Minilua

Enigma de Domingo: Jesuítas vs Canibais #14

 

Há um tempo atrás demos início a uma nova série aqui no Minilua, a cada domingo um novo e diferente enigma será lançado como uma forma de entreter, divertir e instigar os leitores a pensar e compartilharem suas opiniões sobre as mais diferentes e complexas questões que aqui serão abordadas!

 

Resposta para o enigma do domingo passado:

 

Os dois intelectuais da frente da fila, devem estar usando chapéus da mesma cor. Suponha que eles estivessem usando chapéus vermelhos, que o terceiro estivesse usando um chapéu branco e que o quarto estivesse usando um chapéu azul. O intelectual que está por último, seria o primeiro a responder. Se ele visse um chapéu de cada cor na cabeça dos três intelectuais à sua frente, não seria capaz de dizer qual era a cor do seu próprio, uma vez que a cor repetida podia ser qualquer uma delas. Assim, ele precisa ver dois chapéus da mesma cor (no caso, vermelho) e um de uma cor diferente (no caso, branco), para concluir definitivamente qual a cor de seu chapéu (no caso, azul).

Uma vez que o último da fila diz qual a cor de seu chapéu, os intelectuais restantes devem perceber que não existem mais chapéus com tal cor. Logo, os demais podem restringir a cor de seus chapéus a uma das duas cores restantes.

O próximo intelectual, portanto, sabe que seu chapéu não é azul, e sabe também que há apenas um chapéu que é azul. Se ele visse chapéus das duas cores restantes nos intelectuais à sua frente, ele não poderia dizer qual era a cor do seu próprio chapéu, pois qualquer uma das cores poderia estar duplicada. Portanto, ele deve ver dois chapéus da mesma cor (no caso, vermelho), e pode concluir que a cor de seu chapéu é a que ele não está vendo, e que não foi falada pelo de trás (no caso, branco).

O próximo intelectual percebe que o único modo dos intelectuais que estão atrás dele descobrirem as cores de seus próprios chapéus é vendo dois chapéus iguais nos dois intelectuais da frente da fila, ou seja, ele e o que está em sua frente. Logo, ele vê a cor do chapéu do intelectual à sua frente e deduz que essa é a cor do seu próprio chapéu (no caso, vermelho).

O intelectual da frente percebe isso também e apenas repete a cor dita pelo intelectual de trás.

 

Agora vamos ao enigma desta semana:

P.S. Só não vale pedir ajuda ao Google, tente descobrir sozinho, do contrário, o único que você estará engando é você mesmo!

O objetivo do enigma de hoje é que você consiga atravessar os 3 Jesuítas para o outro lado da margem do rio, entretanto, você deve ter em mente que não é possível deixar mais canibais que Jesuítas em qualquer uma das margens, sendo que nesta situação você também conta com 3 canibais. O barco pode tranportar  dois personagens por vez, sendo necessário ao menos um personagem para guiá-lo. Resolva!

O jogo pode demorar alguns segundos ou até minutos para carregar dependendo da velocidade de sua internet, aguarde o carregamento para jogar.