15 dicas para melhorar a sua carreira hoje!

planejamento-estrategico-170308

Este post é o meu primeiro falando sobre o tema “Carreira profissional. Nos dias que correm, num cenário global competitivo e de constantes mudanças, qualquer pessoa no mercado de trabalho está atenta à progressão da sua carreira. Leia 15 dicas práticas que pode começar a aplicar hoje.

A maioria dos conselhos sobre carreira focam-se no grande plano: como progredir, como ganhar, como ser pro-ativo e mais um conjunto de aspectos de larga escala mas com pouca aplicação prática no dia a dia. De facto, é a nossa rotina diária que muitas vezes nos puxa para baixo – vamos trabalhar, ficamos 8 a 12 horas no escritório, voltamos para casa exaustos a nos sentirmos cordeiros em rebanho.

Para começar a dominar o rumo da sua carreira, deve começar devagar e com “passos de bebé”, analisando coisas imediatas que pode mudar para melhorar a sua carreira.

InternetLista101 - Comece por escrever uma lista de todas as coisas que fez hoje, no fim de semana passado e no mês passado para o ajudar a organizar-se e documentar as suas tarefas normais.

Quando tiver tempo livre, faça uma lista de todas as tarefas que tem sob a sua responsabilidade no seu trabalho. Organize-as por datas e detalhe exemplos específicos. Guarde esta lista e revisite-a na sua próxima avaliação de desempenho, na passagem a um novo ano ou quando receber uma aumento ou promoção. É uma forma organizada e sistematizada de manter um histórico da evolução da sua carreira. Isso é muito importante para que você possa saber o que te levou até onde você está agora.

2 – Envie um e-mail de agradecimento ou um reconhecimento.

Se mudou de trabalho recentemente, se foi promovido ou mudou de funções, talvez seja boa oportunidade para reconhecer quem o ajudou no processo de mudança. Invista algum tempo num reconhecimento pessoal, seja através de uma carta tradicional ou um e-mail. O respeito e toque pessoal transmitido por este tipo de atitudes criam um sentimento positivo a seu favor, que o(a) ajudarão a longo prazo. Assim como você gosta de ser elogiado, seus chefes também.

3 – Trabalhe na sua capacidade de escrita.

Para mim, o Megacubo faz parte integrante do melhoramento da minha própria capacidade de escrita. Começar um blog pode ser uma boa forma de trabalhar a sua capacidade de escrita. Ler é também fundamental. Crie o hábito de leitura na sua vida, vai ainda beneficiar de maior vocabulário e fluidez de palavras, melhorando a sua capacidade de expressão, escrita e oral. Saber se expressar é algo fundamental, principalmente se você tem ambição de crescer na vida, ou por acaso você já viu um chefe que não sabe falar na frente do seu grupo de trabalho?

4 – Tenha sempre os seus cartões de visita.

Sejam os seus cartões de visita profissionais, pessoais ou mesmo com a imagem do seu blog, faça sempre acompanhar-se deles. Nunca se sabe quando pode aparecer a oportunidade de os usar, entregando-o a alguém importante ou que possa ser um bom potencial contato, na perspectiva de progressão da sua carreira. Os cartões de visita refletem aquilo que você é e representa, além de criarem uma impressão positiva ao seu recipiente.

email-marketing5 – Envie um e-mail de contato.

Tem contatos profissionais com os quais não comunica há algum tempo? Envie-lhes um e-mail direto, informando do que tem andado a fazer. Pergunte-lhes também o que eles têm andado a fazer, como corre o negócio, etc. Um contato destes pode abrir-lhe a porta a uma oportunidade pela qual não esperava.

6 – Sugira uma solução para um problema persistente.

Esta dica aplica-se normalmente a aspectos pequenos do dia a dia. Fique atento(a) no seu local de trabalho ou nos projetos nos quais está envolvido(a). Por vezes existem problemas que parecem insolúveis mas que na realidade são simples de resolver, e preciso é que alguém tome a iniciativa. Seja você a diligenciar e avance para a resolução sem dar muito nas vistas. Com o passar do tempo, os seus superiores vão reparar.

7 – Construa a sua rede de conhecimentos na sua empresa.

Mantenha-se atento ao que se passa à sua volta na sua empresa. No início, numa nova realidade e novo local de trabalho, vai parecer estranho. Mas à medida que o tempo passa, vamos expandindo a nossa esfera e devemos trabalhar para aumentar a nossa rede de conhecimentos. É bom saber quem faz o quê e uma excelente atitude é estar atento(a), para ajudar alguém de forma pro-ativa. Vai ficar lembrado(a) como alguém sensível, atento(a) e prestável.

