Minilua

Enquanto isso, no mundo animal…

Na natureza, encontramos uma diversidade de animais. Os maiores, os menores, exóticos, venenosos etc., assim como seus hábitos e costumes podem ser um tanto “curiosos”… Enfim, uma vasta lista de características poderia ser elaborada. Que tal descobrir e/ou relembrar fatos que fazem o mundo animal ser bastante peculiar?

O maior animal do mundo é um mamífero: a baleia azul, que em volta de 35 metros de comprimento. Também ocupa o cargo de mais barulhento de acordo com o registrado: 188 decibéis.

O animal mais alto é a girafa, que pode alcançar até 5,9 metros de altura.

Quando está com fome o que costuma fazer? Procurar algo ou chamar a sua mãe? O gorila mostra língua. Quando um crocodilo tem fome, ele usa outros métodos, já que não consegue tal feito.

Já reparou uma formiga quando ela acorda? Você não pode não ter percebido, mas elas se espreguiçam pela manhã.

Os golfinhos levam a sério a expressão “dormir com um olho aberto”. Literalmente!

Já reparou quantos animais tem quatro joelhos? Somente um: o elefante. Falando nele, é o único mamífero que não consegue saltar. A maior presa de um elefante já encontrada pesava 117 kg, com 3,45 metros.

A maior e mais alta ave do mundo é o avestruz. Apesar de não saber voar, é a mais rápida em terra (70 km/h). Seu olho é maior que o cérebro. As mais altas aves voadoras são os grous, e as mais velozes são os andorinhões (171 km/h).

Vamos falar de veneno. O anfíbio mais venenoso é a rã Flecha Venenosa, que vive na Colômbia; quanto às serpentes, são as marinhas hydrophis e hudropis; a aranha da banana (tipicamente brasileira) tem o veneno mais forte entre as aranhas; e o polvo dos anéis azuis é o mais mortífero, podendo matar um homem com a sua picada.

A única ave venenosa é o Pitohui Encapuchado da Nova Guiné. Quanto aos mamíferos, só existem dois: o ornitorrinco e a musaranha.

O falcão peregrino é a ave mais rápida em mergulho, podendo atingir 180 km/h. Sobre mergulhar em profundidade, a ave que consegue o melhor feito é o pingüim imperador: 235 metros.

Quais animais que mais provocam mortes no mundo? Deve estar pensando em animais grandes e ferozes. Se pensou, está enganado. s mosquitos são os animais mais perigosos da terra: ocasionam milhões de mortes ao ano.

Galinhas voam? Não? Fala isso para uma que passou 13 segundos no ar, a qual possui o recorde. Lembrando das galinhas, a que mais botou ovos em 364 dias, foi uma Leghorn branca: pôs 371 ovos.

O maior ovo de galinha pesou 454 gramas enquanto o maior ovo de ganso pesou 680 gramas.

Já viu algum ovo com mais de uma gema? Duas ou até três? O maior número de gemas encontradas em um único ovo galinha foi nove.

Caso conheça algum fato que torne o mundo animal mais curioso, não deixe de comentar.

 

Não deixe de clicar logo abaixo em “Recomendar”, espalhando esse post e ajudando o Minilua!

Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)

Por Wagner Cezário.