Minilua

A esperança de um mundo melhor

Quando vemos o jornal ou conversamos com as pessoas, muito se fala que o mundo está indo de mal a pior, porém as coisas não são bem assim e temos muitas melhorias para mostrar:

Guerras

A humanidade sempre viveu fazendo guerras e lutando entre si. Os avanços tecnológicos feitos no século passado nos deram armas de destruição em massa e as duas Guerras Mundiais levaram a vida de milhões de pessoas. Esse cenário aterrador parece revelar um futuro macabro, porém as coisas estão cada vez melhores.

Mesmo levando em conta as guerras no Afeganistão e Iraque, a humanidade nunca viveu um momento de tanta paz em sua história e os números de mortos causados por guerras é irrisório, se comparado a outras épocas. “O mundo parece um lugar mais violento do que realmente é. Isso ocorre, pois há muito mais informações sobre as guerras, mas poucas guerras.”

Menos preconceito

Pode ser que ainda haja muito preconceito em todos os cantos, seja com negros, gays ou qualquer outra minoria, porém as coisas estão muito melhores do que um dia já foram. Basta pensar um pouco.

Há pouco mais de um século atrás, a escravidão e a crença de que os negros eram inferiores fazia parte do cotidiano. Em alguns países, ser gay ou ter qualquer tipo de relação que não fosse homem com mulher era considerado crime e podia acabar levando gente para cadeia.

Há poucos anos atrás, qualquer pessoa diferente, com um cabelo de cor esquisita, com roupas rasgadas ou tatuada era vista com um preconceito gigante, mas isso também melhorou. Claro que o mundo ainda é preconceituoso e falho, contudo, estamos cada vez mais criando uma sociedade tolerante e, quem sabe um dia, o preconceito vire algo de minorias estúpidas.

Educação

Pode até parecer algo inesperado, mas a verdade é que nunca se leu tanto na história da humanidade! Apesar dos livros ficarem de lado com as novas tecnologias, as pessoas, cada vez mais, estão recebendo acesso à leitura.

Pesquisas feitas em solo americano revelaram que dobrou o número de leitores nos últimos 60 anos. Além disso, quase todos os países do globo possuem mais pessoas alfabetizados do que há uma década atrás, ou seja, cada vez mais humanos podem ler.

Pobreza enfraquecida

Ainda existe muita desigualdade e muitos problemas socioeconômicos no mundo, mas a verdade é que nunca houveram tantas pessoas bem de vida e com acesso ao básico.

De 1990 a 2012, metade do número de miseráveis do planeta simplesmente subiu de degrau, tendo acesso as coisas que nunca tiveram antes, como saúde, alimentação e trabalho.

Tudo isso ocorreu pois muitos países, antes fechados ao comércio internacional, abriram suas portas, criando espaço para seu crescimento e de toda a população. O capitalismo pode ter seus problemas, mas quando bem usado pode ser uma grande solução.

Esperamos que, em 2014, esses números continuem a melhorar e que a humanidade só ande para frente.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/