“ECAD, me processa!”

02

Você sabe o que é o Ecad? Em suma o Ecad é o órgão nacional que é incumbido de arrecadar e distribuir os direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

Mas você deve estar se perguntando.e o que eu tenho a ver com isso? O fato é que parece que as mudanças na internet propostos por parte de projetos de lei como SOPA, PIPA e o ACTA vem impulsionando cada vez mais a idéia de que se pode controlar a web.




Veja:




Leia este artigo retirado do Globo.com

RIO - A saga de cobranças inusitadas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ganhou mais um capítulo na semana passada. Os rapazes do blog Caligraffiti receberam na última terça-feira um email da entidade arrecadadora avisando que teriam de pagar direitos autorais pelos vídeos do YouTube e do Vimeo que apareciam no site. Surpreso, Uno de Oliveira, um dos responsáveis pelo blog, ligou para o escritório do Ecad em São Paulo, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de cobrança.

“Eles disseram que o YouTube paga, pois é um transmissor, mas os blogs são retransmissores e também têm de pagar”, conta o designer, “O Ecad está dentro da lei, não estão cobrando indevidamente. Mas a lei é totalmente desfasada. Eles se baseiam na lei para achar alguma brecha e ganhar mais dinheiro”, critica.

O Caligraffiti é um blog sobre design, arte, tecnologia e cultura. Tem boa visibilidade num nicho específico, com mil a 1.500 acessos por dia, mas não rende lucro para nenhum de seus sete colaboradores. A chamada para anúncios no lado direito do blog é voltada apenas para troca de apoios, prática comum na blogosfera. Cada um dos blogueiros tem seu próprio emprego.

Para um blog sem fins lucrativos, o valor cobrado pelo Ecad não é nada leve: R$ 352,59 mensais. O Caligraffiti foi classificado na categoria de webcasting, ou transmissão de programas originários da própria internet. Existem também as de podcasting (trechos de programas publicados na internet que podem ser baixados em mp3), simulcasting (transmissão simultânea inalterada) e ambientação de sites (uso de fundo musical no site).

Essas informações foram enviadas pelo próprio Ecad por e-mail a Uno, que pediu explicações sobre o motivo da cobrança. Ele critica o fato de a entidade cobrar por pacote, e não por vídeo exibido, como “uma espécie de legalização para publicar os vídeos”, independente da quantidade de músicas utilizadas em cada mês.

“Essa cobrança vai contra um princípio básico da internet, que é compartilhar e divulgar as coisas”, argumenta Uno.

Por orientação do advogado, Uno tirou o site do ar na semana passada, enquanto o caso era analisado. Num post publicado na última sexta-feira, ele diz que voltou após conversar com “blogueiros, advogados especializados e formadores de opinião” e “todos concordam que esse tipo de atitude inibiria a blogosfera brasileira, que utiliza muito material compartilhado de grandes canais de vídeo online. Por opiniões unânimes decidimos recolocar o site no ar e encarar a briga, caso realmente eles queiram isso”.

A assessoria do Ecad confirma que, pela lei, os blogs são obrigados a pagar por vídeos embedados do YouTube. De acordo com a interpretação da entidade, os sites são retransmissores pois “o uso de músicas em blogs se trata de uma nova execução”. Além disso, o Ecad argumenta que “não há cobrança em dobro, pois as diversas formas de utilização são independentes entre si”.

“O direito de execução pública no modo digital se dá através do conceito de transmissão existente na lei e presente no art. 5º inciso II da Lei 9.610/98, que transmissão ou emissão é a difusão de sons ou de sons e imagens, por meio de ondas radioelétricas; sinais de satélite; fio, cabo ou outro condutor; meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, portanto isso inclui a internet”, afirma a assessoria do Ecad.

