Minilua

Os mais devastadores vulcões subaquáticos

Vulcões subaquáticos, também conhecidos como vulcões submarinos, são fissuras debaixo d'água na superfície da Terra, onde pode haver erupção do magma.

Muitos vulcões submarinos causaram caos em erupção ou um terremoto destruindo várias casas perto, deixando muitos desabrigados. Conheça os mais devastadores vulcões subaquáticos do mundo.

 

Costa de Tonga

Hunga Tonga fica a cerca de 30km de Falcon Island. O vulcão fica a cerca de 65 milhas acima de uma zona sísmica. Este vulcão entrou em erupção em 18 de março de 2009 causado pelo derretimento de duas placas tectônicas com quantidade excessiva de calor e pressão, resultando na grande erupção. Volcano se estende de norte a leste das Ilhas Fiji.

 

Loihi Volcano, Hawai

Loihi é uma montanha submarina localizada no sudoeste de High Island, no Havaí e teve um aumento de aproximadamente 3000 metros acima do Oceano Pacífico.  Loihi foi descoberto pela primeira vez em 1970, mas os cientistas afirmaram que ele não era ativo, mas Loihi provou ser um vulcão ativo mais tarde, em 1996, quando a primeira erupção aconteceu. Os cientistas estão convictos de que ele pode quebrar a qualquer momento a superfície de 10 a 10 mil anos.

 

Eldfell Volcano, Islândia

Eldfell está localizado a cerca de 600 metros de altura sobre Heimaey Island, Islândia. Muitas erupções vulcânicas têm ocorrido aqui porque está localizado sobre o cume do Atlântico, onde o norte-americano e euro-asiático estão se distanciando, causando muitas erupções vulcânicas. Sua erupção ocorreu de súbito sem que as pessoas pudessem alarmar a cidade. Destruiu toda a cidade e Heimaey Island foi imediatamente evacuada.

 

Vulcão Yasur, Vanuatu

Yasur vulcão está localizado na Tannu Island, Vanuatu. Yasur é um dos vulcões mais ativos. Sua erupção tem sido frequente durante os últimos 800 anos. A erupção começa com uma forte onda de choque e distribuição de enormes nuvens de fumaça em todo lugar. Então há uma enorme explosão de choque de rochas fundidas. Durante o dia eles são escuros e cinza, mas durante a noite, são cercados pela cor laranja.

 

Sumatra, Indonésia

Sumatra é uma ilha localizada no oeste da Indonésia. É a maior ilha da Indonésia e a sexta maior ilha do mundo. Sumatra é formada por longas cadeias de montanhas com 4.600 metros de altura e base de cobre com 50 kms de diâmetro abaixo da superfície do oceano. Há cerca de 90 vulcões nesta faixa e 15 deles estão ativos. 

 

Adaptado de weirdlyodd