Erupções solares podem causar vinte vezes mais danos que o furacão Katrina

article-1286539-0A084160000005DC-714_468x444

Os anéis de fogo têm o poder de 100 bombas de hidrogênio, eles podem causar danos econômicos vinte vezes maior do que o furacão Katrina.

Especialistas se reuniram em Washington DC na semana passada para discutir como proteger a Terra das ferozes tempestades espaciais, que são esperados por volta de 2013.

A "conferência de espaço" contou com a participação de cientistas, políticos do governo e pesquisadores.

Richard Fisher, chefe da Divisão de Heliofísica da Nasa, explicou: "O Sol está acordando de um sono profundo e nos próximos anos, esperamos ver níveis muito mais elevados de atividade solar, entretanto o nosso sistema tecnológico tem desenvolvido uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares”.

A NASA está utilizando dezenas de satélites - incluindo o Solar Dynamics Observatory - para estudar a ameaça.

article-1286539-0A0845BE000005DC-905_468x644Este gráfico mostra como as chamas solares poderiam pôr em perigo a vida humana, por interferir com os sistemas de alta tecnologia, como satélites e redes de energia

O problema foi investigado em profundidade, há dois anos pela Academia Nacional das Ciências, em um relatório no qual descreveu os impactos sociais e econômicos de eventos em tempos severos do espaço. Ele observou como as pessoas do século 21 dependem de sistemas de alta tecnologia para o básico da vida cotidiana.

Redes inteligentes de energia, navegação GPS, viagens aéreas, serviços financeiros, de comunicações e de rádio podem ser afetadas pela intensa atividade solar. A maior parte do dano poderia ser minimizado se houvesse o conhecimento de datas em que as tempestades se aproximam.

Colocação de satélites em “modo seguro” e desligar os transformadores poderiam protegê-los de eventuais danos elétricos.

Ação preventiva, porém, exige previsão exata - um trabalho que tem sido atribuído à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

"A meteorologia espacial ainda está engatinhando, mas estamos fazendo progressos rápidos”, diz Thomas Bogdan, diretor da NOAA, do Centro de Previsão de Tempo Espacial, em Boulder, Colorado. Bogdan vê a colaboração entre a NASA e a NOAA como chave.

  1. Fernanda Scherzinger.

    13 de setembro de 2011 em 22:55

    show .. se eu estiver viva até 2013 vou ficar vendo esse desastre natural 😀 

  2. Guilherme Eduardo Chiarapa

    24 de outubro de 2010 em 20:39

    Tempestades solares sao bem comuns.Li um post a meses atrás que tempestades solares(…ou nao seria de areia…)iriam atingir as redes de telecomunicaçoes em todo o planeta em 2013 e com isso iria mudar muito os rumos da tecnologia a partir desse ano….pra começo…o sol esta ficando cada dia mais furioso…é por causa do seu hidrogenio que a cada dia se despersa em todo o espaço.
    O mundo nao acabará em água,e sim,com a grande estrela que nos dá a vida o Sol…e a resposta….iremos ter daqui a 5 bilhoes de anos!

    • Capivara Selestial

      8 de abril de 2011 em 22:40

      pel o que eu me lembro e 4 bilhoes de anos mas daqui a esse tempo o sol vai perder todo o hidrogenio e so vai restar hélio ai quando ele queimar o hélio ele vai se espandir ate o hélio acabar e quando ele se espandir ele vai engolir aterra mas quando ele fizer isso nós nem vamos mais estar aqui pois o humano vai se auto destruir com a poluição e outras coisas mas coomo vão evitar tempestades solares ? vão por acaso aumentar no campo magnetico da terra ? O.o

      e dizem que em 2012 o campo magnetico da terra vai se reverter ou seja ele vai se destruir e se refazer mas em quanto ele não se refazem a terra vai ficar esposta a radiações solares o que podia causar panis em redes eletricas e em circuitos de comunicação etc.. eu so não vo escrever mais pq vai dar um livro kkk aposto que ta com um monte de erro de portugues mas to com preguiça de corrigir XD
       

  3. Angel of death

    15 de junho de 2010 em 21:21

    Especialistas se reuniram em Washington DC na semana passada para discutir como proteger a Terra das ferozes tempestades espaciais, que são esperados por volta de 2013.Por acaso não seria em 2012 não?

    • Harry Potter

      5 de julho de 2010 em 15:00

      deve se esperado pra começar em 21/12/2012, mas pode se atrasar ou durar ate 2013

      • Agelus Leite

        11 de julho de 2010 em 23:15

        Tbm pensei nisso, essa data tá bem importante ultimamente aposto que quando chegar vai ter suicídios que nem da ultima vez que ficaram insistindo que o mundo ia acabar -.-, muito tenso espero que ela passe logo.

  4. Aida Saadeh

    14 de junho de 2010 em 23:11

    Pesquisa é tudo! Matéria cultural, atual! Post inteligente e original! 😀

  5. Harry Potter

    14 de junho de 2010 em 22:13

    otimo post.
    espero q eles consigam investigar melhor e descobri uma data bem aproximada deste fato, assim os danos seriam bem menores, e nao mudaria muito o cotidiano do mundo.

  6. Emanuelle

    14 de junho de 2010 em 22:01

    Bah…Mto massa o post parabens a o autor!

9 Comentários
mais Posts
Topo