A entidade nega que haja um trabalho de cobrança focado em blogs e sites, mas alerta que “todo usuário que executa música publicamente em site/blog ao ser captado, pode receber um contato”. O Ecad diz ainda que o seu foco é “a conscientização e o esclarecimento quanto à necessidade do pagamento da retribuição autoral, não somente por conta da exigência legal, mas pelo respeito aos autores e suas obras, não sendo blogs e sites nas características sugeridas nesta pergunta alvo de ação judicial”.

03

Não se engane, pois se de fato estas mudanças forem estabelecidas, com certeza o conteúdo que você acessa na internet também será afetado de alguma forma! Então bora protestar e divulgar esta noticia com seus amigos no Twitter e Facebbok!

Se quiser me adicionar no Face:

http://www.facebook.com/adrianosaadehminilua

  1. Luciano Boca

    25 de novembro de 2012 em 19:47

     Estes advogados que trabalham para um orgão improcedente como o Ecad é por que não conseguiram se destacar como verdadeiros profissionais do direito, então se apoiam em uma lei absurda, para sugar o dinheiro suado dos artistas!

  2. Luciano Boca

    25 de novembro de 2012 em 19:43

    Fiz um evento por lei de incentivo a cultura municipal, o evento era gratuito, o artista era o próprio autor, me deu uma carta abrindo mão dos próprios direitos, e o Ecad não aceitou! Bom eu decidi, que não pago, não pago e não pago, mais nem que a vaca tussa! 

  3. Biotto

    10 de março de 2012 em 18:53

    Argumentos parecendo desculpa esfarrapada pensada de ultima hora. Terei que pagar pelo toque polifônico pré-definido do meu celular também? :S

  4. Derpino

    9 de março de 2012 em 18:34

    o ECAD tb vai cobrar por musicas que as pessoas assobiam na rua

  5. Micigno Asliz

    9 de março de 2012 em 13:31

    O Ecad tá falindo, só pode ser esse o motivo.

  6. Marcelo Júnior

    9 de março de 2012 em 08:06

    Eu nasci! a 10 mil anos atraz!

    Pronto ECAD me processe cantei em um blog!

  7. TKD kyosanim

    9 de março de 2012 em 02:53

    Q me processem entao … seus FDPs …. p** na rosquinha do Ecad ! ….. viva a liberdade ! … muito pau na rosca dos FDPs !

  8. Senhor Madruga

    9 de março de 2012 em 01:38

    QUE O ECAD VENHA PULAR NO MEU  PEITO SE ELES TIVEREM CULHÃO DE  FECHAR O MEU  CANAL NO YOUTUBE E VOU SEGUIR O EXEMPLO DO DÂNIEL FRAGA VOUY RASGAR ESSA PORRA DE INTIMAÇAO VA MERDAA ECAD

  9. Avida Bloga

    9 de março de 2012 em 01:17

    Parabéns pela sua postagem, prestei muito atenção no que vc comentou e vou aplicar, pro Ecad vai ai
    Minha opinião: …………./´¯/)……. …………/….//…… ………../….//……. …../´¯/…./´¯…… .././…/…./…./.|_… (.(….(….(…./.)..).. ……………../…/. ………………. /… ………………(…..

    • Pedro

      9 de março de 2012 em 01:20

      FAIL KKKK

  10. Patrick Dias

    9 de março de 2012 em 00:54

    Num futuro alternativo para acessar a internet você terá que ler um livro de 1582 paginas sobre legislação virtual..acessar a internet será um ação regida por leis…advogados de “porta de cadeia” serão conhecidos por usarem internet discada…

  11. Lucas Rodrigues

    9 de março de 2012 em 00:41

    entao se eu cantar highway to hell – AC/DC vao me cobrar !!!! SHAUSHHUASHUA ME OBRIGUEM !!!!!!!!!!!!!!! bando de safado vao tudo morrer de fraldao no asilo kkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Lucas Nascimento

    8 de março de 2012 em 22:53

    E assim, o Brasil vai entrando na “modinha” dos EUA. Nosso país é uma sombra dos outros, isso é um fato. Ao invés de fazer diferente, cultivar a cultura livre e incentiva-la, entram nessa banalização de censura. 

