Minilua

É possível viver sem respirar?

Basicamente um ser humano precisa, para se manter vivo, apenas respirar e se alimentar. E como todo mundo sabe, quando ficamos, mesmo que poucos minutos, sem ar, a coisa pode ficar feia e a morte pode chegar rapidamente. Então seria possível viver sem o bendito ar entrando em nossos pulmões?

Respirando

Utilizando-se de um grande conjunto de músculo, o corpo suga o ar para dentro, o levando até os pulmões. Em seguida os alvéolos entram em cena, fazendo um importante troca de gases, onde eles liberam o gás carbônico e deixam para o corpo utilizar o oxigênio, que é necessário para o corpo gerar energia.

Se isso não acontece, nosso corpo continua a produzir gás carbônico e como o cérebro é um grande consumidor de oxigênio, ele logo começa a ser afetado. Em poucos minutos as células dele podem começar a morrer, criando danos irreversíveis.

Por esse motivo a respiração é extremamente importante. E seria possível viver sem ela?

Vacina de ar

Imagine que por algum motivo qualquer, seu sistema respiratório falha e você para de respirar. Em um caso desse a morte é coisa certa. Só que agora uma invenção promete mudar isso.

Pesquisadores do Boston Children’s Hospital conseguiram criar uma partícula capaz de carregar oxigênios para as células sem que a pessoa tenha que respirar. O mais incrível que tal coisa pode sustentar uma pessoa por até meia hora sem os pulmões funcionando, algo que pode salvar milhões de vidas.

Imagine que alguém está em uma cirurgia e sofre um hemorragia pulmonar. Para que o pulmão volte a funcionar, o sangue tem que ser retirado, mas isso leva tempo e normalmente a pessoa morre ou danifica o cérebro antes de ter o pulmão liberado para funcionar. Mas com essa tal injeção, o paciente tem uma grande chance de sobreviver sem maiores complicações, pois os médicos tem tempo para “consertar” o problema.

Nem só no hospital

Além disso, essa incrível descoberta pode ser usada em outros lugares. Os militares poderiam, com a ajuda da vacina, ter um tempo embaixo da água de quase meia hora, sem ter que carregar nada muito grande. Ou mesmo para pessoas que trabalham no mar. Todas carregariam um injeção dessas e no caso de emergência a usaram, podendo salvar suas vidas em desastres.

 

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/