Estranhos e originais Instrumentos musicais

Podemos garantir que você provavelmente nunca usou (ou sequer ouviu falar), nestes instrumentos musicais listados abaixo.
Confira:




Balalaika

A balalaika é um instrumento musical típico russo de três cordas dedilhadas, de sessenta centímetros (balalaika prima) a um metro e setenta (balalaika baixo) de comprimento, com um corpo triangular (nos séculos XVIII e XIX também oval) levemente curvado e feito de madeira. A balalaika é um dos instrumentos (ao lado do garmon, e, em menor extensão, a jaleica) que são símbolos da música russa.

A família da balalaika inclui cinco instrumentos, do mais agudo ao mais grave: a balalaika piccolo (muito rara), a prima balalaika, segunda balalaika, balalaika alto, balalaika baixo e balalaika contrabaixo. A balalaika prima é tocada com os dedos, a segunda e a alto com o dedo ou palheta, dependendo da música a ser tocada, enquanto as balalaikas baixo e contrabaixo (que possuem uma extensão que serve de apoio no chão) são sempre tocadas com uma palheta de couro.




American Fotoplayer

a-Fotoplayer-Piano-and-Side

American Fotoplayer foi desenvolvido pela American Fotoplayer Company em 1912. Este instrumento musical é semelhante a um piano, foi especialmente desenvolvido para fornecer efeitos sonoros para filmes mudos durante o início do século 19.




Stylophone

Slide2321

Stylophone é um instrumento musical inventado por Brian Jarvis em 1967. Conhecido por ser tocado com uma pequena caneta stylus, o instrumento é uma espécie de um sintetizador monofônico portátil.




Guitarra Pikasso

Slide2222

Projetado por Christopher, a guitarra Pikasso é um instrumento cujo nome foi derivado de sua semelhança com a aparência das obras cubistas do renomado artista Pablo Picasso. Este instrumento é basicamente uma guitarra harpa que tem quatro pescoços, dois furos de som e 42 cordas.




Theremin ou Aetherphone

Slide2123

O theremin é um instrumento musical eletrônico de primeira geração. Ele produz música sem contacto com o artista. Seu nome é devido do inventor russo Léon Theremin que o patenteou em 1928 nos Estados Unidos. Tinha originalmente os nomes de Termenvox ou Aetherphone.




Cimbalom

Cimbalom

Popularizado na Hungria, Cimbalom apresenta uma grande caixa trapezoidal com cordas de metal que se estendem pelo seu topo.




Harmónica de vidro

RECITAL-DE-HARMONICA-EM-VIDRO-NO-CCB

Harmônica de vidro ou ainda Glass harmonica (nos EUA) é um instrumento musical, mais precisamente um idiofone friccionado.

A harmónica de vidro é constituída por um conjunto de taças de vidro semi-esféricas, de vários tamanhos, parcialmente inseridas uma dentro da outra por ordem de tamanho, de modo a fazer uma escaladiatónica. Essas taças estão montadas num eixo que atravessa o centro dessas mesmas taças, e encontram-se semi-imersas num recipiente com água. Um sistema de pedal aciona o eixo de modo a que as taças girem no eixo. O instrumento é tocado friccionando os dedos em cada uma das taças umedecidas, uma para cada nota.




Crwth

Slide1821

A Crwth é um instrumento musical de cordas antigo que às vezes é chamado de “Crowd”. Acreditasse que este instrumento musical tenha sido desenvolvido no País de Gales no século 11.




Ondes Martenot

Ondes_martenot

As Ondas Martenot, ondium Martenot ou ondas musicais são um instrumento musical eletrônico com teclado, criado em 1928 por Maurice Martenot. Trata-se de um dos instrumentos musicais electrónicos iniciais, e era originalmente muito semelhante ao teremim. Produz um som ondulante com válvulas termiónicas de frequência oscilatória.




Jews harp

Jew's_harp

É um dos instrumentos musicais mais antigos do mundo. Arqueólogos encontraram, em um sítio arqueológico ao oeste da Ásia instrumentos que seriam datados do século IV.

O instrumento consiste de uma língua flexível de metal ou bambu ligada a estrutura. Esta língua é posta a boca do músico e dedilhada com os dedos para produzir uma nota. O instrumento é conhecido por inúmeras culturas diferentes por no mínimo quarenta nomes diferentes. A Jews Harp é associada a magia e é um instrumento comum em rituais xamânicos.