8 – Trabalhe os seus idiomas.idiomas intensivo 2008

Se não domina o idioma dominante na sua empresa ou se trabalha fora do seu País, agarre esta oportunidade com unhas e dentes. Para além de ser um desafio para si, transmitirá uma impressão generalizada de que é uma pessoa esforçada e que não desiste perante um novo desafio. Atualmente existem muitos recursos na Internet, desde websites, blogs, audiobooks e podcasts.

9 – Cultive uma apresentação cuidada.

Ajuda sempre ter uma apresentação cuidada, limpa e transmitindo saúde. Tenha sempre consigo acessórios higiênicos essenciais, como escova e pasta de dentes, fio dental, desodorizante, um pente ou escova, corta unhas, água de colônia sabonete líquido. Se vai ter uma reunião com um cliente importante a seguir ao almoço, experimente lavar a cara e os dentes antes. Ao refrescar-se, vai sentir-se melhor e transmitir uma boa imagem de si.

10 – Melhore o seu Curriculum Vitae.

Nunca é demais investir tempo a melhorar o seu Curriculum Vitae (CV). Garanta que o seu CV é direto com a quantidade certa de texto. Um bom CV não pode ser vago demais nem detalhado demais.

11 – Mantenha-se informado sobre a sua área de trabalho.

Seja dentista, arquiteto, advogado, engenheiro ou professor, nos dias que correm não há desculpas para ficar desinformado(a) na sua área profissional. Comece já hoje, atualize-se e leia publicações que tenham a ver com a sua área profissional.

12 – Prepare sempre os tópicos e notas para as suas reuniões. reunião altafim

Tem uma reunião mais tarde e sente-se nervosa(a)? Experimente escrever os tópicos que vai abordar, notas importantes e questões a colocar. Garanto-lhe, se mantiver a objetividade e se preparar para a reunião, não só mostrará trabalho de casa como ficará mais confiante para enfrentar eventuais dificuldades.

13 – Melhore a sua capacidade de fazer apresentações.

Este é um tema que assusta muita gente. E muitos pensam que é intransponível, que nunca na vida vão conseguir estar à vontade para falar em público. Saiba que esta capacidade pode ser trabalhada e que existem diversas técnicas de apresentação que, ao apreendidas e consolidadas, farão a maior diferença.

Uma boa técnica é gravar em vídeo apresentações de grandes oradores e ver e ouvir, imitando o seu discurso até fluir naturalmente. Quando se sentir inspirado(a) e tiver a sua apresentação preparada, filme-se a si próprio(a) e assista ao seu primeiro take. Note as suas falhas e onde pode melhorar. Treine, ensaie no carro, no banho, etc. e experimente fazer a apresentação para a sua família ou amigos. Volte a filmar e note as diferenças. Com tempo e treino, as suas apresentações vão sair naturalmente.

osom-table_rdd1v_578414 – Organize o seu espaço de trabalho.

Não só vai criar uma melhor impressão sobre si, como o vai ajudar a organizar os seus papeis e melhorar a sua produtividade perante os assuntos que tem em mãos.

15 – Planeje onde quer estar daqui a 5 anos.empresas_grafico

E crie um plano para lá chegar. Deve investir algum tempo nesta meditação e deve também planear e avaliar os diferentes possíveis cenários, medindo prós e contras. Socorra-se da sua família e amigos se for preciso e, para cada um dos cenários, estabeleça objetivos concretos. Depois de decidir para onde quer caminhar, com os seus objetivos traçados, terá que definir e medir durante o seu percurso, os fatores críticos de sucesso para atingir cada um dos seus objetivos.

Adaptado de manteraforma

  1. Truta Limão

    17 de outubro de 2013 em 22:08

    ‘-‘ q fuck aconteceu aki?

  2. Brendel Luis

    7 de setembro de 2013 em 18:54

    ótimas Dicas!!!

  3. Jaque-chan

    22 de junho de 2013 em 13:38

    E mais outra 22/06/2013

  4. Jaque-chan

    21 de junho de 2013 em 18:49

    Denovo uma postagem temporária? noss, q chato… kkkkkk 21/06/2013…
    xD

  5. Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

    15 de junho de 2013 em 22:53

    Post temporário… vai entender…

  6. kratos aurion

    6 de junho de 2013 em 22:08

    06/06/2013 post temporario para detecção de tema é postado as 21:43

  7. Jaque-chan

    4 de junho de 2013 em 22:26

    Post temporário… Denovo…

  8. Shun dlç

    2 de junho de 2013 em 22:57

    Xô firsts!!!

