A era dos buracos negros

Como um ser vivo, o Universo é algo que um dia nasceu e deve morrer. Bilhões de anos vão se passar, mas o derradeiro fim de nosso Universo um dia vai acontecer e nesse momento os corpos mais obscuros serão donos de tudo:




As eras do Universo

universoexpansion

A comparação do Universo com uma pessoa é totalmente válida. Como nós, o Universo nasceu. Sua origem é o Big Bang. Logo após isso, ele se transformou em um Universo bebê, incapaz de manter vida ou qualquer coisa mais complexas do que alguns átomos. Bilhões de anos de passaram e aquela confusão de calor foi diminuindo. O pequeno universo já era capaz de criar corpos complexos, como estrelas e planetas, daí foi apenas um passo para que a vida surgisse.

Em breve, toda essa maravilha criada pela evolução de nosso Universo vai mudar drasticamente. Atualmente, a gravidade está perdendo a guerra e as galáxias estão se afastando uma das outras. Porém, os corpos próximos ficam cada vez mais próximos, criando conglomerados de massa que em algum momento, invariavelmente, geram estrelas ou buracos negros.

A tendência, nos próximos bilhões de anos, é o afastamento das galáxias e a criação de mais e mais buracos negros, que devem crescer rapidamente, devorando tudo a sua volta. Até chegarmos a um ponto conhecido como:




A Era dos Buracos Negros

2707466-3x2-940x627

Nas grandes distâncias que separam as galáxias, a gravidade deve perder a guerra, tornando o Universo um local cada vez mais escuro e inabitado. Porém nas distâncias curtas, o poder da força que nos mantém colados ao planeta deve vencer a guerra e esse cenário não é nada animador.

Todos os corpos com massa devem ser sugados para dentro de enormes buracos negros, transformando esses gigantes sugadores de matéria no futuro das galáxias. Se não bastasse toda a vastidão negra e sem cor, o Universo ainda deve caminhar para um final mais triste.

Durante quase toda a história dos buracos negros, o mundo inteiro acreditava que eles seriam os perfeitos retentores de energia, matéria e radiação, até que Sthepen Hawking surgiu com outra ideia. Segundo ele, mesmo os poderosos buracos negros não são tão perfeitos assim e perdem radiação com o passar do tempo.




Flutuações quânticas

buraco-negro-20130228141145

Se os buracos negros são tão fortes que “prendem” até a luz, como outras coisas podem fugir dele? A resposta está em algo chamado Flutuação quântica de vácuo.

Todo buraco negro possui algo chamado de horizonte de evento que é o ponto onde, a partir dali, nada mais consegue escapar da atração gravitacional, ou seja, dali para adiante nem mesmo a luz consegue voltar. A explicação para isso é simples. Quanto mais perto chegamos de um buraco negro, mais forte a gravidade fica, até que em um momento ela é tão poderosa, que não há como escapar dela, nem mesmo conseguindo acelerar a velocidade da luz.

É perto desse horizonte de evento que as coisas podem escapar do buraco negro. A flutuação quântica no vácuo é a criação espontânea de uma partícula e uma antipartícula, que se aniquilam em uma fração mínima de tempo. Em alguns casos, uma dessas partículas pode se criar fora do horizonte de evento e outra dentro, dessa maneira, a partícula do exterior pode escapar do buraco negro.

De pouco em pouco, esse material acaba fugindo do buraco negro e no passar de trilhões de anos, o indestrutível buraco pode se dissolver e o Universo, já morto, ficará ainda mais obscuro, populado apenas por partículas perdidas na imensidão do espaço.

  1. RICARDO CAPIBERIBE

    3 de julho de 2015 em 22:59

    Eu prefiro pensar que a maioria das pessoas aqui são mais espertas que a média e do que você. Ninguém falou em se abordar matemática avançada. E a complexidade da física não torna as coisas menos interessantes, pelo contrário é aí que começa a mágica, isso se chama divulgação científica e tem dado certo, essa matéria é só um resumo de textos e textos sobre o assunto.