  13. Lyz !

    8 de março de 2012 em 22:41

    E.C.A.D =Eu Certamente Amo Dinheiro

  14. Tarcisio Bruno

    8 de março de 2012 em 22:35

    Mais uma forma babaca de censura. Os desgraçados querem cobrar até pelo “Parabéns Pra Você”. Vão à merlim, seus filhos da fruta do ECAD!

  15. Kurama Youko

    8 de março de 2012 em 21:54

    e mais uma desculpa pra roubar a liberdade e o dinheiro das pessoas…
    #francamente

  16. Laert Valois

    8 de março de 2012 em 21:43

    E se eu fizer um vídeo com uma poesia minha, postar no youtube, no facebook ou qualquer outro… Posso cobrar? Ah… Vou atrás!!!

  17. Cleyton Silva

    8 de março de 2012 em 19:54

    (Desculpa minilua, nãoq ueria postar como resposta, vo lançar pela segunda vez ^^’)

    Pessoal, fiquem ligados nas próximas eleições, prestem atenção como se
    comporta um estelionatario. Quando conveniente, ele possui rosto lúcido e
    afetuoso, mas quando pego em flagrante em seus particulares momentos,
    sua face muda, geralmente mostrando a real perssonalidade dele como
    pessoa, e não como discursos.

     Mesmo q no fim nosso voto seja erronio por falta de opções e clareza
    (muiuto essa) do real ideal que o politico prega, façam o melhor que
    puderem.

     Percebam que a dioscurso mais usado é aquela que diz que o “x”
    acontecimento no gbarsil esta errado e que temos que mudar isso: onde
    esta a porposta, ele apenas disse oq todos ja sabem. Assim fica dificil
    votar.

     Então, comesem des de ja a aproveitar esse flagrantes que são expostos
    na internet, e prestem muita atenção na feição desse individuos quando
    estão despreparados para uma camera. Sério, é incrivel o poder que essa
    pessoas tem de mudar a face e aparentar alguem com lucidez. É um dom
    (vejam sobre estelionatarios- fica sugestão pro minílua uma matéria
    sobre estelionatarios: o assunto é muito amplo e intereçante, mais doq
    se pode imaginar).

     

     Conclusão: Pq falar isso?

     Mais doq nunca estamos vendo o mpeso que um deputado tem no nosso país,
    o quão absurdas são as leis que els propo~em, e o quão facil é para
    eles aprovarem essas leis entre eles. Depois desses fatos, não tem como
    negar: O ser é um sobrevivente. Possui facilidade em perssuadir a massa,
    e usa isso para sobreviver (no caso, dinheiro é o objeto)…. Enfim,
    por favor, considerem isso, pq eu mesmo acredito que não importa a
    velocidade, iremos ver mudanças. pssamos por um periodo onde finalmente o
    povo molda seus governantes, como ações do anonimus que tem sido
    elogiado por todos, todos que se informam, e desagradado a todos
    …governos xD.

     Com esse espaço que a internet acabol acarretando, entamos pisando em
    cima do tapete que usaram para ocultar coisas, e quanto amis avançamos,
    mais merda sai de baixo dele, como essa perola ai da matéria.

     

    Aos religiosos, esqueçam o apocalipse, deus não pode nos culpar por
    tentar tomar oq é nosso (direito de viver)- por favor, não abram essa
    discução, é só uma observação pra q todos andem em uma mesma meta.

     Aff… exagerei ^^’ … mas há outro caminho? Considerem as ideias que
    tentei expor, testem, simulem, pq eu me surpreendi como eles são
    desastrados … =p … não se pode mentir 24h por dia. E não se pode contar com um discurso decente e esclarecedor … o voto ocorrera, quer queremos ou não… então é isso ..

