Escolha a sua área: Psicologia #2

escola a sua area psicologiaVocê ainda está em dúvida do que deseja cursar na faculdade? Não se preocupe, o Minilua pode de ajudar nessa difícil escolha. O “escolha sua área” vai ajudar com informações e as mais frequentes dúvidas que vocês tem sobre uma determinada área, e para ficar melhor, tudo respondido por um profissional que já se encontra no mercado de trabalho.

A área de hoje é Psicologia! E para falar mais sobre o tema, entrevistamos a psicóloga Marcela Pavan. Confira abaixo a entrevista!




Psicologia – Marcela Pavan

Minilua: Primeiro, gostaria que você se apresentasse para a galera do Minilua.
Marcela Pavan:
Meu nome é Marcela Pavan, primeiro me formei em Comunicação Social e depois optei pela Psicologia, que é minha verdadeira vocação. Hoje atuo como psicóloga, atendo jovens, adultos e família. Fiz uma especialização em Família e Casal na Puc-Rio. Atendo em consultório particular e em instituição.

ML: Quais são as características essenciais para quem pretende fazer psicologia?
M.P:
É importante ser um curioso do universo psíquico, sentir um interesse apaixonado pelo comportamento e pelas emoções humanas, estudar muito, e principalmente ter a vontade real de ajudar quem procura socorro, usar o conhecimento, a experiência e a disposição com a intenção de auxiliar. Existem algumas características fundamentais para um bom psicólogo, mas podem ser desenvolvidas durante o percurso da carreira, como: ser bom ouvinte (saber ouvir é fundamental no trabalho do psicólogo), ter flexibilidade e criatividade (muitas vezes acontecem situações inesperadas e é preciso ser criativo na condução do atendimento), gerenciar bem a ansiedade (a ansiedade atrapalha quando precipita uma intervenção antes da hora ou de forma equivocada).

ML: O que, basicamente, o estudante de psicologia estuda na faculdade?
M.P:
Ele estuda diversas matérias e a grade varia. Mas no geral se estuda: Psicologia do Desenvolvimento, diferentes linhas da psicologia, como e onde o psicólogo pode atuar (escola, empresas, instituições), estudo do sistema nervoso, genética, psicopatologia, etc.

ML: O estudante precisa estagiar?
M.P:
Sim, o estágio é obrigatório.

ML: Fale-nos um pouco sobre o mercado de trabalho. Uma pessoa formada pode trabalhar com o que?
M.P:
O psicólogo pode ter várias atuações: na clínica, em escola, em hospitais, em empresas (Recursos Humanos), no esporte, na área social e na saúde de forma geral.

ML: Como a psicologia é uma área abrangente, quais são as áreas mais promissoras?
M.P:
Atualmente a área que tem maior demanda é a de Recursos Humanos, mas em longo prazo a clínica pode ser muito promissora, com o tempo e com investimento é possível construir uma carreira com credibilidade, ter uma boa rede de indicações e, assim, vários clientes. 

psicologo 

ML: E em relação ao salário, o psicólogo é valorizado?
M.P:
No início da carreira o psicólogo geralmente não é muito bem remunerado, mas isso pode mudar com o tempo. O psicólogo não aprende a ser empreendedor do seu próprio negócio e começa no mercado despreparado nesse sentido. É importante já na faculdade estar atento as oportunidades, muitas vezes um estágio bem feito progride para uma contratação. Ter uma boa relação com os professores e outros psicólogos é muito importante pois eles já estão no mercado e mais próximos de possíveis oportunidades de trabalho.

ML: No cotidiano o psicólogo se depara com muitas situações anormais que podem desestabilizar ou impressionar de alguma forma? Se sim, como lidar com isso?
M.P: O psicólogo é preparado para ouvir o sofrimento humano, é claro que pode aparecer algo inusitado que o desestabilize, mas no geral o psicólogo se utiliza dos recursos que possui para conduzir a situação. Existe muita fantasia sobre esse assunto, é comum um paciente perguntar se o que ele está dizendo é mesmo horrível, mas na maior parte das vezes o relato é mais comum do que se imagina. É também fundamental que o Psicólogo faça terapia, pois o profissional precisa desse apoio para resolver suas próprias questões e se fortalecer para prestar um bom atendimento.

