Minilua

Deus existe: mito ou realidade?

Desde muito tempo, as religiões têm vivido em contato direto com o ser humano e divulgado para os mesmos os ensinamentos de Deus, sendo que algumas delas até mesmo impunham esse ensinamento através da força. Entretanto, por volta do século XVI, a ciência começou a ganhar força e a bater de frente com várias religiões, pois contestava os conhecimentos divulgados – que, por sinal, eram considerados máximos e imutáveis.

 

Com o tempo, a ciência conseguiu mostrar o porquê de algumas coisas estarem erradas, como, por exemplo, o modelo geocêntrico que a Igreja católica adotou por muitos séculos, e que seria derrubado por Galileu se a própria Igreja não o acusasse de herege caso ele não retirasse a afirmação de que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário. Vale lembrar também que, além de considerá-lo um herege, a Igreja também o queimaria até a morte.

Hoje, a Igreja reconheceu a injustiça que cometeu, como foi exposto por João Paulo II, mas isso não quer dizer que as contestações tenham acabado.

Tanto que tudo estava para ficar ainda mais acirrado, quando no século XVIII surgiu o termo ateu – aquele que não acredita em Deus – justamente porque nessa época o pensamento já estava muito mais livre e ainda tínhamos o ceticismo científico, que questiona várias crendices através do método cientifico, que é quando se tenta provar uma dessas crenças através de experiências e fatos; acho que o maior exemplo disso é o trabalho de Charles Darwin, A Origem das Espécies, no qual o cientista mostra que todos os seres vivos são frutos de uma evolução que começou há muitos séculos.

Mas e quanto aos milagres considerados sagrados por algumas religiões? Como vimos em um post recente, como pode um corpo se conservar sem nenhum agente químico? Mesmo a ciência, depois de várias análises, não conseguiu explicar o que acontecia com aquele corpo.

Depois de tudo isso, eu pergunto a você, minilunático, como você acha que o universo funciona? Seria ele movido por uma Força maior? Ou será que tudo age de acordo com as leis da física? Deus realmente existe ou Ele é algo criado pela mente humana para explicar fenômenos inexplicáveis?

Não se esqueça de deixar sua opinião e tenha certeza de que a continuação desta série irá te deixar boquiaberto. Não perca!

Me adicione no Facebook: Nandy Martins

E faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/