  18. Cleyton Silva

    8 de março de 2012 em 19:38

    Resaltando a moralidade que usam:

    “O Ecad diz ainda que o seu foco é “a conscientização e o esclarecimento
    quanto à necessidade do pagamento da retribuição autoral, não somente
    por conta da exigência legal, mas pelo respeito aos autores e suas obras”

    Ou seja, sempre que eles cobram essa multa, o artista recebe toda essa grana , pq eles jugam justo dessa forma… errado. A gravadora é a portadora dos direitos autorais. Pelo menos é assim que acontece com jogos. Todo esse fundo de moral em valorizar o artista, não passa de papo furado, porque o artista cedeu seu trabalho a empresa contratante. Não acredito que seja diferente no mundo da musica, mas com jogos, o criador da obra ao aceitar contrato com uma distribuidora, esta vendendo seus direitos sobre aquela obra, e assim, ele recebera como um funcionario (não cabe aqui o valor). Ap´so isso, sempre que alguem compra um jogo, quem lucra ´pe a distribuidora, então realmente é muito bonito esse pensamento né?

     Abusam da nossa falta de informação agora até com moral. E eu volto a perguntar. O cara paga a multa pro artista então? Sera que eles responderiam em materias públicas de acesso em massa?

    • Cleyton Silva

      8 de março de 2012 em 19:53

      Pessoal, fiquem ligados nas próximas eleições, prestem atenção como se
      comporta um estelionatario. Quando conveniente, ele possui rosto lúcido e
      afetuoso, mas quando pego em flagrante em seus particulares momentos,
      sua face muda, geralmente mostrando a real perssonalidade dele como
      pessoa, e não como discursos.

       Mesmo q no fim nosso voto seja erronio por falta de opções e clareza
      (muiuto essa) do real ideal que o politico prega, façam o melhor que
      puderem.

       Percebam que a dioscurso mais usado é aquela que diz que o “x”
      acontecimento no gbarsil esta errado e que temos que mudar isso: onde
      esta a porposta, ele apenas disse oq todos ja sabem. Assim fica dificil
      votar.

       Então, comesem des de ja a aproveitar esse flagrantes que são expostos
      na internet, e prestem muita atenção na feição desse individuos quando
      estão despreparados para uma camera. Sério, é incrivel o poder que essa
      pessoas tem de mudar a face e aparentar alguem com lucidez. É um dom
      (vejam sobre estelionatarios- fica sugestão pro minílua uma matéria
      sobre estelionatarios: o assunto é muito amplo e intereçante, mais doq
      se pode imaginar).

       

       Conclusão: Pq falar isso?

       Mais doq nunca estamos vendo o mpeso que um deputado tem no nosso país,
      o quão absurdas são as leis que els propo~em, e o quão facil é para
      eles aprovarem essas leis entre eles. Depois desses fatos, não tem como
      negar: O ser é um sobrevivente. Possui facilidade em perssuadir a massa,
      e usa isso para sobreviver (no caso, dinheiro é o objeto)…. Enfim,
      por favor, considerem isso, pq eu mesmo acredito que não importa a
      velocidade, iremos ver mudanças. pssamos por um periodo onde finalmente o
      povo molda seus governantes, como ações do anonimus que tem sido
      elogiado por todos, todos que se informam, e desagradado a todos
      …governos xD.

       Com esse espaço que a internet acabol acarretando, entamos pisando em
      cima do tapete que usaram para ocultar coisas, e quanto amis avançamos,
      mais merda sai de baixo dele, como essa perola ai da matéria.

       

      Aos religiosos, esqueçam o apocalipse, deus não pode nos culpar por
      tentar tomar oq é nosso (direito de viver)- por favor, não abram essa
      discução, é só uma observação pra q todos andem em uma mesma meta.

       Aff… exagerei ^^’ … mas há outro caminho? Considerem as ideias que
      tentei expor, testem, simulem, pq eu me surpreendi como eles são
      desastrados … =p … não se pode mentir 24h por dia. E não se pode contar com um discurso decente e esclarecedor … o voto ocorrera, quer queremos ou não… então é isso ..

  19. Connor

    8 de março de 2012 em 19:28

    Bora mata esse merda.