ML: As pessoas confundem muito Psicologia e Psiquiatria, você pode nos dizer quais são as principais diferenças?
M.P: Essa é uma dúvida comum. O Psiquiatra é médico, ele conclui sua formação em medicina e depois opta pela especialização em Psiquiatria. Ele é autorizado a prescrever medicamentos. Já o Psicólogo faz a graduação em Psicologia que tem duração de 5 anos, já pode atender depois de formado e com o registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP). É comum o psicólogo fazer após a graduação, um curso de formação em uma determinada linha da Psicologia (Psicanálise, Gestalt-Terapia, Sistêmica, Junguiana, etc.). O Psicólogo não prescreve medicamentos.

ML: Quais dicas você poderia dar para quem pretende cursar psicologia?
M.P: Estudar Psicologia é mergulhar em um universo rico e complexo, é fundamental gostar muito do assunto, sentir um forte desejo interior. Eu penso que escolhemos nossa carreira ainda muito jovens, eu mesma escolhi uma área e depois mudei para outra, pois só mais tarde tive a coragem de encarar aquilo que eu realmente desejava e não o que eu julgava mais adequado ou que os outros julgavam. Existem pessoas que já sabem o que querem ser profissionalmente desde cedo, mas a maioria tem dúvidas e incertezas na hora de escolher. É importante ter algum contato com a área antes de decidir. Se você conhece um bom psicólogo, vá até ele, pergunte, veja onde ele trabalha, observe sua rotina e perceba se você se imagina como um psicólogo no futuro. Outra dica é estudar muito e para toda a vida, o ser humano é surpreendente e dinâmico e é preciso estar atualizado sobre estudos antigos e recentes, pois sempre há algo novo a aprender. A última dica é para depois de formado, não tenha muita ansiedade para ser reconhecido rapidamente como um psicólogo de sucesso, principalmente se escolher a clínica, o psicólogo leva vários anos para adquirir experiência, formar seu nome no mercado e ter um bom reconhecimento profissional. É uma profissão a qual você vai melhorando com o tempo, com a experiência e com a postura de que sempre há algo novo a aprender e ensinar.

ML: Para encerar a entrevista, agradeço a sua participação aqui no Minilua. Fique a vontade para deixar uma mensagem e divulgar os seus trabalhos.
M.P:
Tenho um blog de psicologia chamado A Caminho da Mudança com textos semanais sobre as emoções e os comportamentos humanos, além dos desafios cotidianos. Lá existem várias informações sobre psicologia e o meu trabalho como psicóloga.

Visitem: acaminhodamudanca.wordpress.com

Obrigada pelo convite!

E aí, galera! O que achou da entrevista? Curtiu? Deixe a sua opinião nos comentários!
Quem quiser deixar sugestões para o próximo “Escolha a sua área” já sabe, basta deixar nos comentários!

  1. Fabrício Almeida

    20 de agosto de 2014 em 18:02

    Galera, a Marcela Pavan que entrevistei para esse post vai realizar um workshop sobre relacionamentos. Quem é do Rio e tem a oportunidade de fazer, segue o link do evento do Facebook com todos os detalhes: https://www.facebook.com/events/144021659101552/?ref_dashboard_filter=hosting

  2. Rosinha Silva

    4 de setembro de 2013 em 20:10

    Muito esclarecedora esta matéria, pois é a área que pretendo atuar. Adorei, parabéns!!!

  3. Diogo Launtes

    24 de agosto de 2013 em 12:46

    http://psico-reversa.blogspot.com.br/
    Acabei de começar gente, e peço a ajuda de vocês para divulgarem meu blog…

  4. menina mulher

    16 de agosto de 2013 em 10:25

    Nutricionista nutrição

  5. Iago Fernandes

    15 de agosto de 2013 em 13:52

    Legal mais não pretendo ser psicologo.Gostei do post explicou muito bem pena que demora muito pra ter esse post quero que chegue na minha area que é engenharia mecânica

  6. João Paulo

    13 de agosto de 2013 em 20:32

    Sugeri filosofia pois gosto de filosofia, dos livros, das aulas e etc. Não penso em escolher uma profissão ou área de curso apenas olhando para o dinheiro que ganharei com a escolha, mas sim, com a sensação de algo que me fará evoluir como ser humano.

