Minilua

A engenhosa caneta esferográfica

Quase todo mundo usa, todos os dias, uma caneta esferográfica (mais conhecida como Bic). Mas porque será que ela tem esse nome e de onde surgiu?

O problema das canetas

Antes de 1930, as canetas mais usadas eram as tinteiros, onde a pessoa precisava molhar constantemente a ponta dela em um pote com tinta. Obviamente isso era muito trabalhoso e incômodo, pois, além da caneta em si, era necessário carregar a tinta. Outro problema era que, dependendo da “molhada”, o risco ficava mais fino ou mais grosso e as chances de borrar eram enormes.

Por causa de todos esses problemas, a humanidade precisava de uma caneta melhor e mais eficiente, que reduzisse as chances de erro e fosse fácil de carregar.

A invenção

Em 1930, um jornalista húngaro, chamado László Bíró, veio com a ideia que mudaria o mundo das canetas. Depois de observar um jornal sendo impresso, onde a tinta secava rápido e não existia borrões, ele pensou em desenvolver uma caneta com as mesmas características. Só que a tinta usada em jornal era muito espessa, por isso um novo sistema engenhoso precisou ser criado.

A caneta esferográfica tem esse nome pois funciona devido a uma esfera, basta pegar uma aí e olhar bem de perto. Ela é similar aos frascos de desodorante roll-on, onde uma esfera fica presa em uma armação esférica, de maneira que apenas uma pequena quantidade de líquido possa passar por ela enquanto rola. Essa ideia é genial, porque além de distribuir a tinta de maneira igualitária, também faz com que o deslize pelo papel seja suave.

A popularização

No mundo em que vivemos, nem sempre só uma boa ideia pode ser o bastante. Apesar de ter inventado a caneta esferográfica na década de 30, Biró jamais conseguiu popularizar seu produto de maneira global. Mas em 1950, um tal de Marcel Bich comprou a patente e criou uma canetinha muito especial, chamada Bic Crystal, que tornou-se um dos maiores sucessos de venda de todos os tempos. A coisa é tanta que até hoje ele é uma das mais usadas no mundo.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/