    Buracos Negros de Kerr abrem as portas para Viagens no Tempo e como escreveu Ian Nicolson, que não é mestre e nem phd em Buracos Negros, surpreendem por tornar plausível as histórias de ficção e assustam por serem mais estranho do que a imaginação!

  2. Doge

    3 de julho de 2015 em 14:59

    Se os buracos negros realmente absorverem tudo no universo, ainda sim vão sobrar Nokias indestrutíveis flutuantes.

  3. RICARDO CAPIBERIBE

    3 de julho de 2015 em 14:34

    Na verdade existem alguns pontos interessantes que são muito pouco abordados na teoria dos corpos massivos.

    Buracos Negros devem apresentar rotação, por isso eles devem ser descritos pela Métrica de Kerr.

    Nesse caso existe dois Horizontes de Eventos, o Exterior e o Interior e a questão de escape é muito mais complicado.

    • chapolim do mal

      3 de julho de 2015 em 19:19

      Colocar essa física um pouco mais complexa na matéria não faria sentido porque o público daqui não tem nem mestrado em física e pouco se interessariam por matemática nem teórica.

      • RICARDO CAPIBERIBE

        3 de julho de 2015 em 23:02

        Eu prefiro pensar que a maioria das pessoas aqui são mais espertas que a média e do que você. Ninguém falou em se abordar matemática avançada. E a complexidade da física não torna as coisas menos interessantes, pelo contrário é aí que começa a mágica, isso se chama divulgação científica e tem dado certo, essa matéria é só um resumo de textos e textos sobre o assunto.

        Buracos Negros de Kerr abrem as portas para Viagens no Tempo e como escreveu Ian Nicolson, que não é mestre e nem phd em Buracos Negros, surpreendem por tornar plausível as histórias de ficção e assustam por serem mais estranho do que a imaginação!

  4. Ian Almeida

    3 de julho de 2015 em 10:57

    Essa conclusão não é tão simples assim… Átomos são formados por grandes espaços vazios que no buraco negro não existem, se supõe que a força de atração é tão forte que prótons e elétrons estão “unidos” no centro.

  5. Vinicius de Oliveira

    3 de julho de 2015 em 08:41

    prevejo piadas relacionadas a buracos negros

  6. Priscila SLA

    3 de julho de 2015 em 00:46

    Pensando aqui….
    os buracos negros poderiam ser algo como uma ponte, de um lado um universo como o nosso, onde ele puxa tudo que estão ao seu alcance e deixa na metade da ponte, do outro lado seria um universo vazio… então bilhões e bilhões de anos se passam e algo dá errado, obrigando ao buraco negro expulsar tudo que estava na metade da ponte causando uma explosão onde tudo que estava no meio é expulso para o universo vazio, onde bilhões de anos passarão e a matéria vai se juntar formando estrelas, planetas, galáxias, etc… etc…

    (Obs: talvez o universo vazio não exista até o momento que o buraco negro é obrigado a expulsar o que puxou, ai ele cria esse novo universo… (ai nao seria uma ponte, ou seria caso os bilhões de anos que ele passa puxando tudo atravesse a ponte em milésimos de segundos… SLA!)

    lol uma teoria como essa existe?

    • RICARDO CAPIBERIBE

      3 de julho de 2015 em 23:05

      Não exatamente como essa, mas o físico Michio Kaku defende que o nosso Universo nasceu de um Buraco Branco, algo semelhante ao que você tentou descrever, um Buraco Negro inflou de matéria de outro Universo e expulsou gerando o Big Bang.

      • Thiago Carvalho

        8 de julho de 2015 em 02:10

        é uma teoria bem interessante, talvez o universo já venha se “recriando” a varias gerações…

  7. Douglas

    3 de julho de 2015 em 00:19

    Eu nem sabia que o universo e um ser vivo. no futuro talvez achemos um jeito de parar,anular o efeito de um buraco negro.

  8. Jeff_Silveira

    2 de julho de 2015 em 21:36

    Tem mais alguma postagem hoje ou posso ir la ver a novela?

