Esta ilusão de óptica vai bugar o seu cérebro

O jornalista da BBC, Marc Blank, causou um alvoroço na internet no início deste mês ao postar no twitter um vídeo sobre os trilhos de trem do brinquedo do seu filho. No vídeo, pode-se ver que as duas peças que compõem a pista são do mesmo tamanho quando colocadas uma em cima da outra. No entanto, quando as peças são colocadas uma abaixo da outra uma delas parece visivelmente maior.

Mas o que exatamente está acontecendo?

Esta ilusão de óptica é conhecida como a “ilusão Jastrow”. Descoberta pelo psicólogo Joseph Jastrow em 1889, este truque consiste na ilusão da percepção de que a figura que está mais abaixo possui tamanho maior, quando na realidade as duas peças tem o mesmo tamanho.

Nas palavras de Jastrow: “Ao julgar áreas, não podemos deixar de ter em conta os comprimentos das linhas pelas quais as áreas são limitadas, um contraste nos comprimentos destes é transportado para a comparação das áreas.”
Então, o que acontece na verdade, é que essencialmente estamos medindo o arco superior da peça que está em baixo contra o arco inferior da peça que está em cima. Em nossas mentes, fazemos um julgamento sobre a dimensão simplesmente comparando o comprimento de um arco com o outro.

800px-Jastrow_illusion.svg

Obviamente, em figuras como as do vídeo, o arco superior (em ambas as partes) será sempre maior do que o inferior. Se essas peças fossem colocadas de forma que suas bordas não estivessem alinhadas, nossa mente não iria fazer comparações entre os arcos e, portanto, iriamos perceber que as figuras são realmente do mesmo tamanho.

333px-Jastrow_illusion_revealed.svg

  1. Cyrax loops (Mortal Kombat Outworld)

    30 de abril de 2016 em 09:14

    Serio isso? É CLARO q o barato não vai ficar certinho ali se trata de um material curvado. Não estranhei nada nisso aew.

1 comentário
Topo