Minilua

Estresse pode encolher o seu cérebro?

Depois desse título já posso até imaginar que as loiras são as pessoas que mais se estressam! Será?

Brincadeiras à parte… Afinal, segundo um estudo da Universidade de Tóquio, o título diz toda a verdade e o estresse pode sim encolher o córtex orbito-frontal, que é a região do cérebro responsável pelas emoções e tomadas de decisões.

Esse estudo pode ser comprovado ao analisar 42 sobreviventes do tsunami, “causado por um terremoto de magnitude 9”. Muitas dessas pessoas apresentaram transtorno de estresse pós-traumático, que é uma depressão oriunda de uma vivência traumatizante.

Os 42 sobreviventes foram escolhidos porque já tinham tomografias realizadas antes da tsunami e se propuseram a realizar novos exames após o evento traumático. 

Os resultados comprovaram que aqueles que desenvolveram estresse pós-traumático apresentaram uma diminuição do córtex orbito-frontal.

“O que causou estresse nesses pacientes não foi apenas o terremoto, mas também os posteriores tremores frequentes, o tsunami, o vazamento radioativo, entre outras razões”, confirma Sekiguchi, um dos responsáveis pelo estudo.

Sendo assim, fica claro a influência do estresse nessa possível diminuição do cérebro. Evite situações estressantes, é claro que ninguém está livre de acidentes, mas busque uma melhor qualidade de vida. E nunca, nunca mesmo, deixe uma loira estressada, o resultado pode trazer um grande sofrimento para você!

 

Não deixe curtir a matéria!

Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)

 

.