  9. Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

    30 de maio de 2013 em 19:30

    Legal esse post temporário.

  10. Sorin Markov

    28 de abril de 2013 em 10:12

    Oi

  11. Mime

    8 de abril de 2013 em 21:54

    temporaria de que?

  12. Hisoka

    18 de março de 2013 em 15:30

    Fui trollado de novo D=

    • jeandeassis

      18 de março de 2013 em 15:32

      Vc não foi o único, cara. xD

      • Jaque-chan

        21 de junho de 2013 em 18:49

        Terceira vez q eu sou… ‘-‘

  13. Vault Boy

    25 de fevereiro de 2013 em 22:54

    Só pra dar boa noite pros tonto que acha que esse post é novo 😀

  14. Eevee

    24 de fevereiro de 2013 em 11:54

    E o poste que ia ser apagado? rçrçrç

  15. Hisoka

    11 de janeiro de 2013 em 10:36

    Trollado pela postagem temporária

  16. Willian

    10 de janeiro de 2013 em 09:29

    lalalalom

  17. ~Le Negron

    8 de janeiro de 2013 em 22:32

    MINILUA TROLL

  18. Kirito Drogado

    8 de janeiro de 2013 em 22:32

    Postagem temporaria o/

  19. WAAAZAAAP

    8 de janeiro de 2013 em 21:41

    legal

    um post diferente d outros q vemos por aqui e útil 
  20. Altair Ibn-La'Ahad

    7 de janeiro de 2013 em 19:54

    engraçado é q qndo aparece esse post minha extensão funciona maravilhosamente -.-‘

  21. kratos aurion

    4 de janeiro de 2013 em 12:05

    só pra mim que apareceu de novo postagem temporaria

    • kratos aurion

      4 de janeiro de 2013 em 12:06

      faltou o ?

  22. Vault Boy

    25 de dezembro de 2012 em 22:19

    Like a Nostradamus do Ceará

  23. Shun

    18 de dezembro de 2012 em 21:15

    Eu aprendi a entender o objetivo desse post depois de tantas trolladas levadas

  24. ShadowKnight (Patrocinado pela Doritos)

    12 de dezembro de 2012 em 16:29

    Maldita extensão!

  25. Greg

    11 de dezembro de 2012 em 23:06

    Puts que preguiça de ler… 

  26. Gumball Watterson

    11 de dezembro de 2012 em 23:06

    No final o segredo para crescer no trabalho é ser esforçado, e é claro, ser reconhecido.

    Paz a todos, e mantenham suas mentes zen(sem uso de drogas).
  27. Choi Yuuki

    10 de dezembro de 2012 em 11:22

    Já vi a maioria. Mas essa… “Planeie onde quer estar daqui a 5 anos.” Não sei nem onde vou estar hoje de tarde, vou lá saber daqui cinco anos? ¬¬

  28. Nosferatu Capeta

    10 de dezembro de 2012 em 11:20

    isso denovo? ja vi umas 5 vezes

  29. John Fruscidepoi

    29 de novembro de 2012 em 18:53

    megacubooooo kkkkk

  30. Nepeta Leijon

    29 de novembro de 2012 em 18:53

  31. Shun

    19 de novembro de 2012 em 18:53

    Sempre trollando

  32. Shun

    18 de novembro de 2012 em 19:54

    De novo? isso já encheu o saco…

    • kratos aurion

      25 de dezembro de 2012 em 10:55

      é post temporario

  33. Sakai Ichiiro

    11 de novembro de 2012 em 10:05

    Chups

  34. Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

    6 de novembro de 2012 em 22:09

    Que doidera, fui trollado de novo. Post esquisito.

    http://minilua.org/m/motivacional/posters/b42dce047169089dd920a7aa335f82aa.png

  35. aina

    2 de novembro de 2012 em 14:23

    masoq? (inclusive voltei)

    • Capeta (Líder dos BlackWhite)

      2 de novembro de 2012 em 14:28

      oi çua limda

  36. Bruno Moreira

    2 de novembro de 2012 em 13:18

    Q post maluco é esse??

