Minilua

Estatísticas para lá de surpreendentes

Abra uma revista ou veja uma reportagem na TV e certamente vai acabar dando de cara com alguma estatística no meio das informações. Muitas coisas importantes da nossa vida são estudadas levando em conta essa forma de observação e algumas vezes as estatísticas são surpreendentes:

Anorexia masculina

É muito comum ouvirmos histórias de mulheres com problemas de anorexia. Não é incomum que essas mesmas pessoas acabem morrendo devido à falta de alimentação, em uma busca doentia pelo corpo perfeito. Contudo, esse mesmo problema parece não ser algo que afete os homens, mas é aí que existe uma praga escondida.

De todas as pessoas que sofrem com anorexia e bulimia, 15% são homens, porém eles não buscam tratamento por acreditar que serão considerados gays, afinal essas doenças que envolvem má alimentação em busca de um corpo perfeito são consideradas “coisas de mulher”.

Cobras não tão perigosas

Obvio que ser mordido por uma cobra não é nada saudável, mas aqui no Brasil nós temos mais sorte. No continente Africano e no Asiático, em média 50 mil pessoas morrem anualmente devido a problemas com cobras. Além desses lugares terem menos apoio médico, existem várias cobras altamente venenosas por lá.

Já aqui no Brasil, segundo dados do Ministérios da Saúde, 20 mil pessoas são picadas por ano, mas apenas 90 morrem, ou seja, ser picado por uma cobra não é tão mortal quando costuma-se acreditar, pelo menos em terras Tupiniquins.

Acidentes de avião

Milhões de pessoas deixam de aproveitar viagens a lugares distantes por terem medo de avião. Esse medo vem da crença que, apesar de serem raros, os acidentes em aviões são sempre fatais. Mas a verdade é totalmente oposta a essa crença.

Um estudo feito nos EUA contabilizou todos os acidentes entre 1983 e 2000, chegando ao número de 568 ocorrências. No total, foram envolvidas 53.487 pessoas nesses acidentes e pasmem: 51.207 sobreviveram! Ou seja, quase 96% das pessoas envolvidas nos acidentes ficaram bem, provando que os acidentes de avião, além de serem raros, não costumam serem fatais.

Homofobia ou paixão enrustida?

A homofobia é algo que existe em todos os cantos do mundo. Porém alguns países são a favor desse tipo de preconceito, tendo leis que punem homossexuais, até mesmo com a pena de morte.

O mais estranho é que esses mesmo países, como Uganda, Paquistão e outros, são os locais onde existem mais buscas no Google por pornografia homossexual, ou seja, oódio parece mais amor enrustido mesmo.