Minilua

A difícil vida de um super herói no mundo real

Ter superpoderes é algo que praticamente todos os humanos do planeta desejam, mas poucos sabem que fazer coisas que beiram o impossível no mundo real pode ser muito mais complicado do que parece:

Soco

Todo mundo conhece o Superman e seu incrível poder físico, capaz de erguer prédios inteiros ou mesmo reverter a rotação do planeta Terra. Todo esse poder, no mundo real, poderia ser útil para as mais diversas coisas, porém os efeitos colaterais de tamanho poder seriam tão trágicos que provavelmente jamais superaria as benfeitorias.

Levando em conta que nem mesmo o Homem de Aço seja capaz de quebrar as leis da Física, podemos supor que, no melhor dos casos, seu punho, durante o movimento de um soco, pudesse chegar perto da velocidade da luz. Como um punho humano pesa em torno de 300 gramas, podemos calcular que o Super-Homem liberaria 200 quintilhões de joules quando desse o soco em alguma coisa ou alguém.

Agora vem o dado assustador. Tanto energia liberada em um ponto seria comparável a explodir 2800 bombas de Hiroshima no mesmo lugar ao mesmo tempo! O calor liberado por esse impacto seria de 5 mil sois juntos. Todos em um raio de 25 quilômetros seriam exterminados imediatamente e a Terra provável passaria por uma nova extinção em massa.

O martelo de Thor

Um dos itens mais famosos do mundo dos heróis é o martelo de Thor, principalmente pelo fato de que ninguém conseguir erguê-lo. Mas, na verdade, segundo os quadrinhos, o objeto só pesa algo em torno de 20 quilos, porém apenas aqueles que o merecem conseguem tirá-lo do chão.

Também existe o outro lado da história, que fala da origem do martelo. Segundo ela, a arma de Thor teria sido feita de uma estrela que estava morrendo e é aí que o martelo começa a se tornar perigoso. Estrelas, em seu leito de morte, encolhem, formando um pequeno corpo superdenso. Seria o mesmo que pegar toda a massa do Planeta Terra, inclusive você e todos que ama, e colocá-los em um espaço do tamanho de um simples cubo de 1 centímetro cúbico.

Nesse cenário, o martelo de Thor poderia pesar algo em torno de 4,5 quadrilhões de quilos. Com isso, bastaria que o martelo caísse sem querer no chão para exterminar toda a vida do planeta. A famosa bomba Tzar, a maior arma atômica já usada na história, foi capaz de criar uma explosão com mais de 64 quilômetros de altura, porém a queda do martelo de Thor geraria uma explosão 1,3 milhão de vezes mais forte! Ou seja, um simples tombo desse brinquedo geraria uma cataclisma similar ao que exterminou os dinossauros.

Para piorar, uma pessoa se quer poderia chegar perto desse martelo, pois a Lei da Gravidade de Newton afirma que dois corpos com massa se atraem mutuamente, sendo assim, alguém a trinta metros do martelo seria puxado em direção a ele a mais de 1200 quilômetros por hora!

Vida de super-herói no mundo real não é nada fácil.