  20. Filipe ZS

    8 de março de 2012 em 18:39

     Podemos começar a dizer adeus pra internet que agente conhece hoje. Sempre soube que isso ia acontecer um dia!

  21. Ruth Oliveira

    8 de março de 2012 em 17:50

    não tem nem o que dizer… depois de ver o vídeo… o Daniel Fraga é um cara inteligentíssimo e tá coberto de razão,tem mt gente enchendo os bolsos por trás do ECAD… disso não há duvida..

  22. Macaco darth

    8 de março de 2012 em 17:49

    Eu fico sem palavras quando o assunto é ECAD,Brasil tá atrasado ,agora que está divulgando essa noticia por aí,aquí isso já é falado já faz um bom tempinho.

  23. Leonardo Prado

    8 de março de 2012 em 17:31

    filhos da puta,bando de vagabundo ladrao idiotas putoes meldicres corruptos  me ajudem façam outros insultos na respostas

  24. [LUTO]iori Yagami

    8 de março de 2012 em 17:16

    anonymous nos ajude nos por favor

  25. Anônimo

    8 de março de 2012 em 16:29

    Prender polico ladrão ninguem quer neh?
    #VERGONHABRASIL

  26. Hibari Kyoya

    8 de março de 2012 em 16:22

    mano,isso é uma idiotice,da onde eles tiram essas ideias?não consigo nem descrever o que eu sinto vendo uma porra dessas

  27. Fran Frassetto

    8 de março de 2012 em 15:19

    A Internet veio para derrubar todas as formas de controle das comunicações e democratizar a informação. Porém estão tentando de todas as formas impedir a propagação livre das idéias, arquivos, imagens e tudo mais que venha a desestabilizar as grandes corporações econômicas, políticas e muitas outras. Daqui a pouco irão cobrar direitos autorais dos vídeos que postamos nas redes sociais, frases, fotos, imagens e por ai vai. E o único jeito de controlar a net é coisas do tipo, PIPA, SOPA. E virá mais. Quem sabe eles não fazem como em países que bloqueiam o sinal de entrada ou de saída? Não podemos esperar para ver.

  28. Kouta H!'

    8 de março de 2012 em 15:17

    Essa do ecad é nova pra mim, e é mais uma que me faz ter menos vontade de viver num mundo como esse. Por mim tudo podia acabar hoje mesmo.

  29. Andy Sullivan

    8 de março de 2012 em 14:58

    Nós estamos baixando e divulgando o trabalho deles..
    Onde se encontraria um LP original do Led Zepellin hoje por ex.?
    Eles deviam agradecer pelo livre acesso na internet.
    Pois mais de 80% dos consumidores desses produtos,
    são pessoas indignadas com os impostos cobrados em cima de cada compra.
    Acabe com os impostos que acabamos com a pirataria.
    Simples assim.

  30. Iron Man

    8 de março de 2012 em 14:33

    Porra se são quer que ninguem retransmita a musica simplesmente não toca em lugar nenhum.
    Fora que o site não tem propaganda, então não tem de processa porra nenhuma.

  31. Edson Henrique

    8 de março de 2012 em 14:01

    a porra agora fico séria !!
    assim só me da mais e mais motivos para me transformar num terrorista e reconstruir o mundo

  32. Leandro Fraga

    8 de março de 2012 em 13:46

    Músicos vão perder uma boa forma de divulgação se isso continuar e acredito que não é um absurdo conseguir ganhar a causa com essa lei tão defasada.

  33. João Mantovani

    8 de março de 2012 em 13:44

    Ja esta acontecendo isso, é so olhar os sites de compartilhamento de download, muitos arquivos foram excluidos…

    • Lucas Menchone

      8 de março de 2012 em 13:47

      Mais vc viu que o fileserve tinha excluídos seus arquivos, agr ele ta de volta. talvez essa história de SOPA e direitos autorais seja só pra criar medo nas pessoas e estimular o capitalismo. acho que é isso.

