Minilua

Os diferentes mapas do mundo #2

Além de ser dividido pelas fronteiras continentais e dos países, o mundo pode ser dividido de muitas outras maneiras, criando alguns mapas bem diferentes do que estamos acostumados a ver por aí:

Felicidade

Nós podemos dividir o mundo de diversas maneiras e uma delas é ver qual país tem as pessoas mais felizes. Desde junho de 2006, o Índice de Felicidade Internacional se tornou um parâmetro reconhecido por todos para determinar a felicidade média de um país.

Claro que ninguém saiu por aí perguntando o quanto alguém estava feliz. Esse índice usa três critérios, que são: Expectativa de vida, bem-estar do cidadão (que inclui diversas coisas como educação, saúde, remuneração, etc) e meio ambiente local (o cuidado e o tratamento com florestas e locais “verdes”).

A última vez que o IFI foi calculado, o resultado mostrou esse mapa, onde os brasileiros aparecem bem felizes:

Gostosura

Pode parecer meio machista, mas uma pesquisa feita em diversos lugares do mundo revelou o mapa das mulheres mais gostosas. Quanto mais verde é a cor do país, mais mulheres bonitas ele tem. O Brasil ficou em uma boa colocação, perdendo apenas para alguns países do leste europeu (Estônia e Letônia), Argentina e Colombia.

“Documento”

Dizem que tamanho não é documento, mas essa medida está bem documentada no mundo todo. O tamanho do pênis é um tema polêmico, mesmo assim uma pesquisa revelou a média do tamanho em cada país. Quanto mais verde, maior é a “arma”, já as cores mais quentes também indicam um “calibre menor”:

Heavy Metal

O Heavy Metal não é uma paixão nacional brasileira, longe disso. Mas em alguns lugares o som pesado é levado a sério. Por isso uma pesquisa foi em busca de uma resposta meio inesperada: Qual país tem o maior número de bandas de heavy metal para cada 100 mil habitantes?

A resposta é vista nesse mapa. As cores como verde e azul indicam um baixo nível de bandas, já o vermelho mostra que existem muitas bandas, chegando a mais de 50 grupos por 100 mil habitantes, ou seja, para cada 2 mil pessoas no país há uma banda tocando metal:

Homossexualidade

Em pleno o século XXI, nós ainda vivemos em um mundo cheio de preconceitos. Em alguns lugares esse problema é ainda maior. Países menos desenvolvidos e fundamentalistas religiosos não concordam com o homossexualismo. Em muitos casos, além de não gostarem de gays, eles os odeiam e existem leis proibindo relações de pessoas do mesmo sexo. Dependendo do país e como eles seguem seus preceitos religiosos, os gays são presos ou mesmo mortos.

Os lugares em vermelho mostram quais são os países que ainda proíbem o homossexualismo:

Virado

O fato do Brasil estar no Sul do Planeta, ou seja, na parte de baixo, é apenas uma convenção feita há muitos e muitos anos. Caso isso tivesse sido diferente, seria desse jeito que estaríamos acostumados a ver o mapa do mundo: