Minilua

Enigma de Domingo: Chapéus #13

Há um tempo atrás demos início a uma nova série aqui no Minilua, a cada domingo um novo e diferente enigma será lançado como uma forma de entreter, divertir e instigar os leitores a pensar e compartilharem suas opiniões sobre as mais diferentes e complexas questões que aqui serão abordadas!

 

Semana passada tivemos aqui no Minilua o clássico enigma da Torre de Hanói, que contando com 5 discos teria a melhor resolução em 31 movimentos. Agora vamos ao enigma desta semana:

P.S. Só não vale pedir ajuda ao Google, tente descobrir sozinho, do contrário, o único que você estará engando é você mesmo!

 

Quatro intelectuais estão em fila, de forma que cada intelectual pode ver apenas o que está à sua frente (o último da fila pode ver os três à sua frente, e o primeiro da fila não pode ver ninguém). Chapéus são colocados na cabeça de cada um, sendo que nenhum deles pode ver a cor do chapéu que está vestindo, podendo enxergar, somente, as cores dos chapéus que estiverem à sua frente. As cores dos chapéus podem ser: vermelho, branco e azul. Existe pelo menos um chapéu de cada cor (logo, uma das cores aparecerá em 2 dos chapéus). Pergunta-se a cada um dos intelectuais, começando pelo último e terminando no primeiro da fila, qual a cor de seus chapéus. Cada um dos intelectuais pode deduzir e dar uma resposta correta, falando alto, um de cada vez.

Qual é o arranjo dos chapéus que permite que os intelectuais acertem a cor sem chutar, e como ele farão isso?

 

A resposta sai na próxima edição!