  34. Wagner

    8 de março de 2012 em 13:43

    Oh céus… Mais uma sigla  de quatro letras ¬.¬’

  35. Natan David

    8 de março de 2012 em 13:42

    a quer saber eu já estou cheio disso,esse assunto jé encheu o saco…. PORQUE QUE ELES NÃO ENFIAM O DEDO NO CU E DEPOIS SAI RASGANDO QUE SACO….!

  36. Nice! =) #Parei com o Minilua

    8 de março de 2012 em 13:38

    Ecad se foda, tão querendo controlar tudo agora…
    Se todo mundo se unisse contra isso, essa bosta já tinha acabado -.-‘

  37. Lucas Menchone

    8 de março de 2012 em 13:33

    “Matar uma formiga com uma bazuca”
    até que não é uma má idéia kkkkk

    • Pedro

      8 de março de 2012 em 13:41

      post errado?

      • Lucas Menchone

        8 de março de 2012 em 13:44

        Não o cara do vlog fala isso mesmo

        • Pedro

          8 de março de 2012 em 13:50

          ah o vídeo ta carregando ainda…

          sacume né internet a hamster…rsrsrr

          • Lucas Menchone

            8 de março de 2012 em 14:09

            kkkk dá nada cara, eu to ligado. sei o que é ter uma net a manivela.

  38. jeff zika Mc

    8 de março de 2012 em 13:31

    Se você peidar e sair um som parecido com uma musica a ECAD vai te processar e você vai pagar muta.

  39. Pedro

    8 de março de 2012 em 13:26

    AFF fu­deu…

    ta ficando chato já hein….digo, depois de 50 anos agora que eles vão correr atrás disso..

    Michel Teló não vai ficar pobre se um blog puser “ai se eu te pego” como musica de fundo, corre risco do blog perder alguns acessos por isso, mas enfim….

  40. Jim The Pathfinder

    8 de março de 2012 em 13:21

    Nossa, minilua ta vazio ultimamente nos comentários…

    • Pedro

      8 de março de 2012 em 13:31

      é o lado negro…huahauhahuah

    • Derpino

      8 de março de 2012 em 13:26

      tb percebi isso, nem parece que ja teve mas de 1300 e tantos comentarios

    • phi

      8 de março de 2012 em 13:26

      concordo ninguen.

      mas é pq ainda ta cedo

  41. phi

    8 de março de 2012 em 13:20

    cada coisa é uma puta ipocrisia falar falr que isso é so pelo direito e respeito dos autores.
    o que eles querem é ter diheiro e por isso nao devemos seder pois os governos estao na verdade com medo pois os hakes estao cada veis mais poderosos as pesoas estaqo cada veis mais inteligentes e isso é ruim pois vc acha  que as escolas sao um merda por acaso.
    pois o que aconteceu na libia e egito voi porcausa da internet.
    e como os governos em geral nao sao  boms por que isso nao poderia aconteser com eles.
    porque nos mesmos nao poderiamos estar planejando um golpe de estado ou uma guerra civil.
    o governo esta pordendo foça e ele vai fazer de tudo para acabar om a internet.
    e cabe a nos nao deixar isso acontecer.

  42. Capivara Selestial

    8 de março de 2012 em 13:20

    Já ta aparecendo um monte de piada com isso ‘-‘

  43. Kurono Kei

    8 de março de 2012 em 13:19

    É por essas e outras que eu fico chateado de vez em quando. Eu sou a favor do compartilhamento, não da pirataria. Eu explico: ouço músicas pelo terra, ultimamente não assisto filmes, nem on-line nem em DVD, meus programas aqui tem no máximo um serial que consegui de alguém de comprou, senão uso as versões grátis, nunca utilizei um crack. Acho que isso não é contra lei. O problema é que tem muito FDP que ganha dinheiro vendendo conteúdo pirata. Esses sim eu acho que estão contra qualquer lei copyright ou qualquer outra lei.

