma idéia, já são inúmeros os DVDS lançados, e não só isso: uma série de produtos também.

Entre os mais conhecidos, claro, os CDS, DVDS, almanaques…Na TV, por exemplo, seria tema nos mais diferentes especiais. Incluindo aí, faixas como a “TV Globinho”, e horários na RTP (emissora portuguesa).

Em sua equipe, aliás, uma série de dubladores famosos. Entre os quais, nomes como o de Marli Bortolleto (como Mônica) e Angélica Santos (como Cebolinha).

Ainda no desenho, os mais variados ambientes: ou seja, o quarto da Mônica, Cebolinha, Cascão…Não menos importante, um dos personagens mais amados por todos: claro, o lendário Sansão.

Atualmente, a atração pode ser vista nos mais diferentes de meios: de canais on demand, passando por vários vídeos no Youtube. Eu, por exemplo, nunca me canso dos personagens.

PS: E pra você, que personagem você mais gosta? Não se esqueça de curtir.

  1. Guilherme

    22 de abril de 2015 em 01:20

    tenho 27 anos e comecei a curtir a turma da monica aos 6… sao maravilhosos

  2. marinaleal25

    5 de abril de 2015 em 22:13

    Meu personagem favorito?!… A Marina ^^

  3. Mutley

    3 de abril de 2015 em 19:01

    Me lembro de uma historinha que li , eu não me recordo qual era o nome do título , mas era mais ou menos assim : o Cebolinha tentava mais uma vez como de costume roubar o coelhinho da mônica , ai ele entra na casa dela pela janela , fica procurando por todo o canto ,(a mônica não estava em casa) , ai ele abre o armário e cai um monte de sansão em cima dele , ele entra em pânico e começa a fazer altas conspirações huehuehehuehue , mas sério mesmo , a única ideia que eu tive de que essa obra realmente atravessou gerações foi quando vi que minha mãe também via as mesmas histórias a uns 40 anos atrás.

  4. Rodrigo Duarte

    3 de abril de 2015 em 18:56

    Meu preferido sempre foi o Cebolinha. A praga do politicamente correto está afetando até a turma da nossa querida dentuça, ops… (bullying)… Da nossa querida Mônica, não se pode ser mais moleque no Brasil, agora o funk é liberado para todas as idades as crianças podem cantar, fazer apologia ao uso de drogas e copular em plena rua que nada acontece , é muita hipocrisia…

    • Adriano Saadeh

      6 de abril de 2015 em 07:38

      Adorava as histórias com o Louco

  5. André Silva

    3 de abril de 2015 em 17:14

    Atualmente eles fazem uns episodios chamados ‘Monica Toy’, recomendo que deem uma olhada, são bem curtos mas bem engraçados.

  6. André Silva

    3 de abril de 2015 em 16:53

    Adoro turma da Mônica, esses personagens estão presentes na minha vida desde os meus cinco anos, quando eu ainda nem sabia ler, comecei vendo as figuras nos gibis e logo aprendi a ler. De lá pra cá (hoje tenho 17 anos) nunca fiquei longe dos personagens, continuo comprando e colecionando os gibis, tenho uma caixa e um pedaço na estante cheia de gibis deles, todos embalados e bem conservados. É tanto amor por essa turma que só de ver alguma referência a eles em algum lugar (como nesse post) que já fico alegre, sinto algo especial. Espero um dia ainda conhecer o Maurício, esse cara sim é um gênio, hoje ele não faz mais histórias da turma, somente o pessoal do estúdio, mas basta ver alguma história feita por ele antigamente pra ver a qualidade.

    • Adriano Saadeh

      6 de abril de 2015 em 07:39

      Eu comecei a gostar a de ler cedo com esses gibis das turma da Mônica, que saudades…

  7. Jeff Dantas

    3 de abril de 2015 em 16:43

    • Blue

      3 de abril de 2015 em 21:09

      Eu lembro, Horácio, um dos meus favoritos, sempre pensando e comendo alface.

    • Blue

      3 de abril de 2015 em 21:06

      Eu lembro, Horácio, um dos meus favoritos, sempre comendo alface e pensando.

    • Caciano

      3 de abril de 2015 em 16:55

      lembro mas so vi em quadrinhos…

      • Jeff Dantas

        3 de abril de 2015 em 17:06

        Sim, ele aparece só de vez em quando… 🙂

  8. Caciano

    3 de abril de 2015 em 16:25

    existem outros do estilo Oblongs?, lembro até passava pelas 11 esses tipos de desenhos, sendo assim, perdi de ver muitos bons!

  9. Jeff Dantas

    3 de abril de 2015 em 16:01

    • Blue

      3 de abril de 2015 em 21:16

      Eu também, outro dos meus favoritos, gostava muito das histórias dele, eu também gostava da Dona Morte.

    • Greengineer

      3 de abril de 2015 em 16:36

      Não seria por ele ser gótico?

      • Jeff Dantas

        3 de abril de 2015 em 16:41

        Hahahaha até que faz sentido!! 🙂

19 Comentários
Topo