    • Super

      13 de agosto de 2013 em 21:49

      maioria das vezes não sabemos em o que se especializar.. é bom pensar em uma profissão que poderá evoluir algo em si.. e também que possa aguentar essa evolução

  7. Riddle Boy®

    13 de agosto de 2013 em 18:39

    Diga-me o que você vê nesta imagem.
    http://imageshack.us/a/img43/5894/4674.gif

    • Cowgirl

      13 de agosto de 2013 em 22:14

      eu vejo tinta preto em cima de um fundo branco

  8. Li Syaoran

    13 de agosto de 2013 em 18:38

    Sugestão: Biólogo.

  9. Altair Ibn-La'Ahad

    13 de agosto de 2013 em 18:36

    Escolha sua profissão: Escritor

  10. Leonam

    13 de agosto de 2013 em 17:55

    Muito interessante.

    Esta é uma área de grande interesse meu, adoro qualquer coisa que lide com emoções humanas, e uma curiosidade um pouco assustadora para alguns:

    pessoas com problemas mentais graves me chamam muito a atenção, as vezes vejo no jornal uma noticia sobre alguém que cometeu uma loucura, um exemplo: pedófilos, psicopatas, e fico imaginando como seria conversar com esta pessoa, tentar entende-la e ajuda-la de alguma forma (ajuda-la a não cometer mais crimes, logico), ao contrario da maioria da população que em casos assim quer é linchar, matar e por ai vai.

    Mas….

    a vida me levou por outros caminhos, não chequei a estudar ate este ponto, e para ser exato, (tenho vergonha de dizer isto) tenho enorme preguiça de estudar, não minto que os piores anos de minha vida eu passei dentro de salas de aula, acho que eu precisaria de um psicologo para mudar esta preguiça de estudar.

    É uma das 3 profissoes que mais Admiro e nunca tive animo para estudar, mas já li vários livros e artigos sobre este assunto, como disse, as emoções humanas, por mais sombrias ou alegres, me despertam uma enorme curiosidade.

  11. Cowgirl

    13 de agosto de 2013 em 16:49

    Escolha sua área: Professor

    Apesar de ser uma profissão com grande importância e pequena consideração, tenho vontade de ser professora, é uma profissão tão gratificante, fica com contato de pessoas, acho muito legal ajudar e tals…

  12. Dominique Mattos

    13 de agosto de 2013 em 16:48

    Ótima matéria. Adoro Psicologia e suas vertentes, o ser humano apesar de ser algumas vezes meio descabeçados não deixam de serem interessantes. 😉 OSDKFDSÇLFKDSLÇKFLÇS

  13. Cowgirl

    13 de agosto de 2013 em 16:42

    Falam que eu tenho cara de psicologa, gosto de tentar ajudar, mas não consigo resolver as minhas coisas, como vou conseguir ajudar os outros?
    Ou os psicólogos conseguem resolver o problema das pessoas e não os próprios problemas? conhece gente assim…
    ~pensa~

  14. Ana Castro Abreu

    13 de agosto de 2013 em 16:40

    faz o escolha sua profissao: chef de cozinha (gastronomia) é o que eu quero seguir como profissão

  15. Polly

    13 de agosto de 2013 em 11:59

    Vlw Minilua, psicologia é uma das profissões que quero seguir. A outra é nutrição.
    Sugestão: Nutrição

  16. Gabriel Maximiano

    13 de agosto de 2013 em 01:42

    Pena que o Psicologo ainda não e tao valorizado…e sinceramente eu não estou fazendo Psicologia para trabalhar em RH

  17. Steven L R Folks

    13 de agosto de 2013 em 00:35

    Sugestão: Bioengenharia

  18. Lucas Silva

    12 de agosto de 2013 em 23:17

    Sugestão: Engenharia Petrolífera

  19. Luís Felipe

    12 de agosto de 2013 em 23:07

    “Ter uma boa relação com os professores e outros psicólogos é muito importante pois eles já estão no mercado e mais próximos de possíveis oportunidades de trabalho.”
    Algumas pessoas entendem isso como “babe o ovo dos outros q vc vai longe”.