Wheelharp

w2

O wheelharp é conhecido por produzir sons de muitos instrumentos de cordas de uma única vez. É basicamente um teclado que controla 61 cordas inclinadas, permitindo um único músico tocar como uma orquestra real.




Hardingfele

5-strengs-hardingfele-fraside

Também conhecido como violino hardanger, hardingfele é um tipo de violino que tem o dobro de cordas que um violino normal e teve origem na Noruega.




Singing Ringing Tree

Slide1321

Desenhado por Mike Tonkin e Anna Liu, o Singing Ringing Tree é um instrumento musical feito de tubos de aço de vários comprimentos e orientações.




Gameleste

maxresdefault

Um instrumento personalizado feito especialmente para Bjork, gameleste é uma enorme harpa pendular que emite sons de acordo com a força da gravidade.




Sharpsichord

Slide1125

Este instrumento musical é uma caixa de música movida a energia solar. É basicamente um cilindro perfurado que contém 11.520 furos que um músico usa para criar melodias.




Hydraulophone

Slide921

Este instrumento musical é um órgão alimentado por água. Ela começa a produzir o som quando o músico interrompe um ou mais dos jatos de água, forçando a água através de um tubo calibrado.




Cajón

Slide821

O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde osescravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas para tocarem seus ritmos. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como “Patrimônio Cultural da Nação”.




Lur

Slide722

Lur é um instrumento de sopro de madeira Viking que foi produzido durante a Idade Média.




Friction Harp

Slide622

Levantando-se a popularidade durante a década de 1920, esta harpa é tocada, esfregando-o com um par de luvas a fim de criar atritos.




Nyckelharpa

Marco_Ambrosini_playing_the_Nyckelharpa_www_ambrosini_de

A nyckelharpa é um instrumento de corda friccionada, equipado com teclas e cordas de ressonância (cordas simpáticas) que lhe conferem uma sonoridade característica. O seu nome, de origem sueca, significa “cordofone de teclas”. Há registo, desde a Idade Média Tardia, de exemplos iconográficos e descrições deste instrumento no eixo norte-sul constituído pelos seguintes países: Suécia, Alemanha e Itália. Desde o período barroco até aos dias de hoje a nyckelharpa tem sido tocada na região sueca de Uppland como instrumento de tradição folclórica.




Zeusaphone

Slide322

Este instrumento chocante produz música através de bobinas de Tesla. é uma homenagem ao deus grego Zeus.




Didjeridu

Slide1106

É um instrumento de sopro dos aborígenes australianos. É um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som no didjeridu é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.

O didjeridu é um instrumento muito antigo. Estudos arqueológicos baseados empinturas rupestres sugerem que o povo aborígene da região de Kakadu já utilizava o didjeridu há cerca de 1.500 anos.

  1. Bruno Rodrigues

    17 de agosto de 2015 em 16:59

    ZEUSAPHONE está mais pra uma caixa de som do que pra um instrumento

  2. Whiter Modan

    13 de agosto de 2015 em 06:36

    Faltou o handpan, meu preferido!

  3. Wayne Griffin

    12 de agosto de 2015 em 14:08

    Incrível matéria!
    Faltou só o waterphone.

  4. Wyvern Björk

    10 de agosto de 2015 em 21:35

    Esse post já valeu apenas pela citação do instrumento feito para minha diva Bjork

  5. Blue

    10 de agosto de 2015 em 19:41

    Muito interessante, gostei do post, cheio de informações e conteúdo, com vídeos dos instrumentos 😀
    Balalaika já conhecia, mas nunca tinha visto um solo de balalaika, é um instrumento musical russo clássico.
    Adorei o American Fotoplayer, é divertido 😀
    Crwth é muito interessante, gostei do som, o nome é estranho, mas o som é muito bom.
    O Jew’s Harp tem um som diferente, muito diferente, mas é legal, e tem história.
    O cajón é até meio conhecido, a simplicidade impressiona, é basicamente uma caixa com um buraco, é versátil, e muito utilizado no flamenco.

  6. Gustavo Oliveira de Sena

    10 de agosto de 2015 em 19:33

    Faltou o Tony da Gatorra na lista.

