Minilua

Efeito estimulante do café só funciona com pessoas preguiçosas

Você com certeza alguma vez já tomou uma xícara de café para se manter acordado. Mas de acordo com novas pesquisas este hábito não produz nenhum impulso se a pessoa já for motivada.

Um estudo realizado recentemente pela Universidade de Colúmbia concluiu que a cafeína, assim como outros estimulantes não aumentam o nível de motivação das pessoas, o efeito somente ocorre em pessoas preguiçosas.

Todos os dias, milhões de pessoas usam estimulantes para acordar, ficando alertas e aumentando sua produtividade. Tal prática é usada por vários profissionais, até mesmo caminhoneiros que dirigem a noite até estudantes antes de uma prova. Estes resultados sugerem que alguns estimulantes podem ter efeito contrário para as pessoas que são naturalmente motivadas em tarefas difíceis”, disse Jay Hosking, responsável pela pesquisa e doutorando na Universidade de Colúmbia.

A pesquisa explorou ratos para chegar a esta conclusão. Os ratos que já estavam motivados ao tomar cafeína tiveram menos desempenho que o normal. Já nos animais mais preguiçosos o efeito da cafeína trouxe disposição.

E você concorda com a pesquisa?

 

Adaptado de jornalciencia