Minilua

Dicas para uma boa noite de sono

O sono tem importância vital para o funcionamento normal do nosso organismo, como por exemplo a liberação de hormônios indispensáveis ao nosso desenvolvimento. Noites mal dormidas podem desencadear sérios problemas, afetando nosso metabolismo. Alguns estudos apontam que a necessidade de dormir bem está associada à vitalidade física, assim como à nossa função imunológica.

Mas, por mais fácil que pareça dormir quando se está cansado, nem sempre conseguimos pegar no sono imediatamente após um dia cheio:

 

Tomar banho com aroma de lavanda

A lavanda é um aroma calmo que pode lhe ajudar relaxar. Aliada a um banho quentinho então, faz com que a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuam trazendo sensação de bem-estar.

 

Ler

Afaste o celular e computador, nada como o velho e bom livro para deixar a sua mente voar através da imaginação. Fazendo disso um hábito, você pode enviar sinais ao cérebro de que está na hora de descansar.

 

Meditar

Meditar traz muitas vantagens para a saúde e ajuda o cérebro a relaxar após um dia estressante. Você pode meditar deitado mesmo, ou sentado na cama, coloque uma música suave e simplesmente esvazie a mente.

 

Beber chá

Ingerir um chá calmante antes de ir pra cama é reconfortante. Alguns chás que podem lhe ajudar a dormir melhor: valeriana, erva-cidreira ou melissa, maracujá e maçã, camomila e flor de maracujá e lavanda com mel.

 

Apague a luz

Caso não consiga dormir totalmente no escuro, você pode acender uma luz azul, que auxilia o cérebro a produzir melatonina, hormônio que induz ao sono.

 

Dormir de pijama ou nu?

Alguns estudiosos dizem que dormir nu é melhor, pois regula a temperatura corporal e também reduz a sensação de fome durante a noite. Em contrapartida, se você não consegue dormir sem roupa, não se preocupe, vista um pijama de verdade, daqueles fofinhos e confortáveis, que mandam ao cérebro a mensagem que está na hora de dormir.

 

Deite de lado

Esta postura permite o alinhamento da coluna vertebral e mantém os pés no nível do coração, para estabilizar a pressão arterial. Coloque uma almofada entre os joelhos para deixá-los levemente flexionados, para relaxar a musculatura das costas e coxas. Utilize um travesseiro na altura do ombro para evitar torcicolos.