    • phi

      8 de março de 2012 em 13:25

      eu acho que esse modo de vista nao é valido no brasil pois o proprio governo simplesmente impoe impostos ediondos. nao sou a favor da pirataria mais é de uma hipocrisia calamitosa esles nos obrigar comprar coisas originais que sao tao caras.

  44. TENSEI

    8 de março de 2012 em 13:18

    eu não tenho mais argumentos para falar sobre esse assunto
    todo mundo já ta saturado dessa historia de controle sobre a internet
    no final das contas isso não passa de mais um motivo para tirar dinheiro das pessoas

    • phi

      8 de março de 2012 em 13:30

      ai que ta eles praticamente nos rouba e ainda querem mais e sobre tudo tirar o unico meio de comunicaçao nao ditado pela midia.
      nao quero dar uma de revolucionario porem deixar esse governo ditado por velhos que estao merrendo que nao sebem a força que internet tem nao me pareçe boa ideia. 

  45. Wesley P Alves

    8 de março de 2012 em 13:17

    eles pagam imposto para a musica parabéns para vc ?!?!?!?!?!

  46. Melhor Alone do Mundo

    8 de março de 2012 em 13:17

    Já falei, se mexerem no RedTube eu entro nessa briga!

  47. Mari Siqueira

    8 de março de 2012 em 13:16

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sorri demais =’)

    • Macaco darth

      8 de março de 2012 em 17:54

      você por aquí meu doce? Origado pela indicaçao de sites,gostei muito desse site,se o trabalho permitir visitarei constantimente.

  48. Weon Kenedi

    8 de março de 2012 em 13:15

    Ah, vai si danar, meu!

    Youtube é um site público. Se eles não conseguem controlar o que passa por lá que vão dar duas horas de c* na esquina!

    • Creeper Boom!

      9 de março de 2012 em 08:18

      Se o Google paga, o YouTube “paga junto”
      YouTube é do Google. :/

      • Limão Doido

        11 de março de 2012 em 21:10

        Sim, porém se o youtube for pro saco prevejo uma multidão de creepers enfurecidos querendo explodir o planalto central…

  49. Nate Haskell

    8 de março de 2012 em 13:13

    eu vou virar político só pra eu votar contra sapoha

  50. Super

    8 de março de 2012 em 13:03

    quero matar essas pessoas de uma forma horrível  e humilhante! 

  51. Tsukamoto Yakumo

    8 de março de 2012 em 13:01

    filhos da mãe! vão cuidar de suas vidas! eu sei que vcs já baixaram alguma música, filme, livro, etc, na internet! não podem falar nada!
    adoram acabar com a nossa pouca liberdade

  52. Morte Original

    8 de março de 2012 em 13:00

    o meu pai é o melhor que eu á tive, ele me deu 3 cd’s do Legião Urbana *–*

    • Capivara Selestial

      8 de março de 2012 em 13:14

      Melhor que você já teve? Quantos tu teve? O_o

    • camus de aquário

      8 de março de 2012 em 13:03

      duvido q seu pai foi o melhor q vc já teve

    • Morte Original

      8 de março de 2012 em 13:01

      nada a ver com o post =P

  53. camus de aquário

    8 de março de 2012 em 13:00

    vão a merda¬¬

  54. Sandy Daniely

    8 de março de 2012 em 13:00

    cada coisa

  55. Paul McCartney

    8 de março de 2012 em 13:00

    Eu sou contra, podem baixar minhas músicas a vontade a internet.

    • Gabriel Lifoi

      10 de março de 2012 em 10:47

      Ok! Qnd chegar o processo da Universal eu falo que vc deixou, firmeza?  😀

  56. Nosferatu Alucard

    8 de março de 2012 em 12:59

    mas um contra a internet livre ¬¬
    #vampirobebao 

  57. LORD GILSO MANEIRÃO

    8 de março de 2012 em 12:59

    PROCESSA MEU PIRU!

76 Comentários
mais Posts
Topo