  37. Capeta (Vice-Líder do Minitsuki Zero)

    2 de novembro de 2012 em 13:18

    gostei do post 😀

    • @Nemesis

      2 de novembro de 2012 em 13:27

      eu não preciso melhorar a minha carreira ! eu já tenho uma boa 

      se precisarem do meu trabalho  me liguem ! 
      TEL : (69)6666-3333 
      Obs : só trabalho no fim de semana e feriados ! Mato qualquer coisa desde de baratas até fans de restart
      (por favor não peçam para mim matar O slender man, pois nós somos muito amigos)
      mato funkeiros tbm !
      • Jaque-chan

        21 de junho de 2013 em 19:03

        Quero que vc mate esses aqui:
        Justin Bieber
        Todos da “banda” restart
        Políticos corruptos(ou seja, destruir essa raça de filhos da put@)
        Emos
        Aquele fdp do q fexou o megaupload
        E, por fim, reviva o desgraçado q criou a matemática e mate ele denovo, só que dessa vez torture bastante.
        Só isso… Por enquanto… Quando surgir outra postagem temporária eu apareço por aqui denovo…

        • Jaque-chan

          21 de junho de 2013 em 19:55

          Nossa, já outra postagem temporária?! o.O”
          Esqueci de por na lista: Funkeiros.
          Agora sim. xD

      • Capeta (Líder dos BlackWhite)

        2 de novembro de 2012 em 14:39

        quero que vc mate eles: (vou escrever errado)

        laion quenedi
        qris redifidi
        istevi burnisaide
        ricardi eiquen
        lara crofiti
        barbi
        clairi redifidi
        eche do poquemom
        picashun
        os paparasis
        cau joson -zoa so fere ele
        leidi caga
        britinei isperis
        reistarte
        jasti bibe
  38. Macarrão no Pão

    2 de novembro de 2012 em 13:18

    Olá a todos

    • Bruno Moreira

      2 de novembro de 2012 em 13:27

      Fala ae!!! ;D

  39. Capeta (Vice-Líder do Minitsuki Zero)

    2 de novembro de 2012 em 13:18

    aaa fui trolladooo

    • Bruno Moreira

      2 de novembro de 2012 em 13:18

      kkkkkk! lol

  40. Johnny Rotten

    1 de novembro de 2012 em 17:26

    Mas q diabos é isso ? 

  41. Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

    1 de novembro de 2012 em 17:07

    Fui trollado!!! Isso é culpa da mãe do Kyle.

  42. Fernando Litre

    1 de novembro de 2012 em 09:44

    o que aconteceu agora

    • Fernando Litre

      1 de novembro de 2012 em 09:46

      minilua me trollando 

      • Lucas Henrique

        25 de julho de 2014 em 23:38

        Vou comentar aqui só para não ficar alone.

  43. Douglas anonimo

    30 de outubro de 2012 em 10:34

    ????????? 

    Wtf?
  44. Megmeth Ryüjinson

    30 de outubro de 2012 em 10:32

    Que macumba é essa nas datas dos comments?

    • ShadowKnight (Patrocinado pela Doritos)

      29 de novembro de 2012 em 11:33

      Sei lá!

  45. Psycho The Cat

    28 de outubro de 2012 em 16:09

    p7

  46. Shun

    28 de outubro de 2012 em 15:47

    Jujubas

  47. Psycho The Cat

    28 de outubro de 2012 em 15:47

    Lerei… daqui a pouco

  48. Artur Allen

    28 de outubro de 2012 em 15:47

    Que porra é essa?

  49. Ichigo Hollow

    23 de outubro de 2012 em 11:32

    lol

  50. Pedrão e as batata

    16 de outubro de 2012 em 22:08

    EITA PORRA!!!!!!!!!

  51. Ninja Vermelho

    12 de outubro de 2012 em 15:23

    Legal o post

  52. Angelo CaLi

    19 de setembro de 2012 em 00:56

    E o principal:babe o ovo do chefe!

  53. dolan (contra u ispassu tenporau )

    18 de setembro de 2012 em 14:00

    nao

    • Bill Gates

      28 de outubro de 2012 em 15:49

      Puq se faiz icuuu ???? ç~ç

  54. Pietro Anthony

    16 de setembro de 2012 em 14:18

    Só eu que vi o ‘Postagem temporária” ?

    • Gabriel Monti

      13 de março de 2013 em 09:13

      Eu vi, dai eu fui redirecionado para essa página

  55. Leon S. Kennedy

    20 de maio de 2012 em 00:35

    Lendo post’s antigos…Aliás, ótimas dicas É impressão minha ou a mulher da imagem 1 é vesga??

  56. Dattebayo

    18 de março de 2012 em 23:22

    Lendo post’s antigos… Aliás, ótimas dicas
    É impressão minha ou a mulher da imagem 1 é vesga??

    • ShadowKnight (Patrocinado pela Doritos)

      29 de novembro de 2012 em 11:08

      É impressão mesmo.

    • Ninja Vermelho

      12 de outubro de 2012 em 15:46

      Vai saber né!?!

74 Comentários
Topo