Minilua

Qual a diferença entre mp3, mp4, mp5, mp6, mp7, mp8, mp9, mp10…?

Não se preocupe. Se não sabe a diferença entre esse monte de MPs que estão sendo vendidos em camelôs e lojas Xing Lings, você é normal. Essa classificação começou a ser utilizada de maneira indiscriminada e não tem mais muita ligação com a sua verdadeira origem.

Tudo começou com o formato de música MPEG-1 Audio Layer 3, mais conhecido como MP3. Com eles, surgiram aparelhos para executar arquivos desse formato, os MP3 Players. O problema é que os tocadores também começaram a ser chamados carinhosamente de MP3. Aqui, já começou a junção do nome do formato com o do aparelho e também a confusão na cabeça do povo.

Depois, vieram os vídeos com a extensão mp4. Como passaram a ser chamados os aparelhos que executavam esses arquivos? MP4 também. O pior é que quase nenhum desses ditos “tocadores de MP4” suporta executar vídeos. mp4. Mas as pessoas passaram a achar que os aparelhos com uma função a mais tinham um MP maior. Acharam tanto que a coisa acabou virando verdade.

O pior é que por mais que você tente falar para alguém que esse lance de MP é invenção, ninguém acredita. Então, se não pode vencê-los, junte-se a eles. Abaixo está a lista com o que faz cada MP acrescenta ao aparelho.

* MP3 – Música
* MP4 – Vídeo
* MP5 – Câmera
* MP6 – Celular
* MP7 – Rádio
* MP8 – Jogos
* MP9 – TV
* MP10 – Dual-SIM
* MP11 – Tela de Toque
* MP12 – Bluetooth
* MP13 – Wi-Fi
* MP14 – GPS
* MP15 – Faz café (especulação)
* MP16 – Leva o cachorro para passear (especulação)

Mas, hoje em dia, essa ordem nem sempre é seguida ao pé da letra. Após o MP10, tudo virou o samba do chinês louco e ninguém é de ninguém

Fonte: Num Clique