  9. Elyane

    2 de julho de 2015 em 21:19

    Se entendi alguma coisa, então existem duas possibilidades sermos sugados pelo buraco negro e desintegrados, ou termos nossas partículas parcialmente reagrupadas, uma vez que o choque de partículas seria inevitável é somente uma parte seria preservada. Se for para escolher prefiro a primeira opção antes virar poeira que ter 3 olhos, uma orelha no pé, ou sei lá o que de bizarro poderia acontecer no reagrupamento de partículas.

    • chapolim do mal

      2 de julho de 2015 em 21:56

      Não exatamente mas eu entendi a tentativa de humor.
      Na verdade, não seriam reagrupadas pois não existe mais corpos no universo além dos próprios buracos negros.

      • Elyane

        2 de julho de 2015 em 22:15

        Mas a última teoria do Stephen Hawking não é que uma parte das partículas poderia ser preservada de ser sugada totalmente pelo buraco negro, assim apesar de sofrerem alterações ainda existiria mesmo que num universo distorcido. Claro que se só tiver buracos negros elas seriam sugadas novamente e sumiriam.

        • chapolim do mal

          3 de julho de 2015 em 19:17

          Como não tem outros corpos para reagrupar as particulas, elas viajariam para sempre ou seriam sugadas de novo e de novo.

  10. Jeff_Silveira

    2 de julho de 2015 em 21:08

    Dois corpos não ocupam o mesmo espaço, mesmo no universo, sendo assim os buracos negros são uma ligação com outra parte do mesmo universo, ou até mesmo com algum dos multi versos alternativos do nosso universo…

    • chapolim do mal

      2 de julho de 2015 em 21:57

      Algumas leis da física não são respeitadas no buraco negro mas é uma boa hipótese.

      • RICARDO CAPIBERIBE

        3 de julho de 2015 em 23:01

        Na verdade, você está especulando, não sabemos o que ocorre no interior dos Buracos Negros, portanto não sabemos se existem violações e quais violações.

  11. Mutley

    2 de julho de 2015 em 20:33

    Ficou boa essa atualização do Wordpess .Sobre a matéria eu fiquei meio sem entender o porque da existência dos buracos negros , tipo , aqui no nosso ”quintal” , tem como o sistema solar virar um buraco negro ?

    • chapolim do mal

      2 de julho de 2015 em 21:58

      O sistema solar não mas a galaxia já tem um buraco negro no centro. (HUE)

  12. Greengineer

    2 de julho de 2015 em 20:20

    Era dos buracos negros ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  13. chapolim do mal

    2 de julho de 2015 em 19:41

    O universo não liga pra vida, pras estrelas e nem pros planetas, ele simplesmente cresce e se expande.
    [img]http://http://www.reactiongifs.com/wp-content/uploads/2013/06/idgas.gif[/img]
    Fiquem com a image de Deus dizendo que não liga.

  14. Lenyyfla Lenyy

    2 de julho de 2015 em 19:27

    bora atirar uma camera num buraco negro e ver no que da

    • Qwer Gamer

      3 de julho de 2015 em 21:09

      não filmaria nada, pois é a luz que faz a camera captar imagem… e lembre-se de que além da câmera, a luz chegando no buraco, não volta…

    • chapolim do mal

      2 de julho de 2015 em 19:37

      Ela se desintegraria do mesmo jeito.

      • Miroouuww

        2 de julho de 2015 em 20:05

        Será?

  15. Miroouuww

    2 de julho de 2015 em 19:25

    na verdade tudo o que se sabe até hoje não passa de teoria !!!

    • chapolim do mal

      2 de julho de 2015 em 19:36

      Inclusive a teoria da gravidade, se não fosse ela, nós poderiamos voar por ai, maldito Newton.

      • Jeff_Silveira

        2 de julho de 2015 em 21:10

        Maldito newton porque não foi ele que criou a gravidade, ela já estava por aí quando ele a explicou para o resto do mundo…

      • Miroouuww

        2 de julho de 2015 em 20:04

        Poisé ¬¬”

  16. Dyego

    2 de julho de 2015 em 19:24

    Vamos usá-los para viajar ao futuro e roubar doces dos futuramas

    • Miroouuww

      2 de julho de 2015 em 19:26

      [img]http://geradormemes.com/media/created/nmmzlj.jpg[/img]

33 Comentários
mais Posts
Topo