Minilua

Entendendo os símbolos

Em nosso dia-a-dia nos deparamos com os mais variados símbolos, os quais tendem a facilitar a comunicação através da rápida compreensão que nos oferecem.

Apesar de todos conhecermos esses símbolos, poucos sabem quando, onde e por que eles surgiram. Por isso vamos falar sobre suas origens:

 

USB

Ispirando-se no tridente de Netuno, deus do mar, desenhistas criaram este símbolo como parte das especificações do USB (Uni em sua primeira versão 1.0. Certifica-se que ao invés dos três triângulos nas pontas das lanças, utilizaram apenas um triângulo, uma caixa e um círculo, permitindo a compressão dos diferentes tipos de periféricos que poderiam ser conectados.

 

Bluetooth

O bluetooth ganhou esse símbolo devido a uma homenagem feita para um Rei da Dinamarca chamado Harald Blatand, o qual teve seus dentes manchados de azul após ingerir um fruto. Sendo assim a origem do símbolo se deve ao fato de Harald ter tido a atitude de unir diversos povos, o que se assemelha ao objetivo do Bluetooth de permitir compartilhamentos e aumentar ainda mais a proximidade entre as pessoas.

 

Power

Esse símbolo representa, no sistema binário, os números "0" e "1", o primeiro significando desligado e o segundo ligado, dando a idéia de um círculo cortado por um traço. Foi criado em 1973, pela International Electrotechnical Commission.

 

Firewire

Criado na década de 90, por designers da Apple, esse símbolo foi desenvolvido com três pontas para que representassem os possíveis tipos de conexões: vídeo, áudio e transmissão de dados.

 

Arroba

Como já contamos a história desse símbolo, basta clicar e ler sobre ele: http://minilua.org/como-surgiu-email-arroba/