Minilua

Difícil de acreditar #1

Existem muitas histórias extraordinárias contadas por aí, que muitas pessoas acreditam, mesmo sem haver nenhuma prova. Porém, existem muitas histórias e fatos surpreendente que, ao contrário das lendas, possuem bases científicas e nos deixam igualmente de queixo caído:

A vida das lagostas

As lagostas, além de terem a aparência de aliens, são alguns dos animais com o ciclo de vida mais estranho do mundo. Primeiro: Elas não envelhecem como nós. É praticamente impossível determinar a idade de uma lagosta, pois ela não envelhece da maneira com a qual estamos habituados, pois sua força, capacidade de reprodução e aparência não variam com o passar do tempo.

Segundo: Elas nunca param de crescer! Existem relatos de pescadores que capturaram lagostas de até 27 quilos e quase um metro de comprimento. Isso ocorre pois os animais crescem sem parar. De tempos em tempos, as lagostas precisam trocar todo seu exoesqueleto para suportar o corpo crescido. Esse é um dos únicos fatos que ajuda a determinar se uma lagosta é mais velha ou não, pois com o passar dos anos ela diminui o número de trocas de seu exoesqueleto. Mas, até hoje, ainda não sabemos qual é a real expectativa de vida desses animais ou mesmo se podem viver para sempre.

Urso polar

Se um dia você ficar perdido em um lugar gelado e dar de cara com um urso polar, melhor fugir, obviamente. Mas se de alguma maneira conseguir derrotá-lo, é melhor não comê-lo. O organismo desse animal possui tanta vitamina A, que o corpo humano não consegue lidar, o que pode nos envenenar de tanta vitamina.

Átomos

Os átomos são compostos, basicamente, de espaço vazio, o que compõe mais de 99% deles. Por isso, se pudéssemos pegar todos os átomos que fazem parte do corpo de todas as pessoas do mundo e tirássemos todo o espaço vazio existente, todos os seres humanos caberiam dentro de uma maçã.  

As garras do camarão

Existe uma espécie de camarão muito especial no mundo, que possui uma das armas de defesa mais incrível de todos os tempos.

Os camarões conhecidos como mantis possuem habilidades incríveis em sua garra poderosa. Quando estão atacando, eles conseguem mover seu “braço” com uma aceleração de 102 mil m/s², o que pode ser comparado a aceleração de uma bala sendo disparada. A velocidade é tanta, que o ataque, quando atinge a vítima, pode ter uma força de 1500 newtons.

Esse movimento incrível ainda possui outro efeito colateral, que mais parece mágica. O rápido deslocamento da garra gera luz dentro das bolhas de água, em um efeito chamado sonoluminescência, que ocorre no momento em que as bolhas se implodem.

O jogo de xadrez

Todo mundo sabe que o xadrez é um jogo complexo e difícil de ter todas suas “manhas” dominadas. Mas ele é, na verdade, muito mais complicado do que se pode imaginar.

Se levarmos em conta todos os possíveis movimento do xadrez que podem ser desencadeados a partir do início, teremos um número incrível, que pode ser escrito assim: 10¹²³ (dez elevado na cento e vinte e um, o que representa o número 1 seguido de 123 zeros). Esse número é tão enorme, que se pesgássemos e contássemos todos os átomos existente no Universo, não chegaria nem perto do número dado pelo jogo.