  7. Leucothea a Ninfa

    10 de agosto de 2015 em 14:05

    Caraca, quanto instrumento foda! Música é vida, imagina só, quanto som doido que existe por aí e a gente nem imagina 🙂
    Sensacional, mais posts como esse por favor! 😀

  8. André Silva

    9 de agosto de 2015 em 23:59

    BIZARROS!
    E pois é pessoal, depois de meses e mais meses, reclamações e mais reclamações, Adriano Saadeh cof, cof nuvem cof, cof…acaba com o MDS. Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou, o sonho de ter um belíssimo mousepad ultra mega power do minilua ficou mais longe.

    • Lucas Rodrigues

      10 de agosto de 2015 em 09:43

      Duvido. Esse pequeno hiato, teorizo eu, deve ter sido por conta da falta de comentários muito likados. Só por que ele não postou uma edição ontem, não significa que acabou. Mas ainda mantenho minha opinião de que sim, deve acabar. Já deu.

      • André Silva

        10 de agosto de 2015 em 09:55

        Mas já fazia meses que ele não postava em outro dia, e mesmo quando tinham comentarios com poucos likes ele postava, ate com 3, além disso o pessoal vinha colocando muita pressão nele esses tempos pra acabar. Enfim, se não postar hoje, é porque acabou.

        • André Silva

          11 de agosto de 2015 em 05:36

          Não falei? Acabou!

    • Mutley

      10 de agosto de 2015 em 08:56

      Acho que não hein ? , não é a primeira vez que ele se esquece de postar no Domingo.

    • Dark

      10 de agosto de 2015 em 01:16

      Aff, o saadeh acabou com o mds? As nuvens enlouqueceram ele?

      • André Silva

        10 de agosto de 2015 em 01:39

        Só pode. Não tá confirmado, mas ele não postou nesse domingo o MDS, então deve ter acabado mesmo, afrouxou depois das reclamações.

        • [email protected]

          10 de agosto de 2015 em 03:26

          cara vc é chato todo dia ou só de Segunda ?!

          • André Silva

            10 de agosto de 2015 em 03:35

            Olha a hora que o cara vem falar merda pra mim, já é quase 4h da madrugada mano, vai dormir. Repasso a pergunta pra você.

  9. Daniel Champoski

    9 de agosto de 2015 em 23:43

    Gostei muito do Crwth (apesar de ter pensado “como diabos se lê isso?”). Gostei tabém da Jews Harp. O Teremin já conhecia, e o cajón até estranhei estar aí, pois conheço várias pessoas que tem um. Com certeza os mais impactantes visualmente são o Zeusaphone, e a Balalaika do tamanho do dia inteiro na primeira imagem. Excelente post.

  10. Neko-san

    9 de agosto de 2015 em 23:23

    Ficou muito bom esse post, realmente tem instrimentos incríveis, alguns ja tinha até ouvido mais nem tinha idéia que ele era assim kkkkk.
    Mas que engenhoca esse da imagem 2, muito bem feito, considerando que era do século 19 o.0

  11. [email protected]

    9 de agosto de 2015 em 22:52

    Balalaika pra mim é uma bebida muito ruim kkk…
    ah , e interessante esse Singing Ringing..

    • Luciano Lobato

      10 de agosto de 2015 em 00:34

      Boatos que na Russia balalaika sai das torneiras

    • Neko-san

      9 de agosto de 2015 em 23:56

      Kkkkkk grande vodka de 5 reais o litro.
      Aquilo la é o corote dos russos.

  12. Frank the Rabbit

    9 de agosto de 2015 em 22:23

    Muito legal essa matéria, eu jáa conhecia o Theremin(inclusive ando pensando em comprar um) e o Crwth; e já tinha lido os nomes do Cajón e do Lur em alguns lugares. Alguns desses instrumentos são bem interessantes, principalmente a Jew’s Harp, Gameleste e a Harmônica de Vidro.
    Mais cedo reclameo da qualidade baixa dos posts do Minilua atualmente, mas depois desse, acho que retiro o que disse… Por hoje.

    • Luciano Lobato

      9 de agosto de 2015 em 22:34

      [img]https://lh3.googleusercontent.com/-QrZ7lc_pSQw/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAABo/DLWmsPPY78k/photo.jpg[/img]

23 Comentários
mais Posts
Topo