Minilua

Edward Snowden, PRISM e a internet vigiada

A internet se tornou a principal maneira de comunicação do mundo. Um lugar onde qualquer pessoa pode ter acesso a todo o tipo de informação. Além disso, a grande rede mundial de computadores permite a troca de conhecimentos e o planejamento de diversas coisas, tudo com uma liberdade sem igual, por isso muitos governos parecem não gostar muito dessa liberdade da internet.

Edward Snowden

Talvez você não tenha ouvido falar dele, mas Edward Snowden é o mais novo herói da internet mundial, pois ele simplesmente abriu mão de sua vida para mostrar ao mundo algumas coisas que o governo americano estava fazendo, sem que ninguém soubesse.

Edward Snowden abriu mão de um ótimo emprego, de sua namorada, de sua família e até mesmo da segurança da sua vida para revelar ao planeta um dos mais chocantes programas de espionagem da história, onde os EUA monitoravam milhões de pessoas e tudo que elas faziam e falavam na internet.

PRISM

PRISM é um programa da NSA (Agência Nacional de Segurança Americana) que tem como objetivo monitorar as pessoas na internet, com a desculpa de evitar terrorismo e qualquer tipo de ato contra a segurança do povo.

Esse programa de monitoria é uma das principais fontes de informação do governo americano e, aparentemente, ele envolve juntos algumas das maiores empresas de internet, tais como: Google, Facebook, Microsoft, Yahoo! entre outras. Todas elas, quando indagadas sobre sua participação no programa espião, falaram que revelam apenas os fatos que são obrigadas a revelar por lei.

Só que não é isso que Edward Snowden contou, pois ele afirmou, trazendo ao público uma quantidade enorme de documentos oficiais, que o governo dos EUA espia a todos, ou seja, ele não precisa de uma suspeita em você para vigia-lo, pois ele vigia todos que pode:

“O governo espiona todos os cidadãos. E ele também tem um grande medo de que as pessoas saibam que ele espiona. Por isso usa tudo que pode para que essa informação não vaze. Até mesmo intimidações diplomáticas são usadas para impedir que esses dados acabem vazando para o mundo”, contou Snowden.

Edward Snowden, que fugiu da sua casa no Havaí, agora está em Hong Kong, tentando escapar da extradição, pois está sendo acusado de traição e espionagem nos EUA, onde ele pode pegar até mesmo uma pena de morte por tais crimes. Felizmente existe uma grande mobilização mundial a seu favor, pois ele mostrou a verdadeira cara do governo americano e suas falcatruas.

Só nos resta aplaudir esse homem e sua coragem de mostrar o que realmente está acontecendo na internet e como o governo americano usa seu poder para manipular e espiar nossa vidas! Queremos uma internet livre, pois sem liberdade a internet vai ficar igual a TV, manipulada por poucos.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/