Minilua

O errado que deu certo…

– O cientista alemão Henning Brand guardou 50 baldes de urina no porão durante meses, em 1675, esperando que o líquido se transformasse em ouro. Em vez disso, a meleca se tornou uma substância escura, grudenta e que pegava fogo espontaneamente. É o elemento que hoje chamamos de fósforo.

 

– No século 9, um time de alquimistas chineses tentava descobrir o "elixir da imortalidade". Juntaram súlfur, salitre, minerais e mel seco. Resultado: inventaram a pólvora.

 

– Enquanto tentava desenvolver o fósforo por um método industrial, o químico Carl Sheele descobriu outros oito elementos, entre eles o oxigênio, amônia e glicerina. Ele morreu aos 45 anos provando seus químicos tóxicos.

 

– Quando tentava eletrocutar um peru, Benjamin Franklin tomou um choque e parou a experiência por ai. Por isso, ele não é o pai da cadeira elétrica.

 

– Celofane, super-bonder, post-in, e a fotografia foram descobertas em acidentes de laboratório.

 

– Ao testarem um remédio para angina (dor forte no peito) em pacientes homens, os médicos descobriram que ele fazia um efeito em outra parte do corpo. Assim nasceu o Viagra.

 

– Em 1943, o químico Alberto Hoffman, descuidado, lambeu os dedos que estavam com ácido lisérgico e sentiu uma tontura. Começa a era do LSD.

Adaptado de creativo