  20. Luís Felipe

    12 de agosto de 2013 em 23:05

    Muito bom. Cheguei a pensar em escolher psico, mas depois desisti.
    Sugiro uma matéria sobre engenharia, de preferência sobre a civil.

  21. Super

    12 de agosto de 2013 em 22:44

    o que entendo de psicologia foi quando tinha minha psicologa, prestava atenção em seus métodos usados.. eu estudei ela e ela me estudou, e isso foi estranho..

  22. PATROCINADOR novato

    12 de agosto de 2013 em 22:32

    ESPERANDO PROFISSÃO SÁBIO:
    APESAR DE NÃO GANHAR NADA
    NÃO TER NADA, E VIVER NA FAVELA
    É GRATIFICANTE SER SÁBIO NA INTERNET
    E NO MINILUA.

    • Estudante

      12 de agosto de 2013 em 23:15

      Você deve ser novo aqui… na vida…
      .-.

  23. Bardock

    12 de agosto de 2013 em 22:25

    Psicólogas são dahoras, já os psicólogos não sei dizer.
    Sugestão: Traficante – zoa

  24. Super

    12 de agosto de 2013 em 22:17

    sujestão: arquitetura

    • Super

      12 de agosto de 2013 em 22:17

      **sugestão**

  25. Lucas Rodrigues

    12 de agosto de 2013 em 21:33

    Eu tô precisando de um psicólogo hehehe
    Sugestão: Engenharia ambiental.

  26. Trevor

    12 de agosto de 2013 em 20:57

    Poderia fazer sobre Perito em Cena do crime, mas foi boa essa sobre Psicologia

  27. Thamiris Gomides

    12 de agosto de 2013 em 19:49

    Nossa Obrigado Minilua por colocar Psicologia!É uma ótima área para trabalhar e fazer!Adoro Psicologia e recomendo a quem ainda não sabe que profissão ira escolher.Adorei a materia!

    • Pedro

      12 de agosto de 2013 em 23:27

      gata, vose acasalar?

  28. WAAAZAAAP

    12 de agosto de 2013 em 19:37

    Sugestão: Engenharia Genética

  29. Pedro

    12 de agosto de 2013 em 15:12

    muito bom.

    • Estudante

      12 de agosto de 2013 em 19:44

      Nosa cara que engrasado cara que legau cara muito irado ese comemtario cara
      .-. cara

      • Pedro

        12 de agosto de 2013 em 23:25

        vai dormir fera,so fala mer##

        • Estudante

          12 de agosto de 2013 em 23:36

          Tenho 21…e é isso…=/

  30. Mother of Dragons

    12 de agosto de 2013 em 15:00

    Concurso público é minha área!

  31. Joyce Ferreira Lopes

    12 de agosto de 2013 em 14:25

    Eu adorei a matéria… esclareceu bastante as ideias 😀

  32. eduardo (eduh)

    12 de agosto de 2013 em 14:13

    uma das minha opções *–* vlw minilua

  33. Wod Ifnr

    12 de agosto de 2013 em 12:23

    Sugestão: Ciência Da Computação

  34. Lenalee

    12 de agosto de 2013 em 12:08

    Sugestão: Química ^^

  35. João Paulo

    12 de agosto de 2013 em 12:02

    Escolha sua área:
    Filosofia!

    • George Prado

      12 de agosto de 2013 em 19:47

      Áreas de trabalho: Professor, gari e catador de papel.

      • Gabriele Gomes

        12 de agosto de 2013 em 20:14

        bom se ele escolher filosofia vai acabar com esse trabalho mesmo… emprego de professor tá ruim de achar

  36. Wagner

    12 de agosto de 2013 em 11:09

    Sugestão: Engenharia de Produção =)

  37. PATROCINADOR

    12 de agosto de 2013 em 10:49

    Escolha sua área:
    PASTOR OU PRESBÍTERO
    Igreja altamente rentável

    • Estudante

      12 de agosto de 2013 em 12:12

      [img]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/526458_376436222483283_755816831_n.jpg[/img]

  38. Um qualquer

    12 de agosto de 2013 em 10:34

    Sistemas de Informação ^^

    • PATROCINADOR novato

      12 de agosto de 2013 em 20:43

      É^^UMA^^ÁREA^^INTERESSANTE^^
      PODE^^CRER^^

50 Comentários
mais Posts
Topo